Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Pessoal, bom dia.

Há 20 dias atrás me pesei e estava com 190kg, foi um choque. Eu tinha acabado de retornar do médico após exames.

Fiz hemograma, exames de imagem do coração, abdômen e etc. 

Tudo ok, nem gordura no fígado eu tinha, meu médico disse que tinha 100% de ctz que eu teria e ficou surpreso. Apenas duas coisas deram "alteradas", acido úrico estava no limiar superior e a testosterona estava baixa (aprox. 225 ng/dl), porém o endócrino disse pra eu não me preocupar pois com pouco emagrecimento eu já notaria a diferença nesses dois indicadores.

Então decidi começar uma dieta balanceada + exercícios e deixo aqui minha dieta para avaliação de vocês.

Sobre exercícios:

- 20 a 30 minutos de aeróbico (7x semana)

- Treino superior 1x na semana e inferior 1x na semana

A academia aqui do condomínio é bem simples e eu me encontro completamente fora de forma (obvio), então pretendo manter o treino assim por 2 meses, depois disso tomo a segunda dose da vacina contra covid e vou para uma academia melhor.

Segue dieta, peço por favor para que avaliem. não sei dizer o quanto de peso perdi, acredito que algo em torno de 4~6k. Infelizmente a balança aqui de casa só pesa até 180kg.

Fiz um calculo de TMB considerando 65% de BF, realmente não sei o real pois não cheguei a fazer bioimpedância. 

Cheguei em um valor médio de 2000kcal/dia. Fiz certo?

Média Diária 1.573 61 116 136
Dia Kcal Gord Carb Prot( g)
1 1.503 89 54 118
2 1.455 79 68 102
3 1.477 72 101 101
4 1.506 63 96 140
5 1.530 52 91 165
6 1.564 64 95 145
7 1.533 52 117 147
8 1.509 34 148 154
9 1.388 43 118 132
10 1.526 50 128 144
11 2.576 110 265 126
12 1.476 69 87 119
13 1.619 76 76 148
14 1.512 39 142 147
15 1.530 45 145 135
16 1.514 43 133 147
17 1.522 52 113 148

Esses são os valores dos últimos 17 dias.

Mantenho a alimentação livre desde que se encaixe nestes macros/kcal. Mas como quase todo dia a mesma coisa:
Frango, Carne, Peixe, Ovo, Pão integral, Leite semidesnatado, Batata inglesa, arroz, cream cheese light, presunto/peito de peru e chá zero.

Editado por STB_13

Publicidade

Postado

Seu caso é de ir num nutricionista. Não concordo com perca de peso agressiva, vai sobrar muita pele e vai acabar tendo que entrar na faca pra ficar estético 

Postado (editado)

Opa, 28 anos e 181 cm (182 quando eu era magro kkkkkk).

A ideia não era perder peso agressivamente, só coloquei 500kcal abaixo do que calculei na TMB. Referente a entrar na faca pra ficar estético sinceramente é um dos meus menores problemas agora, rs. Alias, ficar estético é segundo plano no momento. 

Detalhe que esqueci de comentar, tenho hipotireoidismo mas esta controlada há uns 5 anos (desde quando descobri), faço tratamento com puran t4 100mg.

Editado por STB_13
Postado (editado)

Parabéns pelos 17 dias fiel a um programa que você decidiu fazer! Este é o primeiro sinal de que está motivado e não furou nem nos fins de semana.

Só por curiosidade: você pensa em consultar um profissional de nutrição? Pergunto isto porque no seu caso, que é parecido com o meu, há necessidade de periodizar as estratégias. No entanto, a estratégia que for, haverá necessidade de mexer um pouco nesse seu cardápio para incluir frutas, verduras e hortaliças. Para você mesmo dar pra si esta resposta do que esteja faltando, cadastre seus alimentos no cronometer, um aplicativo web onde você poderá receber as estatísticas dos micronutrientes. Ali perceberá desequilíbrios o3/o6, além de todas as vitaminas e minerais que poderão faltar se você só se basear nos macros.

Mas, os 2000 kcal de GET que você estimou podem estar incorretos. Eu com 130 kg e com o dobro da sua idade recebi uma estimativa de consumo em deficit de 2500-2600 trabalhando sentado o dia todo e fazendo três treinos fuleiros de musculação.

Periodização também será necessária para o programa de treinamento, neste caso seu. A prioridade zero seria o treino resistido (musculação). Se você está gostando do exercício aeróbio, ótimo. No entanto, a depender de qual seja, alguns problemas nas articulações começam a aparecer. Ergométrica horizontal é ótima. Eu tenho uma.

Agora o que eu gostaria de saber de você, se quiser postar aqui é: quanto que deu de colesterol total, HDL, Triglicerídeos, glicose e insulina em jejum. Estes valores combinados com essa testo de 255 (está mais baixa que a minha), podem ser indicadores de outra coisa.

Editado por Vecchio
Postado

Valeu cara!!

Uma coisa que esqueci de comentar é que venho fazendo terapia há aproximadamente 1 ano e me ajudou bastante.

Só por curiosidade: você pensa em consultar um profissional de nutrição? Sim, mas por enquanto comecei com o que eu tinha. 

Se você está gostando do exercício aeróbio, ótimo. - Eu gosto mas prefiro a musculação, confesso. Não vejo a hora de ir pra uma academia melhor e poder fazer outros exercícios. A academia aqui do condomínio é bem ruinzinha, não tem nem banco de supino.

quanto que deu de colesterol total, HDL, Triglicerídeos, glicose e insulina em jejum - 

Colesterol total - 120 mg/dl

HDL - 41 mg/dl

Trigli - 90mg/dl

Glicose - 84 (referencia 70 a 99)

Insulina -  11,2 (referencia de 3 a 25) 

Exames em jejum feito no Delboni.

Postado (editado)
18 minutos atrás, STB_13 disse:

Valeu cara!!

Uma coisa que esqueci de comentar é que venho fazendo terapia há aproximadamente 1 ano e me ajudou bastante.

Só por curiosidade: você pensa em consultar um profissional de nutrição? Sim, mas por enquanto comecei com o que eu tinha. 

Se você está gostando do exercício aeróbio, ótimo. - Eu gosto mas prefiro a musculação, confesso. Não vejo a hora de ir pra uma academia melhor e poder fazer outros exercícios. A academia aqui do condomínio é bem ruinzinha, não tem nem banco de supino.

quanto que deu de colesterol total, HDL, Triglicerídeos, glicose e insulina em jejum - 

Colesterol total - 120 mg/dl

HDL - 41 mg/dl

Trigli - 90mg/dl

Glicose - 84 (referencia 70 a 99)

Insulina -  11,2 (referencia de 3 a 25) 

Exames em jejum feito no Delboni.

Mano do céu, você pode ganhar dinheiro com seu processo de emagrecimento. 

Essa glicose é de atleta. A insulina tá só um pouquinho no meio do caminho, mas daqui a uns meses ela passará para a faixa das unidades com o passar do tempo da dieta.

Velho, programe-se em algum lugar, veja como fazer. Se você curte a ideia de fazer um diário online, enfim.

Pense a respeito. Tem um lado chato da gente se sentir cobrado de produzir alguma coisa "de sucesso" a cada nova postagem ou a cada semana. Mas, superando isso e sendo bem realista, é uma fonte de incentivo boa. Mas cada um sabe onde dói o calo. Tem vezes que a gente precisa dar novos significados às coisas e precisa de uma interiorização pra só depois voltar pra essas interações online.

Mas saiba, o seu corpo poderá responder de forma maravilhosa devido ao seu metabolismo encontrar-se bem responsivo, como você mesmo notou nestes 17 dias.

Veja lá se você pensa ser legal repensar seu deficit.

E você tomar esse cuidado de ir documentando, com fotos, vídeos, etc, vai valer muito a pena.

Também estou fazendo terapia. Na verdade, já estudei tanto de tudo, que só falta mesmo reforçar este lado.

EDIT: esqueci de comentar, pode acontecer o seguinte: sua testo poderá oscilar, primeiramente pra cima devido às novas boas escolhas durante a dieta, depois pra baixo devido a se encontrar em deficit e depois pra cima novamente, quando entrar em um período de manutenção. E não se assuste se, depois deste sobe-desce, ela esteja acima de 255, aposto eu aqui, com esta sua idade, que vá para uns 450-500 ng/dL.

Editado por Vecchio
Postado (editado)

Meu caro, primeiramente parabéns pela escolha de mudar de vida! 

Vamos pontuar algumas coisas...

8 horas atrás, STB_13 disse:

28 anos / 181 cm / 190kg

Você fez o cálculo do seu GET por qual equação? Geralmente essas equações que encontramos na internet são para pessoas eutróficas... 

Gosto bastante de utilizar a equação de Mifflin St Jeor (obesidade) e seguindo-a sua TMB fica em torno de ~2,896kcal... acrescentando o nível de atividade "sedentário" (o menor) subiria mais ainda, para ~3,476kcal...

Em obesos podemos utilizar um déficit inicial maior do que o usual, 1000kcal, por exemplo.

Pelo que foi relatado, acredito que você já tem consciência que o processo será longo... e para obter o sucesso você deverá ter sempre "cartas nas mangas", ou seja, periodizações nutricionais (como o Vecchio já comentou). Sugiro não iniciar o programa alimentar abaixo das 2.000kcal (eu aumentaria 1000kcal do seu plano atual) e optaria que pelo menos 90% dos alimentos sejam limpos.

Incluiria também frutas, verduras e legumes em grandes quantidades... serão os seus maiores aliados durante todo o processo. Tal qual os alimentos de baixa densidade energética (pesquise sobre).

Só de ter iniciado a atividade física seu corpo já vai eliminar bastante gordura... siga a dieta tranquilamente e sem pressa de cortar as kcal... apenas se movimente mais, faça boas escolhas alimentares e estude o máximo que conseguir sobre nutrição e treinamento... quando chegar a hora que seu peso "estagnar" (acredite, isso demora) você saberá o que fazer caso ainda não tenha iniciado o acompanhamento nutricional.

Por enquanto é isso, sigo acompanhando.

Editado por pivateli
Postado (editado)

" 190kg, foi um choque."

sim , claro. na semana anterior vc tinha apenas 170k.

como a natureza é injusta...

p.s.: uma hipótese: seu problema é psicológico, precisando de um psiquiatra/psicanalista/endócrino etc, então fazer dieta sem resolver seus problemas mentais não adianta.

provavelmente vc tem algum tipo de compulsão alimentar. vai engordar o dobro na próxima crise. 

Editado por Scant

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...