Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Corpo] O Hábito de Tomar Banho Frio

Posts Recomendados

Postado

attractive-beautiful-bikini-1004968.jpg
pexels

Post atualizado em 2021

Introdução 

Tomar banho gelado faz bem para a saúde.

Motivos para tomar banho frio

Retirei os dados abaixo do livro "4 horas para o corpo" de Tim Ferris:

1. A exposição curta ao frio (30 minutos) nos seres humanos provoca a liberação de ácidos graxos que servem como combustível para a produção de calor por meio dos tremores. Esses mesmos tremores podem ser suficientes para trazer o GLUT-4 à superfície das células musculares, contribuindo para o aumento do ganho de massa magra.

2. Mesmo exposições ao frio de menor duração que causem tremores podem aumentar os níveis de adiponectina e a captação de glicose pelos tecidos musculares. Esse efeito pode persistir por períodos prolongados depois que a exposição ao frio terminar.

3. Mesmo sem tremores, ainda é possível tirar proveito da “gordura que queima gordura” por meio do estímulo termogênico do TAM. Curiosamente, mesmo sem tremer, há pequenos, embora não medidos, aumentos no tecido muscular magro quando se comparam exercícios sob a água (melhores) com aqueles feitos em terra.

4. A água fria aumenta a imunidade. A exposição extrema ao frio tem efeitos imunoestimulantes, e o aquecimento prévio por meio de exercícios físicos ou de um banho quente pode aumentar essa reação. É possível que o responsável por isso seja o aumento nos níveis de norepinefrina (noradrenalina) circulante.

5. A despeito da perda de gordura, eis outro motivo para expor-se ao frio: tomar banho frio é um eficiente tratamento contra a depressão. Um estudo usou banhos de dois a três minutos com água a 20°C, precedidos de uma adaptação gradual de cinco minutos, a fim de tornar o procedimento menos brusco.

Desintoxicação da pele

Retirei os dados abaixo do livro Clean  (2014) de Alejandro Junger (p.193):

"Num banho quente-frio, você alterna entre água quente e fria repetidamente, par estimular a circulação e a desintoxicação. A pele é seu maior órgão; ela contém milhares de pequenas artérias e veias cheias de sangue. Estes vasos relaxam e se dilatam com o calor e se contraem com o frio. Quanto este padrão de relaxamento/contração acontece, sua pele bombeia quase tanto sangue quanto seu coração. Você não precisa ir a um spa ou a uma casa de banhos para fazer isso. Em seu chuveiro, esquente a água tanto quanto puder suportar por um minutos, depois esfrie tanto quanto puder suportar por um minutos, e repita isso de quatro a cinco vezes. Fazer isso diariamente é uma maneira fácil de favorecer a função de desintoxicação da pele."

Exemplo Humano

Ugo, já falecido e que viveu 100 anos,  usava uma técnica de banho quente-frio:

"Quando deixou a floresta tropical da Costa Rica no início da década de 1970 e se mudou para Roma, Sansonetti levou consigo seus hábitos de matuto. Para se lavar coloca uma pequena bacia com água dentro da banheira e entra nela, despejando água sobre si mesmo ("Uso água fria", ele confessa, "para fazer o corpo reagir.") Ele alterna chuveiradas de água fria e chuveiradas de água quente - para manter em perfeita sintonia o "sistema que regula a temperatura" do corpo. Dorme sobre um colchão duro, simulando seu antigo colchão de capim. Mantém as janelas abertas durante todo o inverno." (Por que Olga não envelhece? (2015) de Bruce Grierson - p. 150)

Conclusão

Tome banho gelado.

Grande abraço!

• 4 horas para o corpo (2010) de Tim Ferris
  • Clean: O programa de desintoxicação (2014) de Alejandro Junger
  • Por que Olga não envelhece? (2015) de Bruce Grierson
  • 2 semanas depois...

Publicidade

Postado

O hábito de tomar banho quente é um mal que desenvolvemos pelo conforto, mas só quem já ficou uma temporada tomando banho gelado sabe a mudança que causa no teu corpo.

Algo tão simples e eficaz pra nossa saúde e mente.

Postado

Fiquei umas semanas tomando banho gelado pq o meu queimou, frio pra caralho e eu lá tremendo no banho. Tomar banho gelado de noite com 12~15º era foda.

Notei nada de diferente em mim também. Só fiz isso pq a casa era alugada e eu não queria gastar com resistência. 

Postado

Dizem que aumenta a imunidade tomar banho gelado , mas é algo para fazer com certo cuidado , o risco de pegar uma gripe tomando banho frio no inverno para quem não está acostumado é bem grande , o ideal é acostumar a tomar banho frio no verão , depois primavera , outono e só aí começar a tomar no inverno , para o corpo já estar adaptado a temperatura baixa da água , eu mesmo pretendo começar a tomar banho frio a partir de setembro e ver se consigo fazer um hábito até no próximo inverno

Postado
13 horas atrás, BartSimpson disse:

gripe? o vírus vem pela caixa d'agua?

Choque térmico no corpo é grande , o ideal é se acostumar aos poucos ao banho gelado , pra quem não toma banho gelado diariamente , o melhor é começar o hábito numa época mais quente

Postado
12 minutos atrás, matheuskr disse:

Tô fora...o frio daqui da minha cidade é intenso demais pra isso, no máximo consigo pegar sol de cueca aqui na sacada todos os dias pra ficar bronzeado e nos dias que venta muito, é foda aguentar porque o cara vira um picolé humano. Banho frio no inverno nem sob a mira de uma 9mm 

Isso que falei pro rapaz acima , é perigoso um banho frio no inverno , para quem não adquiriu o hábito ao longo do ano , a chance de no mínimo ficar resfriado é grande ou até pegar uma pneumonia ou ter um choque térmico agressivo e se ferrar legal , eu mesmo vou querer tomar banho frio , transformar isso num hábito , só que vou adaptar o meu corpo pra isso a partir de setembro , para que no próximo inverno eu consiga resistir a baixas temperaturas , só tem que tomar cuidado também pra não queimar a pele , eu já " queimei " minha pele com banho frio no inverno , fica toda vermelha e depois de uns dias começa  a descascar , mas talvez quem tome sempre banho frio a pele aguente mais né ?

Postado

O quê eu notei é o seguinte : pra quem toma banho frio o ano todo e por anos , não vai ter problema algum no inverno

mas pra quem quer tomar banho frio no inverno , sem ter esse hábito diário no restante do ano , pode se dar mal , no quesito resfriado , gripe ou algo pior  ao menos é a impressão que tenho , pode estar totalmente errada , mas as vezes que fiz isso no inverno me ferrei sem ter o hábito .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...