Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ritalina - Ajuda com colaterais

axegood

Posts Recomendados

Minha situação é a seguinte, desde os 17 anos que comecei a trabalhar sinto muita dificuldade de concentração, preguiça excessiva etc. Uma coisa que me ajuda muito é o café, mas depois de umas duas semanas de uso, ele me deixa ansioso. Creio que o motivo seja o aumento do cortisol. No final das contas, ele mais ajuda do que atrapalha.

Fui ano passado e ele receitou remédios p/ ansiedade, mas as coisas só pioraram. Minha ansiedade nunca me incomodou, o meu problema sempre foi a falta de foco e a preguiça enorme que sinto durante o dia.

Troquei de psi e ela me receitou VENVANSE junto com Psicoterapia. A psicologa diagnosticou que realmente tenho problema de atenção.

O remédio foi excelente, contudo, senti um problema de circulação. Minhas mãos ficavam frias e parecia que faltava sangue tbm na região genital (Não impedia uma ereção, mas quando ele estava normal, parecia que tava um frio de -20 graus ali, encolhia muito).

Troquei pela Ritalina, 10mg, duas vezes ao dia, uma às 8h e outra 13h30.

Ela não é tão boa quanto o VENVANSE, mas ajuda e MUITOO! Tô usando há 3 semanas mas comecei a sentir a veia do pescoço pulsando a noite e fiquei preocupado. Vi que um dos colaterais é pressão alta. Não tive dor de cabeça ou outras coisas, só fiquei preocupado quando a noite a veia começou a pulsar. Teria solução pra diminuir um pouco esse colateral? Tô com 25 anos e posso dizer que esses remédios foram um divisor de águas na minha vida, embora exista muito preconceito com eles...

HELPPP. Vim aqui pq a galera do fórum entende mais de circulação que uns médicos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

13 minutos atrás, tmz disse:

Se não me falha a memória o @matheuskrfaz uso de ritalina ou já fez e aparentemente tem um bom conhecimento no assunto...

Logo ele pinta por ai e te da um norte.

Obrigado, aguardo ele, se aparecer hehehe.

Vou na farmácia hoje a noite medir a pressão, vou ver se tem algo desregulado. Falam que essa dor do lado do pescoço é pressão alta, mas minha pressão sempre foi boa, começou depois do remédio. Não quero usar remédios p/ pressão pois broxam mais que não sei o que kkkk

Link para o comentário

Cara, eu sinceramente não entendo dessa classe de medicamentos, mas uma coisa que sei é que quando a gente tem algum colateral o ideal é trocar e/ou cessar o uso, nunca usar OUTRA medicação pra corrigir o primeiro colateral porque a segunda medicação pode te trazer outro colateral e isso vai virando um efeito cascata e vai só piorando a coisa.

Link para o comentário

Primeiro, você acredita que realmente tem TDAH? faça uma autorreflexão e tente encontrar a causa dos problemas.

Nunca vi nem senti esses colaterais com a ritalina, bem estranho. Ah, vale lembrar que ritalina não tira o cansaço excessivo.

Hoje qualquer um que vai no psicólogo/psiquiatra é diagnosticado como portador de TDAH mas pesquisas já mostraram que nem 5% dessas pessoas realmente tem tal disfunção. Quando falamos em alguém que descobriu o problema só ao completar 17 anos, as chances de esse não ser o problema são mais altas ainda.

Acredito que seu problema possa ser hormonal ou então rotina mesmo. Tu gosta desse teu trampo?

Editado por Visitante
Link para o comentário

2 horas atrás, axegood disse:

Minha situação é a seguinte, desde os 17 anos que comecei a trabalhar sinto muita dificuldade de concentração, preguiça excessiva etc. Uma coisa que me ajuda muito é o café, mas depois de umas duas semanas de uso, ele me deixa ansioso. Creio que o motivo seja o aumento do cortisol. No final das contas, ele mais ajuda do que atrapalha.

Fui ano passado e ele receitou remédios p/ ansiedade, mas as coisas só pioraram. Minha ansiedade nunca me incomodou, o meu problema sempre foi a falta de foco e a preguiça enorme que sinto durante o dia.

Troquei de psi e ela me receitou VENVANSE junto com Psicoterapia. A psicologa diagnosticou que realmente tenho problema de atenção.

O remédio foi excelente, contudo, senti um problema de circulação. Minhas mãos ficavam frias e parecia que faltava sangue tbm na região genital (Não impedia uma ereção, mas quando ele estava normal, parecia que tava um frio de -20 graus ali, encolhia muito).

Troquei pela Ritalina, 10mg, duas vezes ao dia, uma às 8h e outra 13h30.

Ela não é tão boa quanto o VENVANSE, mas ajuda e MUITOO! Tô usando há 3 semanas mas comecei a sentir a veia do pescoço pulsando a noite e fiquei preocupado. Vi que um dos colaterais é pressão alta. Não tive dor de cabeça ou outras coisas, só fiquei preocupado quando a noite a veia começou a pulsar. Teria solução pra diminuir um pouco esse colateral? Tô com 25 anos e posso dizer que esses remédios foram um divisor de águas na minha vida, embora exista muito preconceito com eles...

HELPPP. Vim aqui pq a galera do fórum entende mais de circulação que uns médicos..

Opa, eai! O Venvanse possuí um derivativo de anfetamina, lisdexanfetamina. Ela é mais segura do que as anfetaminas e produtos que contém grande quantidade de anfetaminas pra uso recreativo e a gurizada abusa (ecstasy) mas é contra indicado em casos de hipertensão. Sinceramente, ciência colocada de lado, o cara fica hipertenso só de ver o preço desse medicamento, agora deve estar pra lá de 600 reais a caixa hahaha

A ritalina não é uma anfetamina, porém tem uma estrutura semelhante a elas...por isso não é nada incomum tu encontrar pessoas comparando o metilfenidato , a própria lisdexanfetamina e ao modafinil (stavigile). Os 3 são os medicamentos mais conhecidos aqui pra tratar  TDAH/DDA e narcolepsia, essa de modo off label...por isso as vezes tu vê psiquiatra receitando stavigile ou ritalina pra isso, porque até acaba funcionando pelo fato de ser estimulante do SNC.

Todas as 3 aumentam a pressão arterial, em uma pessoa hipertensa ou com qualquer das dezenas de cardiopatias existentes, o ideal é fazer controle com um médico e as vezes entrar com um medicamento que diminua a PA tomado em horários diferentes obviamente e escolher um que NÃO cause ou agrave a taquicardia reflexa. Tu não vai dar minoxidil, fármaco antigo e conhecido que pode diminuir a pressão arterial, pra uma pessoa com taquicardia, porque ele por si só já tende a causar isso. 

Não te apavora e não entra em pânico ai do outro lado achando que vai morrer, 10mg de ritalina não vai te matar, nem perto disso. Tem adulto que usa mais de 40mg, porém pra manejo dos efeitos colaterais só com acompanhamento médico, nem que seja 1 vez por mês. Não adianta eu dizer "toma isso, toma aquilo" e tu ir comprar uma medicação pra tratar hipertensão e eu ser responsável indiretamente por tu ter uma hipotensão...Outra coisa, não pode tomar bebidas alcoolicas com esse tipo de medicação, porque pode bagunçar e intervir nas concentrações séricas do metilfenidato no teu organismo, dai tu vai passar muito mal.

Tu está usando ritalina de liberação imediata ou a extended release? Aqui acham que vendem com o nome de Ritalina LA. Eu acho a de liberação imediata melhor e os efeitos dela são curtos...tornando até mais segura do que a outra.

P.S.: sim, eu uso ritalina e sim ela aumenta a pressão arterial e por isso convém não abusar, se possível relatar pra médica que te receitou e evitar cafeina.  

Editado por matheuskr
Link para o comentário

1 hora atrás, Bruuninho disse:

Primeiro, você acredita que realmente tem TDAH? faça uma autorreflexão e tente encontrar a causa dos problemas.

Nunca vi nem senti esses colaterais com a ritalina, bem estranho. Ah, vale lembrar que ritalina não tira o cansaço excessivo.

Hoje qualquer um que vai no psicólogo/psiquiatra é diagnosticado como portador de TDAH mas pesquisas já mostraram que nem 5% dessas pessoas realmente tem tal disfunção. Quando falamos em alguém que descobriu o problema só ao completar 17 anos, as chances de esse não ser o problema são mais altas ainda.

Acredito que seu problema possa ser hormonal ou então rotina mesmo. Tu gosta desse teu trampo?

Então cara, na escola eu tinha muita dificuldade de aprendizado. Eu fui melhorar lá perto do Ensino Médico, mas tinha que sentar na primeira carteira e mesmo assim boiava. A família sempre falava que eu vivia no mundo da lua etc. Dificuldade pra lembrar das coisas que me pediam. Na escola e faculdade, o que eu fiz pra ir bem foi estudar o conteúdo fora da sala. Na sala, eu não entendi nada do que prof falava, mas estudando em casa, vendo um vídeo da matéria, eu já entendia e ia bem na prova. Só que pra trabalhar são outros 500 né. Escola era só meio dia e eu ainda dava uma dormida. Trabalho é o dia todo. Eu fico na frente do computador. É a coisa mais difícil de explicar. Sinto uma agitação cavalar e ao mesmo tempo, se não faço algo, me dá um tédio e logo bate um sono. A psicóloga fez vários testes, ela identificou que minha atenção divida é baixa, o resto é normal, mas ela mesmo recomendou eu continuar com a medição com base nas sessões.

Link para o comentário

16 minutos atrás, matheuskr disse:

Opa, eai! O Venvanse possuí um derivativo de anfetamina, lisdexanfetamina. Ela é mais segura do que as anfetaminas e produtos que contém grande quantidade de anfetaminas pra uso recreativo e a gurizada abusa (ecstasy) mas é contra indicado em casos de hipertensão. Sinceramente, ciência colocada de lado, o cara fica hipertenso só de ver o preço desse medicamento, agora deve estar pra lá de 600 reais a caixa hahaha

A ritalina não é uma anfetamina, porém tem uma estrutura semelhante a elas...por isso não é nada incomum tu encontrar pessoas comparando o metilfenidato , a própria lisdexanfetamina e ao modafinil (stavigile). Os 3 são os medicamentos mais conhecidos aqui pra tratar  TDAH/DDA e narcolepsia, essa de modo off label...por isso as vezes tu vê psiquiatra receitando stavigile ou ritalina pra isso, porque até acaba funcionando pelo fato de ser estimulante do SNC.

Todas as 3 aumentam a pressão arterial, em uma pessoa hipertensa ou com qualquer das dezenas de cardiopatias existentes, o ideal é fazer controle com um médico e as vezes entrar com um medicamento que diminua a PA tomado em horários diferentes obviamente e escolher um que NÃO cause ou agrave a taquicardia reflexa. Tu não vai dar minoxidil, fármaco antigo e conhecido que pode diminuir a pressão arterial, pra uma pessoa com taquicardia, porque ele por si só já tende a causar isso. 

Não te apavora e não entra em pânico ai do outro lado achando que vai morrer, 10mg de ritalina não vai te matar, nem perto disso. Tem adulto que usa mais de 40mg, porém pra manejo dos efeitos colaterais só com acompanhamento médico, nem que seja 1 vez por mês. Não adianta eu dizer "toma isso, toma aquilo" e tu ir comprar uma medicação pra tratar hipertensão e eu ser responsável indiretamente por tu ter uma hipotensão...Outra coisa, não pode tomar bebidas alcoolicas com esse tipo de medicação, porque pode bagunçar e intervir nas concentrações séricas do metilfenidato no teu organismo, dai tu vai passar muito mal.

Tu está usando ritalina de liberação imediata ou a extended release? Aqui acham que vendem com o nome de Ritalina LA. Eu acho a de liberação imediata melhor e os efeitos dela são curtos...tornando até mais segura do que a outra.

P.S.: sim, eu uso ritalina e sim ela aumenta a pressão arterial e por isso convém não abusar, se possível relatar pra médica que te receitou e evitar cafeina.  

Valeu pela resposta Matheus, tô usando a Ritalina normal..

Medi a pressão agora na farmácia e tava 10x7. Achei que ia estar alta, mas estava baixa.

Na primeira semana eu não tomei alcool e nem café, mas na semana passada e no final de semana fiz ambos.. Tô achando que pode ser isso então.

Não pode beber nem de final de semana? Agr q vc falou, faz sentido, pq antes eu n tava sentido. 

Hoje tomei meio comprido pela manhã e meio comprimido a tarde, mas o resultado é muito diferente, nem parecia que eu tinha tomado kkkk Quando tomo a de 10mg, depois de uma meia eu já sinto que o remédio tá agindo, dá uma sensação de up.

Vou aumentar aumentar o cárdio na semana pra umas 3x pra ver se melhora de vez. Se eu for no médico ver isso, é no cardiologista msm?

Link para o comentário

1 hora atrás, axegood disse:

Valeu pela resposta Matheus, tô usando a Ritalina normal..

Medi a pressão agora na farmácia e tava 10x7. Achei que ia estar alta, mas estava baixa.

Na primeira semana eu não tomei alcool e nem café, mas na semana passada e no final de semana fiz ambos.. Tô achando que pode ser isso então.

Não pode beber nem de final de semana? Agr q vc falou, faz sentido, pq antes eu n tava sentido. 

Hoje tomei meio comprido pela manhã e meio comprimido a tarde, mas o resultado é muito diferente, nem parecia que eu tinha tomado kkkk Quando tomo a de 10mg, depois de uma meia eu já sinto que o remédio tá agindo, dá uma sensação de up.

Vou aumentar aumentar o cárdio na semana pra umas 3x pra ver se melhora de vez. Se eu for no médico ver isso, é no cardiologista msm?

O álcool e a ritalina são uma mistura problemática e desaconselhável. Se tu te abster de tomar ritalina, esperar ela ser depurada do teu organismo (a ação dela e a meia vida biológica são curtas, mas pergunta pra quem te receitou quantas horas tu deve te abster entre bebidas alcoolicas e o uso dela), dai não haveria problema de beber. O que tu não deveria fazer é tomar bebidas alcoolicas no mesmo dia que tomar ritalina, já que dependendo da BAC% que tu tiver de álcool no teu organismo, pode aumentar o efeito da ritalina em cerca de 40%, se tornando um risco.

Em relação a cafeina, tu pode usar moderadamente, de preferência ficando abaixo de 200mg...não vai usar 800mg de cafeina ou tomar 10 copos de café e ritalina, senão tu vai ficar nauseado e com taquicardia por muitas horas, tendo que cortar o efeito com Rivotril provavelmente. Imagina a mistureba que vai ficar, te entupindo com 30 remédios diferentes como eu já fiz no passado, por isso o ideal é sempre começar com uma dosagem baixa seja do que for e ver como teu organismo responde.

Tenho um primo que teve um problema sério com ritalina e usava uma dose que excede muito além dos 40mg, até cheirava os comprimidos (tem uma trend/modinha de pessoas que adoram fazer isso)

Não necessariamente cardiologista, se foi psiquiatra que te prescreveu, tu relata que tem momentos que tu sente taquicardia,palpitações, tem medo que algo aconteça e se há possibilidade de ele prescrever pra ti um betabloqueador mais recente (atenolol e propanolol não é uma boa idéia) e que ajude a controlar isso, porque tu tem colhido benefícios e não quer retirar a medicação antes de fazer uma tentativa. Infelizmente toda medicação estimulante do SNC trazem benefícios mas também causam efeitos colaterais muito bizarros, principalmente os que tu relatou lá acima. 

Com o tempo tende a ocorrer taquifilaxia em algumas pessoas, ou seja...o teu organismo acostuma com a dosagem de 10mg de dia, 10mg de noite e pode ser que os efeitos adversos diminuam. Igual, 20mg não é uma dosagem abusiva, desde que não combine com alcool e de preferência relata o que tu sente pro médico. Não necessariamente tu precise cortar o uso de ritalina, talvez tenha que entrar com um betabloqueador, tem que ver o que tu pode usar pra te sentir melhor sem derrubar muito tua pressão.

Editado por matheuskr
Link para o comentário

9 horas atrás, matheuskr disse:

Qual dose de ritalina tu usa? É por isso q vc sabe de tudo de medicina né slc

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...