Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
15 minutos atrás, Fox disse:

Então, existe esse mito que agacho "pega tudo". Mas ele é um exercício que trabalha quadríceps e glúteos. Posteriores apenas antagonizam o movimento e pantu nem aparece na brincadeira rsrs

Eu acho chato treinar pantu, sinceramente... mas eu sei o caminho pra desenvolvê-las, e como disse, percebo ótimos resultados com alto volume e paulada braba.

Vi a galera comentando sobre ter perdido gordura nessa região, mas acho pouco provável, a pantu é uma dobra extremamente magra. Tanto que usamos ela para avaliar perda de massa magra no idoso. Ali tem pouquíssima gordura.

Fox, se puder dar uma analisada aí agradeço...

Publicidade

Postado (editado)
2 horas atrás, Fox disse:

Vi a galera comentando sobre ter perdido gordura nessa região, mas acho pouco provável, a pantu é uma dobra extremamente magra. Tanto que usamos ela para avaliar perda de massa magra no idoso. Ali tem pouquíssima gordura.

Mas pantu não acumula gordura entre os músculos? Sempre reparei que todo gordo tem panturrilha grande e duvido que seja hipertrofia por corrida/caminhada.

Editado por Pimpolhoman
Postado
37 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Mas pantu não acumula gordura entre os músculos? Sempre reparei que todo gordo tem panturrilha grande e duvido que seja hipertrofia por corrida/caminhada.

O pior que acho que é, cara. Eles passam anos andando com sobrecarga nas panturrilhas. Claro que alguma gordura eles vão acumular a mais ali, mas desenvolvem os músculos sim.

Postado (editado)
11 minutos atrás, Alex_83 disse:

O pior que acho que é, cara. Eles passam anos andando com sobrecarga nas panturrilhas. Claro que alguma gordura eles vão acumular a mais ali, mas desenvolvem os músculos sim.

Eu tb achava que era, mas questionei professores e eles me falaram que "metade é graxa". Desde então comecei a reparar tb que gordo quando emagrece perde panturrilha. Acho que esse cara aqui não é o primeiro que relata isso no fórum

E se for parar pra pensar bem, não faz sentido que caminhada e corrida por si só justifique as panturrilhas grossas. Se fosse só isso era fácil de resolver as pantus da galera

Editado por Pimpolhoman
Postado
4 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Eu tb achava que era, mas questionei professores e eles me falaram que "metade é graxa". Desde então comecei a reparar tb que gordo quando emagrece perde panturrilha. Acho que esse cara aqui não é o primeiro que relata isso no fórum

E se for parar pra pensar bem, não faz sentido que caminhada e corrida por si só justifique as panturrilhas grossas. Se fosse só isso era fácil de resolver as pantus da galera

Sei lá velho, eu tenho um amigo que foi obeso (140kg, com 1,77m) e hoje pesa menos de 80kg. As panturrilhas dele, mesmo emagrecido, devem ter 40-43cm e são umas rochas! E ele não treina.

Postado (editado)
1 hora atrás, Pimpolhoman disse:

Acumula sim, mas não é o lugar "prioritário", entende?

Onde costumamos acumular mais fácil? Abdominal, supra-ilíaca, axilar, subescapular.... depois vem medidas mais magras como tríceps, bíceps e panturrilhas. Se essas dobras estão alteradas é porque a coisa tá feia. A questão é que o obeso é um caso a parte, porque o excesso de tecido adiposo é tão grande que ele acaba tendo todas as partes do corpo com excesso de gordura. Porém, em uma pessoa normal o acúmulo e gordura nessas dobras consideradas magras é muito baixo, por isso disse que não fazia sentido perder 2cm de pantu por reduzir gordura.

Pensa nessa sequência:

Quando a pessoa começa a engordar, o que altera primeiro?

Dobra abdominal, supra-íliaca > axilar, subescapular, peitoral > tricipital, bicipital e panturrilha (essas só ficam alteradas se a pessoa apresenta obesidade)

Quando você começa a perder gordura, quais são as últimas gorduras a sair? O que fica magro primeiro?

Tricipital, bicipital e panturrilha (ficam com poucos mm mais rápido) > axilar, subescapular, peitoral > dobra abdominal, supra-íliaca (últimas gorduras a sair, porque é local prioritário de acúmulo de gordura).

Quer um exemplo? Atendi hoje um rapaz que está levemente sobrepeso, a dobra abdominal dele está 30mm (muito alterada). A dobra tricipital está 10mm (não está ruim). Pra ele deixar essa dobra tricipital com 20mm vai ter que engordar MUITO. A pantu segue a mesma lógica.

Pode ter algum nível de variação de acordo com a genética do indivíduo, mas via de regra é que assim que se dispõe a sequência de acúmulo e perda de gordura.

Editado por Fox
Postado

Você pode melhorar suas panturrilhas treinando elas mas se nasceu com genética ruim pra panturrilhas, esquece. Só olhar as panturrilhas do Iain Valliere (spoiler). O Dexter Jackson e Flex Wheeler inclusive, são acusados de usar implantes em alguns anos no palco do Olímpia. 

Spoiler

Open Image - Wings of Strength

Tem gente que foi abençoada. Tem um coroa que faz caminhada em uma praça em frente a academia que eu treino que deve ter uns 60 anos, cabeça branca, baixinho, gordinho, e as panturrilhas dele são tão grandes que quase batem umas nas outras. 

Postado (editado)
11 horas atrás, Fox disse:

Acumula sim, mas não é o lugar "prioritário", entende?

Eu não perguntei de dobra ou de subcutâneo. Eu já tinha lido você falar que a dobra da panturrilha é magra e até citei isso. Mas obrigado por explicar de novo... Só que o que eu perguntei foi sobre acúmulo de gordura entre os músculos (ou intra-muscular, para usar outro termo).

Editado por Pimpolhoman

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...