Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Opa amigos, podem me ajudar a olhar meus exames? Fiz uma bateria com pouca coisa e aqui vai:

SHBG - 20,8 nmol/L

Testo Livre - 19,86 ng/dL

Prolactina - 2,01 ng/mL

LH - 3,49 mUI/mL

FSH - 1,55 mUI/mL

Testo Total - 310.02 ng/dL

Restante dos exames de rotina normais.

Minha queixa é em relação a libido e a ereção que não é lá essas coisas, no meio do vai e vem ela da uma afrouxada que não dava antes.

Nunca usei nada, a não ser venlafaxina que já larguei a alguns meses

FSH parece estar no limite inferior de referencia

Editado por Gustaovvv

Publicidade

Postado

Pelos exames apresentados não há nada errado.

Faltou E2 e DHT.

FSH é responsável pela fertilidade.

Libido é multifatorial e uma das causas pode ser psicológica. E esse problema começou antes ou depois de largar o antidepressivo?

E ereção tem um forte componente físico, a qualidade vai cair se você for sedentário.

Postado
19 minutos atrás, Gustaovvv disse:

Começou depois de largar, e não sou sedentário, vou pra academia pelo menos 4x na semana

Então o problema pode estar relacionado ao antidepressivo. Não sei qual é exatamente sua história com ele, mas é uma classe de remédios que as vezes pode-se demorar anos para dosar corretamente e/ou encontrar a substancia que melhor se adapta ao seu problema.

Postado
3 horas atrás, Gustaovvv disse:

a não ser venlafaxina que já larguei a alguns meses

Se fosse durante o uso não duvidaria que seria a causa, a maioria dos antidepressivos tem algum efeito que incide na função sexual...esse que tu usou não costuma trazer muitos problemas dependendo da dosagem terapêutica, ele é mais recente (provavelmente seja de terceira geração). Quanto ao FSH, se estivesse muito alto geralmente é sinal de que algo não vai bem...tem casos onde o FSH está no topo da referência, o LH mais baixo e o cara está entrando em processo de falência testicular. A função principal desse hormônio (FSH) é estimular a espermatogenese nos homens, através do estimulo da célula de sertoli.     

Em geral o que a maioria dos antidepressivos faz é aumentar a prolactina (não é teu caso) e dependendo do quão exagerado seja esse aumento, pode haver diminuição de gonadotrofinas (LH e FSH) e levar a um quadro de baixos níveis de testosterona, que novamente, não é o teu caso. Tu usou alguma medicação/suplemento/multivitamínico antes do exame? Pergunto isso porque tem medicações como corticosteróides orais e até algo simples como a biotina (B7) que podem interferir no método usado pelo laboratório, gerando um resultado bizarramente deturpado (para melhor, ou para pior) e falso. Uma pergunta, tua prolactina sempre foi baixa assim? Eu não costumo ver esse tipo de valor nos exames de quem posta, nem nos meus... Só vejo isso quando o cara usa cabergolina/bromocriptina ou o eixo HPT dele é todo desregulado. Não é ruim estar baixa (melhor do que PRL alta), mas achei curioso estar em míseros 2 nanogramas por mililitro.

Se tu estivesse com a testosterona jogada no chão, eu te diria que tu poderia tentar o uso de clomifeno, faz não faz sentido tu estimular o teu eixo HPT sendo que aparentemente ele se contra perfeitamente intacto e ainda te encher de efeitos colaterais (disturbios visuais, mudanças de humor, etc). Se puder, repete os exames em outro laboratório e inclui DHT e estradiol.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...