Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biotipos existem ?


Otaldov9

Posts Recomendados

Em 06/06/2021 em 18:56, Mr Nobody disse:

 

Em momento nenhum eu neguei que existem pessoas que tem facilidade de engordar, de ganhar músculo ou se manterem gordas - e todas essas são questões genéticas. Você que quer dividi-las em 3 biotipos.

 

O que se usa em antropometria para traçar o perfil de um atleta são cartas de somatotipo através de cálculos específicos e que hoje podem te dar um determinado resultado e daqui a uma década te dar outro resultado. E o que a antropometria busca com isso, é tentar buscar o melhor perfil físico de atleta para uma determinada modalidade esportiva. Como eu disse, são calculos e não achismos de: "Eu engordo com facilidade, logo sou endomorfo."


E cada um dos 3 somatotipos são ligados a um ponto: quantidade de gordura, quantidade de músculo e questão óssea.

 

Uma pessoa que não ganha peso, pode estar passando por uma forte gastrite e nunca ter procurado ajuda. E isso indicaria problemas gastrointestinais, e isso poderia ser resolvido com mudanças na dieta. Meu tio, é alto e magro. Mas está sempre com diarréia, simplesmente não faz nada para mudar porque é melhor comer o pãozinho e talvez outras coisas que ele não esta disposto a largar.

 

A tendência é que pessoas que engordaram na infância tenha um maior número de células adiposas e isso facilita o acumulo de gordura e é um colateral que elas tem que lidar para o resto da vida.

" Uma pessoa que não ganha peso, pode estar passando por uma forte gastrite e nunca ter procurado ajuda. "

 

 

Vc ta pegando casos raros e isolados e colocando como regra.

 

Sendo que, na maioria dos casos, alguem gordo desde a infância é sim um endomorfo, e o magrelo é ecto.

 

Mas tudo bem, cada um pensa de uma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 minuto atrás, Paulogustavo disse:

" Uma pessoa que não ganha peso, pode estar passando por uma forte gastrite e nunca ter procurado ajuda. "

 

 

Vc ta pegando casos raros e isolados e colocando como regra.

 

Sendo que, na maioria dos casos, alguem gordo desde a infância é sim um endomorfo, e o magrelo é ecto.

 

Mas tudo bem, cada um pensa de uma forma.

E vc diz acredita em somatotipo mas nao cre em biotipo, sendo que o somatotipo é uma consequencia do biótipo.

 

Somatotipos existem sim, e a maioria das pessoas sao misturar de 2 biótipo ou mais, muito raro alguem puro, mas a questao foi a existencia ou nao de biotipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Paulogustavo disse:

Vc ta pegando casos raros e isolados e colocando como regra.

 

Estou lhe dizendo que existem motivos. As pessoas muitas vezes preferem usar omeprazol do que controlar a dieta.

 

10 minutos atrás, Paulogustavo disse:

Sendo que, na maioria dos casos, alguem gordo desde a infância é sim um endomorfo, e o magrelo é ecto.

 

Da mesma forma que eu poderia dizer que alguém gordo desde a infância tem genética para ser gordo e alguém magro desde a infância tem genética para ser magro sem a necessidade de inventar um novo termo.

 

17 minutos atrás, Paulogustavo disse:

E vc diz acredita em somatotipo mas nao cre em biotipo, sendo que o somatotipo é uma consequencia do biótipo.

 

A diferença é que na antropometria existe foi dada uma função para a Carta de Somatotipo. Enquanto, a ideia de você querer saber se você é endo, meso, ecto não interfere na maneira de você treinar ou vá lhe trazer prejuízos em atividades do dia a dia.

 

Agora em um ponto de vista de esportes profissionais, você não verá uma ginasta com 2m de altura, muito menos acima do peso porque são questões que dificultam o desempenho esportivo. Que é o que a antropometria tenta criar um perfil - claro que só porque a pessoa tem 1,50 e magra, isso não significa que ela tem habilidade motoras para ser melhor que outras em determinada categoria.

 

Dizer para a pessoa você é ectomorfo, não agrega em nada. É muito melhor você arranjar uma solução para o problema dele. Agora dizer:

  • "Você está magro, porque por mais que se sinta saciado está comendo somente 1000kcal."
  • "A sua gastrite pode estar relacionada a sua magreza. E o problema pode ser intolerância a algo na sua dieta."
  • "Você tem problemas hormonais. Podemos tratar com..."

E tem pessoas que por mais que treinem, não tem genética nenhuma para criar músculos e o melhor a se fazer é provavelmente partir para outro esporte para não se frustar. Existe por exemplo, até pessoas que devido a uma doença não conseguem acumular gordura nenhuma é uma doença bem rara e por relatos científicos foram observadas em 3 ou 7 pessoa no mundo.

 

É diferente de achismo, como o teste de fechar a mão sobre o pulso e descobrir qual é o seu biotipo - que não agrega em nada. E que faz anos que fora do pais já acreditam que foi um mito derrubado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Divisão de biotipos não é nada científica e inutil para saber "qual mistura de biotipo eu sou e o que isso implica". 

 

Individualidade de dieta e treino ainda é o principal e não as regras e dicas "para biotipos xyz" aonde a fonte é: da minha cabeça, vozes. 1940

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
22 minutos atrás, Mr Nobody disse:

Existe inclusive alguns estudos de que "Transplante Fecal" podem melhorar a microbiotica do intestino e ajudar na perda de peso ou ganho do mesmo.

Intestinomorfo? Era gordo por causa do intestino zuado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, krebz disse:

Intestinomorfo? Era gordo por causa do intestino zuado

 

19 horas atrás, Mr Nobody disse:

 

Estou lhe dizendo que existem motivos. As pessoas muitas vezes preferem usar omeprazol do que controlar a dieta.

 

 

Da mesma forma que eu poderia dizer que alguém gordo desde a infância tem genética para ser gordo e alguém magro desde a infância tem genética para ser magro sem a necessidade de inventar um novo termo.

 

 

A diferença é que na antropometria existe foi dada uma função para a Carta de Somatotipo. Enquanto, a ideia de você querer saber se você é endo, meso, ecto não interfere na maneira de você treinar ou vá lhe trazer prejuízos em atividades do dia a dia.

 

Agora em um ponto de vista de esportes profissionais, você não verá uma ginasta com 2m de altura, muito menos acima do peso porque são questões que dificultam o desempenho esportivo. Que é o que a antropometria tenta criar um perfil - claro que só porque a pessoa tem 1,50 e magra, isso não significa que ela tem habilidade motoras para ser melhor que outras em determinada categoria.

 

Dizer para a pessoa você é ectomorfo, não agrega em nada. É muito melhor você arranjar uma solução para o problema dele. Agora dizer:

  • "Você está magro, porque por mais que se sinta saciado está comendo somente 1000kcal."
  • "A sua gastrite pode estar relacionada a sua magreza. E o problema pode ser intolerância a algo na sua dieta."
  • "Você tem problemas hormonais. Podemos tratar com..."

E tem pessoas que por mais que treinem, não tem genética nenhuma para criar músculos e o melhor a se fazer é provavelmente partir para outro esporte para não se frustar. Existe por exemplo, até pessoas que devido a uma doença não conseguem acumular gordura nenhuma é uma doença bem rara e por relatos científicos foram observadas em 3 ou 7 pessoa no mundo.

 

É diferente de achismo, como o teste de fechar a mão sobre o pulso e descobrir qual é o seu biotipo - que não agrega em nada. E que faz anos que fora do pais já acreditam que foi um mito derrubado.

 

Ta bom, cara, cada um tem sua visão.

 

Respeito sua opinião, mas pra mim biotipo existe.

Editado por Paulogustavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...