Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Treino a alguns anos porém nunca fiz uma periodização de treino, sempre vou alternando de acordo com o que acho necessário, mas nunca é algo programado.

Acontece que venho seguindo um treino híbrido desde o início do ano, com boas progressões de carga, e bons resultados no quesito hipertrofia, porém acredito que minhas pernas estão um pouco sobrecarregadas, recentemente comecei a sentir algumas dores no joelho em momentos aleatórios do dia, não chega nem a incomodar, mas eu sinto que tem algo errado, e normalmente quando acontece eu dou uma alongada e logo passa, acontece que juntamente a essas dores, não estou mais conseguindo progredir as cargas nos membros inferiores, em especial no agachamento.

Pensando apenas nos membros inferiores, eu julgaria sim ser o momento de um deload, porém, eu sigo progredimento muito bem nos superiores em geral.

Ai que vem minha dúvida, vale a pena encaixar um deload agora, ou devo esperar sentir sintomas de sobrecarga relacionados aos membros superiores e já fazer um deload focado na recuperação completa de uma vez?

Obrigado.

Publicidade

Postado

Depende da intensidade do seu treino. Se for muito intenso, dá pra fazer um deload de uma semana a cada ~2 meses.

Normalmente basta vc fazer um deload quando chegar a um platô. Ou já incorporar o deload com a alteração da sua série (é bom mudar tanto os exercicios como o rep range com certa frequencia; pode ser 3~4 meses). Aí já vai acostumando o corpo com os novos exercícios usando pesos menores.

Postado

Mano não sei se foi oq vc dizer dizer com "progressões de carga" com o peso(kgs) em si, mas cuidado ao fazer isso pois vc pode ir progredindo até chegar o ponto que suas articulações irão reclamar. Eu já fiz isso e não é o ideal. o ideal seria vc fazer realmente um deload, treinar mais cadeira extensora e flexora etc.. por 1 ou 2 semanas e depois ir progredindo as séries ao longo do mês e não a carga! Eu faço por exemplo 1° semana 10 series, 2° 15 series, 3° 20 séries, 4° 30 séries, 5° deload. agora se quer aumentar a força faça umas 2-3 semana focando nisso e volte ao treino de hipertrofia!

Postado

Não precisa complicar. Mantenha o treinamento simples. Se o problema está em sobrecarga articular de joelho e em platô no agachamento, faz deload só no treino de membros inferiores e bola pra frente.

Postado

Seguinte, quando trabalhando com bastante carga nas series, realmente é bom fazer deload de vez em quando, dependendo da intensidade 1 semana a cada 3.

Se você estiver agachando muito em com muita frequencia, vc precisa fazer volume compensatorio no posterior de coxa, isoquitibiais.
Ai você pode usar flexão de joelho(maquina/cabo/elastico), flexão nordica

Se vcê está usando o exato mesmo movimento de agachamento com muita frequencia pode gerar lesões de esforço repetitivo.
Varie tipos de agachamento e espace mais o agachamento pesado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...