Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Esteticamente, possivelmente os resultados serão semelhantes.

A longo prazo e pensando em tudo que envolve a saúde (insulina, microbiota, micronutrientes, etc...), naum acho que vale a pena ficar comendo coisas processadas todo dia. Se tiver com vontade e comer de vez em quando, tranquilo, mas usar como desculpa pra comer todo dia, sem dúvidas naum é a melhor estratégia a longo prazo.

Publicidade

Postado

Acredito que a importância de manobrar essa tipo de estratégia (ingerir alimentos sujos em vez de alimentos limpos) seja, talvez, evitar uma possível compulsão alimentar no futuro, colocando todos os ganhos em risco, por causa de uma dieta muito restrita. Ninguém aqui do fórum come 100% limpo, rara exceções, todos temos desejos, então por que não encaixar uma besteirinha na dieta? Ela vai continuar limpa analisando o contexto.

Eu, por exemplo, se privar o pão ou algum biscoito da minha dieta, tenho certeza que depois de 2 semanas, vou ter uma compulsão, então encaixo encaixo o pão no café da manhã e algum biscoito no pós-treino. 

Postado

se comer snickers e kit kat vai gerar maus habitos, são muito palatáveis. alimentos assim não se come 1 só (a não ser com auto controle absurdo). pra uma dieta estruturada funcionar, tem que haver comida de verdade, incluindo proteinas, saladas, frutas, carboidratos com moderação dentro do planejamento, água/café/refri zero e pesar tudo na balança para saber as quantidades.

se quiser comer porcarias, deixa pros cheating days/cheating meals.

Postado (editado)

Se os macros forem os mesmos, o alimento não importa?

Importa, para a maioria dos casos, no entanto, se a pessoa é jovem, busca sair do vale das sombras pra comer algo mais regrado, é uma ótima iniciativa.

Aliás, ao planejar os macros, uma formidável foice consegue ser imposta, pois, digamos que o colega siga um cutt daqueles padrão 2/1/2 de proteína/gorduras/carbos por kg de peso ideal. Esse perfil de macros acaba por deixar a vida difícil daquele que queira encaixar alimentos hiperpalatáveis, pois a fórmula que os fabricantes costumam utilizar pra obter o efeito "impossível comer um só" combina açúcar, sódio, gordura trans e baixa proteína. Daí, chega o final do dia, tá lá o cidadão, se batendo no aplicativo, procurando no armário whey isolado, porque os macros não estão fechando devido à(s) coxinha(s) de frango com catupiry e o(s) donnuts(s). Deu até vontade agora.

Por outro lado, se a pessoa está com a saúde comprometida, o buraco é mais embaixo.

Pra exemplificar que não basta monitorar só os macros pra quem está com problema de saúde, hoje eu fui no cronometer escovar meu cardápio pra ver o que estava faltando ou sobrando e saiu isso aqui.

Se eu não vacilar nesse domingo, é para que eu cumpra 210 g de proteína, 122 de gorduras totais e 58 de net carbs. Nisso aí estão programados quase um quilograma de salada, ovos, carne vermelha, peito de frango, queijo, iogurte e abacate.

image.png

No quadro de vitaminas, quase todas foram batidas. O que não foi, basta um mísero comprimido da Growth. A treta que eu preciso monitorar é se vai continuar tendo esse superávit de B3, pois caracteriza um negócio chamado de hipervitaminose B3.

Minerais? Todos batidos. Mas eu precisei dessa porrada de salada pra garantir.

ômega-6/ômega-3 < 5: fodeu... precisarei suplementar com óleo de peixe pra baixar. Com o suplemento baixa pra 2,5 e fica na santa paz.

--//--

Enfim, tá "de boa", como dizem nos dias atuais, ou seja, é novo(a) precisa baixar o BF alguns percentuais, nem precisa esquentar tanto a cuca com outras coisas além dos macros. No máximo pense na regra de Paretto: 80% de bons alimentos e os 20% restantes não importa. Tem esse artigo no blog sobre isso. Eles não mencionam o princípio de Pareto, mas o que eles descrevem quando falam dos 80% é isso.

Editado por Vecchio
Postado

Claro que importa, quem diz que não é porque só tem conhecimentos básicos e superficiais sobre nutrição e fisiologia. Veja bem, fazer DIETA é diferente de fazer NUTRIÇÃO. Qualquer um pesquisa "como montar uma dieta" e já consegue calcular macros e calorias, mas isso não é nutrição, é só uma calculoterapia.

Para quem acha que 1 kcal é só 1 kcal e não importa de qual alimento venha, recomendo estudar nutrição funcional: Keap1 e NRF2, PPARs, metilações de DNA, modificações em histonas, estresse oxidativo e overtraining, inflamação subclínica, TLR4, TNF-alfa, etc. Quem não estiver familiarizado com esses termos é porque só sabe a superfície das reações metabólicas. Não é obrigação de um não-profissional saber essas coisas, mas admitir que só sabe o básico de um assunto é mais humilde do que dizer que "é tudo a mesma coisa" por pura ignorância... aliás, muitos profissionais nunca nem ouviram falar esses termos rsrs

1 caloria é apenas 1 caloria? Não.

Só importa macros? Não, nem para estética, nem para performance (que por consequência leva a maior estética), nem para saúde.

Resultados duradouros = longo-prazo. Óbvio que dá para comer mc donalds e emagrecer (uma vez um personal já fez esse experimento e quem sabe o básico de termodinâmica entende que isso não é nada fora do normal). Todo mundo sabe disso e qualquer calculadora faz isso pra você... mas eu faço uma analogia: você pode ter um carro de luxo e botar gasolina barata nele, ele pode até andar normalmente durante um tempo, mas o motor vai sofrer desgaste e parar em algum momento. A mesma coisa acontece com suas células. Botar qualquer lixo faz a célula ter energia para trabalhar? Sim.. mas por quanto tempo? Se a célula der pane não vai atrapalhar seus resultados estéticos? Se a sua performance for ruim, não atrapalha os resultados estéticos? Se a sua longevidade mitocondrial, ribossomal, genética e etc. for comprometida e acelerar o envelhecimento celular, isso não atrapalha os resultados estéticos?

Agora eu pergunto: você quer ter um corpo atlético só para o próximo verão ou quer ter para a vida toda? Fica a reflexão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...