Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ganhar massa muscular deixa a pessoa mais lenta e mais cansada?

Sabrine crystal

Posts Recomendados

2 minutos atrás, debew disse:

Pelo contrário, hipertrofia não é indesejável para, é MUITO desejado, dado as devidas proporções. É através dela que se aumenta o potencial funcional o músculo

O que é desejado é o ganho funcional, e não o ganho de massa. É a isso que eu me refiro. A ideia é ter o maior ganho funcional com o menor ganho de massa possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

2 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

O que é desejado é o ganho funcional, e não o ganho de massa. É a isso que eu me refiro. A ideia é ter o maior ganho funcional com o menor ganho de massa possível

Ganho de massa = aumento da capacidade funcional.

O que aumenta a capacidade funcional de um músculo para determinada tarefa, é justamente o aumento de massa muscular ou mitocôndrias (quando no endurance). 

+ hipertrofia = maior número de sarcômeros = maior capacidade de formação de pontes cruzadas = maiores capacidade força/potência.

O que eles não buscam é exclusivamente hipertrofia ou um volume de hipertrofia muito maior do que eles conseguem utilizar na tarefa esportiva, porém, como parte da preparação e alcançar marcas maiores, eles procuram sim hipertrofia durante o treinamento.

Link para o comentário

1 minuto atrás, debew disse:

Ganho de massa = aumento da capacidade funcional.

O que aumenta a capacidade funcional de um músculo para determinada tarefa, é justamente o aumento de massa muscular ou mitocôndrias (quando no endurance). 

+ hipertrofia = maior número de sarcômeros = maior capacidade de formação de pontes cruzadas = maiores capacidade força/potência.

O que eles não buscam é exclusivamente hipertrofia ou um volume de hipertrofia muito maior do que eles conseguem utilizar na tarefa esportiva, porém, como parte da preparação e alcançar marcas maiores, eles procuram sim hipertrofia durante o treinamento.

Acho que a gente tá falando a mesma coisa em línguas diferentes

Link para o comentário

4 horas atrás, debew disse:

Indo pelo "hipertrofia e indesejável pra eles" e "não o ganho de massa", não estamos não xD

Olha, o que eu digo é que eles querem ganhar função, e se tiver que ganhar massa para ter esse ganho de função, é apenas uma consequência. Já vc diz que o objetivo é ganhar massa para conseguir uma certa função. Não é muito diferente do que eu estou falando. Então não vejo muito mérito em discutir isso. Mas eu vou insistir em manter o meu ponto de vista pq a hipertrofia pode ser inespecífica. Um mesmo ganho de massa pode ser um resultante adaptativo para diferentes tipos de funções. Por isso eu acho mais correto dizer que o objetivo principal é a função, e não a hipertrofia. Vou dar um exemplo para esclarecer melhor.

Lembro de um estudo em que verificaram que fazer contrações isométricas do bíceps com ativação máxima (confirmada por eletro), ou seja, com vontade máxima do participantes, por tantos segundos, resultou na mesma quantidade de hipertrofia do que o outro grupo que fez um treino tradicional de rosca direta até a falha. Porém o primeiro grupo não teve ganho de RM em rosca direta, e o segundo teve. Ou seja, quando vc diz simplesmente que o objetivo é hipertrofia, isso não implica em algum ganho de função em específico. Haverá ganho de função sim, mas esse ganho pode ser inespecífico. Pois não faz diferença que você seja bom em rosca direta ou em contração isométrica. O que vc quer simplesmente é hipertrofia.

Mas quando você diz que o seu objetivo é uma função em específico, como no caso de atletas de corrida olímpica, fica claro como a hipertrofia que vier para aquele ganho de função é simplesmente o meio, e não o fim. Até por que eles não querem ficar mais pesados. Quanto mais leves eles forem, melhor. Logo a hipertrofia que eles querem é somente a mínima necessária para ter aquele ganho de função, que é o objetivo real.

Resumindo tudo isso em poucas palavras, a hipertrofia não é o fim deles, mas o meio. Portanto eles não querem qualquer tipo de hipertrofia, e nem mais do que o necessário para o fim desejado.

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário

12 horas atrás, Pimpolhoman disse:

Olha, o que eu digo é que eles querem ganhar função, e se tiver que ganhar massa para ter esse ganho de função, é apenas uma consequência. Já vc diz que o objetivo é ganhar massa para conseguir uma certa função. Não é muito diferente do que eu estou falando. Então não vejo muito mérito em discutir isso. Mas eu vou insistir em manter o meu ponto de vista pq a hipertrofia pode ser inespecífica. Um mesmo ganho de massa pode ser um resultante adaptativo para diferentes tipos de funções. Por isso eu acho mais correto dizer que o objetivo principal é a função, e não a hipertrofia. Vou dar um exemplo para esclarecer melhor.

Hipertrofia vai ser "sempre" inespecífico, justamente por não ser ela em si quem vai ditar o resultado final, porém, ela é quem dita a capacidade funcional de um músculo para expressões de potência. Um dos objetivos da fase geral de preparação é justamente esse, aumentar as possibilidades funcionais do músculo. A única forma de especificidade que se tira disso é, por exemplo, um corredor buscar hipertrofia de membros inferiores, só, mas a hipertrofia em si não é específica.

E justamente nisso, o treinamento é um treinamento convencional, por exemplo, vai estar o calango na academia fazendo seu treinamento "de hipertrofia" começando com um back squat? Nesse mesmo tempo tem um corredor ou qualquer outro atleta fazendo um treino "de hipertrofia" começando por back squat e com características de prescrição bem próximas. A diferença é que o primeiro busca talvez somente estética, enquanto o segundo vai ficar um período muito menor  de tempo dedicado a hipertrofia pois precisa gradualmente ir migrando os estímulos o treinamento para melhorar a eficiência neural no recrutamento muscular e ai sim tirar proveito dessa hipertrofia.

Lembro de um estudo em que verificaram que fazer contrações isométricas do bíceps com ativação máxima (confirmada por eletro), ou seja, com vontade máxima do participantes, por tantos segundos, resultou na mesma quantidade de hipertrofia do que o outro grupo que fez um treino tradicional de rosca direta até a falha. Porém o primeiro grupo não teve ganho de RM em rosca direta, e o segundo teve. Ou seja, quando vc diz simplesmente que o objetivo é hipertrofia, isso não implica em algum ganho de função em específico. Haverá ganho de função sim, mas esse ganho pode ser inespecífico. Pois não faz diferença que você seja bom em rosca direta ou em contração isométrica. O que vc quer simplesmente é hipertrofia.

Tens que entender que a melhora da função depende de treinamento o ato motor, e é diferente de aumentar as possibilidades do músculo.

Mesmo exemplo que deu, ambos os grupos aumentaram a capacidade funcional do musculo, mas o que de fato sabe utilizar esse aumento de capacidade no ato motor específico? O que treinou o ato motor específico. 

Esse é o ponto que tu não ta pegando. Aumentar a capacidade do músculo, é dar o que ele precisa para a tarefa: é uma tarefa de potência? Precisa de mais pontes cruzadas (mais hipertrofia). É uma tarefa de endurance? Precisa de mais mitocondrias. E nesse segundo pode acabar precisando também de mais hipertrofia para caberem mais mitocondrias. Isso é aumento da capacidade funcional. Agora, se isso vai fazer o indivíduo performar melhor, ai depende de todo o resto do treinamento.

Mas quando você diz que o seu objetivo é uma função em específico, como no caso de atletas de corrida olímpica, fica claro como a hipertrofia que vier para aquele ganho de função é simplesmente o meio, e não o fim. Até por que eles não querem ficar mais pesados. Quanto mais leves eles forem, melhor. Logo a hipertrofia que eles querem é somente a mínima necessária para ter aquele ganho de função, que é o objetivo real.

Como falei antes, hipertrofia é aumento de função. Eles não querem o mínimo de hipertrofia e sim o máximo que ainda os mantenha em possibilidades competitivas ótimas.

Resumindo tudo isso em poucas palavras, a hipertrofia não é o fim deles, mas o meio. Portanto eles não querem qualquer tipo de hipertrofia, e nem mais do que o necessário para o fim desejado.

Só existe um "esporte" que hipertrofia é um fim, para todos os outros ela é um meio. E exato, foi o que eu disse ahshaushau

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...