Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Alguém sabe se existe algum material ou relato de pessoas que contraíram COVID-19 enquanto ciclavam?

Tentei pesquisar algo do tipo mas não obtive sucesso.

Por que a dúvida? Bom, em teoria uma pessoa que treina e come corretamente geralmente tem uma imunidade alta, então supostamente estariam menos propensos a contrair o corona.

No entanto, do meu entendimento o que transforma a doença em um caso grave (com agravante de morte) é a tal da "tempestade de citocinas" - pra quem não sabe, basicamente são proteínas que sinalizam onde os linfócitos/macrófagos devem agir para conter um determinado agente invasor (vírus). Essa tempestade é desordenada, faz com que as células de defesa ataquem o próprio pulmão promovendo pneumonias e outros agravantes respiratórios que podem levar a óbito.

Então se determinada pessoa está tomando uma droga que aumenta a síntese de proteínas e por azar ela contrair o vírus, estaria mais propensa a ter uma tempestade de citocinas e assim desenvolver um quadro grave?

A dúvida é sincera. Caso alguém com mais conhecimento possa esclarecer ou corrigir algum ponto errado do raciocínio acima, agradeço!

Publicidade

Postado

Irmão, estudos específicos não existem, apenas relatos de casos. Tenho inúmeros amigos, e minha própria mulher, que estão no dia a dia do combativa covid em utis.

E os relatos dão sempre os mesmos, enorme maioria dos pacientes são obesos ou com com algum grau de sobrepeso e geralmente com comorbidades( especialmente diabetes). Dificilmente casos de pessoas jovens e atléticas chegam a ser internadas em uti(eles mesmo relatam apenas de alguns pacientes com diabetes tipo I)

Quanto a produção de ocitocinas, não sei teu grau de instrução, se já fez algum curso superior na área da saúde ou estudou especificamente um livro de fisiologia. Mas hormônios sexuais(testosterona e os femininos) não agem sobre a síntese de todas as proteínas( e sim principalmente sobre a síntese de tecido muscular esquelético).

Mas como te disse não existem( e provavelmente não existirão) estudos estatisticamente relevantes sobre o tema

Postado
4 minutos atrás, MadrugaDentista disse:

Irmão, estudos específicos não existem, apenas relatos de casos. Tenho inúmeros amigos, e minha própria mulher, que estão no dia a dia do combativa covid em utis.

E os relatos dão sempre os mesmos, enorme maioria dos pacientes são obesos ou com com algum grau de sobrepeso e geralmente com comorbidades( especialmente diabetes). Dificilmente casos de pessoas jovens e atléticas chegam a ser internadas em uti(eles mesmo relatam apenas de alguns pacientes com diabetes tipo I)

Imagino realmente que seja difícil fazer um estudo sobre isso, o espaço amostral é simplesmente muito ínfimo.

12 minutos atrás, MadrugaDentista disse:

Quanto a produção de ocitocinas, não sei teu grau de instrução, se já fez algum curso superior na área da saúde ou estudou especificamente um livro de fisiologia. Mas hormônios sexuais(testosterona e os femininos) não agem sobre a síntese de todas as proteínas( e sim principalmente sobre a síntese de tecido muscular esquelético).

Mas isso aqui já ajuda a esclarecer minha dúvida. Em outras palavras então... EAs não devem influenciar no agravamento da doença!

Valeu!

Postado

Irmão, estando no meio acadêmico dizer sim ou não é muito difícil. A resposta mais correta é que provavelmente não influencie 

Postado
7 minutos atrás, MadrugaDentista disse:

Irmão, estando no meio acadêmico dizer sim ou não é muito difícil. A resposta mais correta é que provavelmente não influencie 

Sim, concordo. Faz sentido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...