Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Achei massa esse cantinho do diário é uma coisa que falei na minha dieta o ano passado!!!http://www.hipertrof...44&#entry280544bem vou começar meu diário contando minha história (que tb está no tópico acima!) Em setembro do ano passado estava pesando 103 kg, (sim 103 kg, tenho 29 anos e 1,81 de altura) enfim sedentarismo total, muito videogame, já sou casado, tenho 2 filhos e esposa... Um verdadeiro Provolone todo amarrado, mas bem mais molenga...sad.gif

Comecei a me sentir desconfortável com essa situação, confesso que senti minha performance para fazer qualquer esforço fisico absurdamente afetada, qualquer esforcinho a mais me davam náuseas, vontade de vomitar ...)

Inconformado com essa situação, resolvi entrar numa boa academia aqui do bairro (mais precisamente no dia 22 de setembro), peguei um instrutor muito bacana que me passou segurança fizemos a avaliação e a fichinha, me explicou como funciona e bora malhar! Peguei super leve mas mesmo assim me estourei inteiro nas 2 primeiras semanas, mesmo fazendo aquecimento (30 min de esteira) e alongamento correto!!! (mas não deixe-me desanimar)

Treino iniciava (e inicia-se até hoje) as 6:30 da manhã com meia hora de esteira (diminui a esteira para 15min e alterno com spinning bem pesado), depois musculação e encerrava-se com meia hora de bicicleta (hoje não mais por falta de tempo), alongamento completo antes e depois dos exercícios!

Fiz a academia até dia 23 de dezembro indo uma média de 3x por semana (cheguei a maravilhosos 98kg, já me sentia um modelo!!!) e me sentindo com mais vigor, um pouco menos flácido e um pouco mais forte! ("pero no mucho")

Voltei para academia somente em março, pois fui viajar e tem muitos feriados nessa epoca, fora a grana curta (IPVA impostos e etc e pretendo A claro claro, não comentei mas minha querida esposa me acompanha tb na academia! Ta pegando super firme e está super empolgada tb! Pena ela não ter muito tempo, mas eu imprimo direto os artigos que tem no forum (principalmente o da area feminina) e levo para ela ler na condução, esta aprendendo muito!

Na primeira vez (de setembro a dezembro) Enquanto fazia academia não seguia uma boa dieta (minha vida estava uma loucura!), somente comia menos porcarias e mais saladas! Não entendia nada disso de "dieta" e como havia dado um tempo de 2 meses na academia, eu não poderia voltar a ganhar peso, então resolvi pesquisar em foruns e descobri que aqui no hipertrofia tem a MARAVILHOSA SEÇÂO NUTRIÇÃO, li muita matéria tecnica na internet tb e resolvi montar a minha dieta, tentei cortar GORDURA, CARBOS e CALORIAS ao máximo, sem ficar subnutrido ou ainda anêmico, tentei colocar + Proteina e Fibras... (mas fibra é muito dificil) E manter o minimo de carboidrato para manter a parte energética funcionando tudo direitinho!!!Alias não devia se chamar DIETA e sim REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, pois dieta ao menos na cabeça das pessoas é algo que tem começo, meio e fim! Qdo as pessoas que não me vêem a bastante tempo falam, nossa como vc emagreceu, esta bem hein!? E perguntam: - O quer vc esta tomando? Já faço aquela cara de bunda (pois não estou tomando remédios) e respondo: - É só dieta e exercícios... Ai explico como é a MINHA DIETA e as pessoa sempre perguntam: Qdo acaba a sua dieta? Ai respondo: Nunca, vou comer sempre dessa forma agora, é uma reeducação alimentar, dieta é só o que comemos, e não quer dizer "regime"... as pessoas me chamam de louco depois... unsure.gif

Enfim, começamos a dieta hipocalorica que vc pode ver no link sitado citado no inicio desse post:Estava perdendo em média de 500 a 1000gr por semana desde que iniciei com vigor essa dieta, e o melhor NÂO PASSAVA E NÂO PASSO FOME, alias nunca me senti TÂO SATISFEITO O DIA TODO No tempo OFF da academia, para auxiliar na perca de Peso comprei uma bicicleta nova para minha esposa e revisei a minha e começamos a fazer ciclismo (que sempre andei qdo mais jovem e sempre adorei)

A modalidade é cicloturismo e trilhas leves (era né pois já nos enfiamos em cada "biboca" já até comprei 2 bikes bem mais apropriadas, são Moutain Bikes, para Cross Country e MarathonSegue umas fotinhos

Abaixo, depois de subirmos o pico do jaragua pedalando (eu estou batendo a foto, esposa de preto + 2 amigos)

0k20022010519.jpg

Agora No meio de uma trilha!!! (sou o do capacete torto...rs de camisa azul esposa branco)

13032010525.jpg

Isso sim que é Visual!!!

13032010532.jpg

Enfim esse paraíso acima fica na região da melhoramentos, entramos por Perus e pedalamos até Caieiras (pelo meio do mato) e dá para esticar até Cajamar, o rolê com a esticada até Cajamar da 37km de muita terra, mato, cascalho, e morro, muito morro mesmo!!!

Bem agora que vocês já conhecem um pouco sobre mim... do que gosto vamos a uma ótima noticia!!!

O verdadeiro motivo de eu ter aberto esse diário são as minhas:

BOAS NOTICIAS!!!

Fui para academia hoje cedo, como faço ABC 1x, e vou 4x na semana, hoje dei aquele trato na panturrilha e nos ABD e mandei uns aeróbicos...

Mas logo que cheguei o instrutor me chamou e disse, cara, vamos tirar umas medidas, faz tempo já!

Vamos lá:

09/2009 - 04/2010

PESO 103kg - 90,6kg

Biceps relaxado 35cm - 35cm

Coxas 63cm - 66cm

Panturrilha 37cm - 39cm

Peito... nao lembro exatamente mas aumentou uns 2 ou 3 cm

Ombros... Mantiveram-se

Barriga... Diminui 10cm

Cintura... diminui Xiii esse não lembro mesmo, só sei que diminuiu!!!

Poxa gente, vc´s não tem idéia da minha alegria em saber que perdi mais de 10kg e consegui manter as medidas importantes e ganhei até um pouco de perna e panturrilha!!!

Acho que estou no caminho certo, fiquei até com um "gás" maior agora, é muito bacana eu ver meu braço com "formato de braço" ver minhas mãos e elas não parecerem inchadas, é muito bom vc sair no final de semana fazer um pedal e sentir que esta rendendo, não passo mais mal, me sinto mais disposto para tudo... só está complicado as calças, só no cinto mesmo para elas não caírem rolleyes.gif, fico parecendo que estou usando um saco!mellow.gif

Sobre minha alimentação atual, mudou pouca coisa com relação a dieta do inicio, aumentei mais carnes variadas e tenho debulhados frutas e tomado muito leite desnatado, e comendo um pocuo mais de bananas e ovos em média 2 por dia!

Pós treino não tenho como comer sólidos, eu faço um shake de Whey + Malto no leite desnatado e mando bala (só de leve)! (Sou adepto a "minha suplementação é minha comida!")

Mal espero a hora de emagrecer perto dos 85kg e fazer um bulking até os 94 e depois um cutting de 8 semanas porreta!!!

Pqp, feliz pra kct gente, esse forum é muito bom, muito provavelmente se não fosse por vocês, mesmo que indiretamente, eu já teria desistido pois pra mim, eu tinha que comer as mesmas porcarias de sempre e diminuir o peso pq estou fazendo exercícios!!!

A sim meus rolês de final de semana...

Galera já comprei mais 2 bikes, ta a familia inteira rodando, as trilhas leves já viraram mais radicais, vou pra mairiporã, atibaia, e região atras de trilhas bacanas, meu cardiaco melhorou muito, minha pedalada esta impressionantemente melhor...

Pqp!!! Obrigado mesmo gente!!! Aos que ajudaram nos meus topicos, aos que ajudaram com artigos, com palavras de incentivo, ou com o seu proprio depoimento dizendo, é dificil é lento, mas é possivel!

A partir de hoje sempre que possivel vou contar um pouco do meu treino, das minhas vitórias na academia e das minhas dificuldades tb!

Obrigado cool.gif

DCS

Editado por darlancs
  • Respostas 167
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado (editado)

Fala darlan!

Muito bom ver que você obteve ótimos resultados e sua família também aderiu. Parabéns!!!

E você perdeu em torno de 13kgs, 10cm de cintura, manteve a medida do braço e aumentou 3cm de coxas e peito, parabéns denovo parceiro! Excelentes resultados!

Acompanhando seu diário.

Abração!

Editado por pedroviski
Postado

Fala darlan!

Muito bom ver que você obteve ótimos resultados e sua família também aderiu. Parabéns!!!

E você perdeu em torno de 13kgs, 10cm de cintura, manteve a medida do braço e aumentou 3cm de coxas e peito, parabéns denovo parceiro! Excelentes resultados!

Acompanhando seu diário.

Abração!

Po valeu pedroviski o incentivo de vocês é algo muito importante, só vendo os depoimentos e as fotos dos resultados do povo que me animaram e fizeram eu enxergar que "é possivel". Leva tempo claro, queremos resultados imediatos, mas com foco e atenção quero chegar perto dos 82 a 85kg bem definidos =)

Aproveitando, hoje, por enquanto não rolou treino, o fim de semana foi exaustivo e precisavamos colocar o sono um pouco em dia!

Na sexta as 21:00 fomos ensaiar e chegamos as 2:00 da manhã em casa (minha esposa é tecladista de bandas de rock anos 50,60 e 70 (Elvis presley) e de Soul Disco e funk (sendo o funk dos anos 70)

Sabado de manhã como o tempo ficou ruim de sexta para sábado resolvemos fazer o rolê básico, abortamos a trilha em mairporã e fomos para o pico do jaraguá!

E lá vai acordarmos as 6:30 da manhã (que sonoooo) comer bem, preparar a bolsa d ehidratação, capacete luva, verificar as bikes e bora pedalar... Entre ida e volta são 30km bem rodados, com um belo teste de resistência , são pouco menos de 4,5km de subida e no ultimo 1km a coisa judia legal pois fica um pouco mais ingrime! após 35min de subidas, chegamos no topo!

Quem é de SP e nunca foi ao pico, aconselho a visita-lo! Ah e aproveite e visite o parque do jaraguá (que fica no pé do pico) é pequeno mas é muito bonito!

Domingo, esposa trabalhou, eu fiquei em casa dando uma geral nela e cuidado dos filhos (é não é fácil)

As 16:00 fui busca-la no serviço e fomos para a Z/L pois tinha ensaio da banda dela, resultado, chegamos em casa quase 23:00

Até comer (salda queijo branco, peito de peru e carnes), tomar banho e dormir já eram mais de 00:00, ai não havia condições de acordar as 5:40 da manhã!, dormimos até as 7:30!

Vamos ver se de noite estivermos legal, vamos para academia lá pelas 21:00 ouuuu rodamos um pouco de bike só para queimar graxa... mas se estivermos ainda indispostos vamos dormir bem cedo para amanhã pegar no pique total!

Abraços!

Ps.: Sobre ensaio e banda, só para vocês entenderem estou falando disso (minha esposa é a tecladista)

http://www.youtube.com/watch?v=yw-qVHwud08

http://www.youtube.com/watch?v=oB6Yuq0lPwQ

http://www.youtube.com/watch?v=0g8DvhLQp0Q

Se quiserem ver mais videos é só colocar: "fabi sozoli" na busca no youtube

Postado

Aproveitando que estava tranquilo por aqui recalculei, o meu TMB com o novo peso e com as novas atividades físicas

TMB= 1992

Como malho 4x por semana e pego firme, além de num dia do FDS fazer Mountain bike pesado escolhi o meu tipo de atividade como "moderadamente ativo"

Moderadamente Ativo = (Exercício Moderado/ 3 a 5 dias na semana) - Use TMB x 1,55

Gasto calórico: 3087 (média diária)

Aproveitando, fiz o calculo para minha esposa tb!!!

TMB da patroa é de 1601 calorias

Como ela malha e pedala junto comigo

Gasto calórico: 2481 (média diária)

Como a genética é má com as mulheres baixinhas, a diferença de caloria é enorme entre eu e minha esposa e olha que não me considero um homem alto!

Sobre malhar hoje....devo malhar sim, odeio ir de noite, ainda mais me sinto bem cansado! Mas por outro lado tem a necessidade de puxar o ferro, "o peito" está pedindo!

O que desanima mais ainda é que a noite a academia fica "estrumbada"

Mas vamos que vamos, sem desanimar!

Para quem quiser e não sabe, a fórmula do cálculo do TMB é:

TMB = 66 + (13,7 x peso em KG) + ( 5 x Altura em CM) - (6,8 x idade em anos)

Informações retiradas do tópico do Leandro Twin

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/23400-entrando-em-cutting/

Postado

To puto hojedry.gif

Vacilamos na hora de colocar o relógio para despertar e ao invez de colocarmos 5:40, colocamos 6:40 da manhã... resultado... não deu tempo de ir para academia!!!

Ao menos estou descansado, a merda é que não sei se dá para ir hoje de noite pois minha esposa trabalha até tarde e vou busca-la... pqp!!!

E o peito sem treinar todo esse tempo!!!

Que raiva!!!

Vamos ver o que consigo ainda para hoje, nem que seja ao menos dar um rolê de bike para queimar graxa então! ohmy.gif

Postado

Aleluia galera, consegui ir hoje para a academia!!!

Vou copiar o esquema de postagem do colega do forum, achei bacana:

Dia:

O treino A para mim é o + mais puxado e acordamos atrasadodry.gif

Colocamos o Cel para despertar as 5:40 da manhã, mas justo a quarta feira estava desmarcado... então... não despertou e acordamo 6:25 com os cachorros da vizinhança tudo latindo (ainda bem que acordamos)

Pré treino foi fraquissimo uma vez que estavamos atrasado, um suco de pessego + um pão integral com presunto e correr para a academia...

Chegamos as 6:50 lá e eu com um mal humor pois estava super atrasado...

Resolvi descontar nas maquinas esse mal humor, já que DESDE SEXTA FEIRA nâo ia na academia, e estava com uma puta vontade de ir e sentir até a alma!

Para me animar um pouco as maquinas que usei hoje estavam todas vazias

Treino:

Peitoral + Antebraço + Trapézio + Panturrilha + Pernas (pouca coisa não)

Aquecimento... não teve, normalmente faço de 10 a 15 min de spinning, mas estava atrasado... então fui direto para o alongamento!!!

Peito acabei fazendo só 3 exercícios

- Supino Reto 15/12/10/8 com aumento de carga (foi bacana senti bem)

- Supino Inclinado 4x12 (foi complicado como caprichei no reto senti bastante na hora de fazer o inclinado, ultima série fiz até a fadiga)

- Peck Deck (gosto muito dessa maquina, mas a sequencia 4x20 não me agrada nem um pouco, como meu humor estava meia boca pois não me sai bem no supino inclinado, meti a carga e descontei o supino inclinado no Peck Deck... sai satisfeito e sinto meu músculo quente até agora!

Antebraço

- Rosca punho 4x15

- Extensão Punho 4x15

Não tem muito o que comentar, é tacar peso e deixar queimar tudo...

Trapézio

- Remada alta com extensão 4x10 (ahhhhhhh como adoro esse exercício, trabalha bastante coisa, me queima inteiro (acido láctico safado!), é um exercício que considero a execução perfeita dele bem chata... mas fiz muito bem, com carga elevada, boa intensidade, gostei)

- Elevação ombros...(bem aqui sempre morou um problema para mim, nunca senti NADA... o que eu fiz, pequei uma boa carga que tinha lá e fiz... confesso senti um pouco o ombro, mas não o que eu gostaria )

Resumindo o treino do ombro foi mais ou menos... Nota mental... Lembrar de fazer trapézio antes do antebraço... Como peguei firme no antebraço, queimava demais o antebraço qdo eu ia fazer a elevação e a remada com cargas altas... ou seja parece que trabalhei mais "a pegada" do que o trapézio

Panturrilha

- Em pé no Smith + Caneleira 4x20... sem comentários

- Maquina sentado (burrinho) 4x20 (Ai sim meus amigos(as) que beleza, coloquei o peso, fiquei na duvida e fiz como o tio Arnold dizia "náq duvida coloque mais carga" rs, coloquei mais 10kg, confesso, minha "batata da perna" parecia que ia romper a pele, pqp que tesão e como dói a desgramada... da panturrilha, fiz com MUITA INTENSIDADE, nem muito rapido e nem muito lento... quero ver só amanhã!!! Vai ter de doer, se não desisto... tenho dificuldades em sentir as pernas...)

Nesse momento olhei para o relógio e vi 7:40 da manhã e soltei um alto e sonoro "PQP estou atrasado"...rs

Corri para as pernas

Pernas

Hoje só faço banco Adutor e Abdutor no treino C faço o restante!

- Adutor 4x25 (não gosto muito dessa maquina, me dói a virilha, mas vamos lá né! Execução normal! Ultima sequencia (já que odeio essa maquina) mandei até a falha deu 4x32 a ultima... isso me leva a crer que na próxima seção vou aumentar uma plaquinha!

- Abdutor 4x25 (Ao contário do abdutor, essa maquina eu gosto, rs! Fiz uma série com carga moderada para aquecer... na segunda série já aumentei 2 placas, na terceira mais uma, não contente aumentei mais 2 e fui até 4 de 40, levando até a falha... faltou só 2 placas para zerar a máquina... Sinto minhas pernas quentes até agora...

Alongamento final... na correria lembrei só agora... Não alonguei no final... droga!

Vamos ver, quero ver se amanhã alguma parte da minha perna queima

Nutrição:

Ontem foi bem bom café lanche da tarde, almoço bacana e jantar muito bom, peixe ao creme de leite light com salade de tomate, alface, cebola e xuxu!

Agora pela manhão foi fraquissimo o pré treino no pós tomei meu shake e já já vou comer sólidos (por volta das 9:15 , são 9:00 agora)

Resumo:

Iniciei bem mal humorado o dia mas agora sinto que o dever foi cumprido, dá para trabalhar numa boa, o humor melhorou

A esposa tb caprichou nos treinos dela hoje... fez Peitoral, Dorsal e Pernas Completas (com agachamento livre, leg e todo o tipo de banco...rs)

Treino seguinte:

Esposa: Ombros, Biceps, tríceps, Panturrilha, Glúteos e caprichar nos ABD (ela só faz AB 2x)

Meu treino: é super light, Dorsais e biceps... e capricho nos ABD (só faço ABC)

Valeu galera!cool.gif

Postado

Bom dia meu povo, hoje teve excursão do meu filho e tinha de leva-lo ao colégio as 7:30 da manhã, ou seja meu treino das 6:30 as 7:45 miou!

Mas por um lado é bom dá para descansar legal já que vou as 20:30 para academia com a patroa!

Hoje estou sentindo bastante meu peitoral (aeeeeeeeeeeeeeeee) o Supino inclinado mandou bem, sinto bastante a parte de cima...

Hoje o treino é bem light, BICEPS, dorsais com varios bisets e os ABD,,, que hoje vai ser de lascar, quero ver meu abdomen trincar de dor...

Esposa, parece que mandou bem nos agachamentos ontem, disse que glúteos e coxas estão que é uma maravilha de queimar...rs...

Eu adoro essa sensação de que tudo foi bem...

Reclamação: Mesmo tendo feito com uma intensidade ENORME o Adutor, Abdutor e panturrilha, não sinto NADAAAAAAAA! Antebraço já parou de Doer

Antes de dormir fiz uma Isometria, aquela passada pelo André Fitt!

Postado

Bom dia povo!!!

Hoje o relato vai ser bem rápido pois estou ficando doido já, estou com 2 trabalhos hoje para fazer, não é fácil!

Como ontem de manhã não pude ir para academia pois foi excursão do meu filho, fui para a academia a noite... estava o outro instrutor que é bastante atencioso e gente fina tb!

A academia estava cheiaaaaaaa, um saco mas graças ao bom Deus os equipamentos que eu queria usar estavam vazios...

Cheguei alonguei e fui direto para o pulley destruir as costas...

Pulley frente com triângulo 4x 15,12,10,8, bem intenso bastante carga, na ultima vez quase não fiz as 8 séries, mas consegui fazer 7 e meia rs... mas sem roubar o movimento!

Pulley costa com barra grande em biset com pullDown... PQP... Me arregacei todo... não estou sentindo muito agora, mas na hora de executar foi complicado

Remada cavalinho... confesso que não estava muito bem, não estou acostumado a treinar de noite, e estava com medo de ingerir carbos (quas ex-gordinho é fogo) na remada cavalinho senti o cansaço bater... fiz 4 de 15, quase morrendo muita carga muito intenso, mas infelizmente a minha ultima série não foi tão boa como as que faço de manhã, e roubei o exercício... sou réu confesso!

Scoth... arrebentei meus biceps... ainda sou fraco, confesso... não carrego muito peso, meus biceps são volumosos mas não carrego muita carga, mas foi bem executada, 3 primeiras séries beiraram a fadiga e a ultima foi até fadigar! deve ter dado na ultima 18 repetições

Tinha ainda rosca inversa e rosca direta na polia (baixa)... mas a maquina estava cheia tive que quebrar o ritmo e fui para os abdomens...

Série de 8 minutos (devo ter feito nuns 12...rs

Abdomem calcanhar

Abliquos Pedalas

Mão no meio da coxa

Supensão de pernas intercaladas

Mão sobre a coxa

Braços e pernas pro alto

Mão no peito

Estica e contrai (não consigo executar essa bem)

Descanso 30 segundos entre cada abdominal e faço uma série de 30 para cada modalidade o que dá um total de 240 abds...

A maquina para fazer rosca esvaziou, terminei minha série, tomei uma aguinha, e fiz uns 10 minutinhos de spinning...

Tirando a remada cavalinho que estava muito cansado, acho que o treino foi muito proveitoso!

Minha esposa estava com os quadriceps em frangalhos ontem graças ao agachamentos de terça feira, a perna esquerda estava até mancando, mas era dor muscular mesmo, das fibras terem se rompido demais mesmo...

Minha esposa tb esta tendo ganhos consideráveis, a celulite esta diminuindo muito a pele está melhor, esta rolando uma diminuição de peso grodo e aumento de massa magra, vejo que o corpo dela esta mais definido e bonito, e quem ganha com isso sou eu! cool.gif Estou gostando do resultado... realmente dieta (Alias DIETA O KCT, é REEDUCAÇÂO ALIMENTAR) é tudo na vida de uma pessoa!

Queremos até o final deste ano de 2010 estar ao menos com o corpo bacana, com bastante saúde, e dentro de um peso bom para nós! (se minha programação estiver correta, lá para junho faço um bulking leve até o fim de agosto e no fim desetembro começo um cutting (Sarados só para o meio de 2011) para acabar no fim de novembro!!!

Bem o humor esta bom, tirando que vai ser um dia bem corrido e quero ver se trino hoje de noite de novo! Vamos ver que horas eu saio da Faria Lima biggrin.gif

Em breve quero colocar fotos, mas ainda tenho vergonha disso.... quero deixar alguns ganhos se consolidarem melhor

Só para saber alguém esta me lendo!? Não que seja importante (ok vai é importante), pois vou continuar postando no diário sempre, isso me ajuda a querer treinar para vir contar aqui e deixar registrado todos os meus passos...

• Moderador
Postado

Darlancs,

Conheci sua história no tópico q falava sb exercício de peitoral para mulheres e foi aí q me dei conta q vc tem um diário.

Infelizmente não tenho tempo para ler tudo que é postado aqui no fórum, e por essa razão perco muita coisa, sendo que geralmente acompanho relatos de pessoas que já conheço, o que não era o seu caso, mas li sua trajetória e gostei bastante da sua iniciativa e força de vontade.

Sobre as roupas estarem largas, não há maior incentivo do que você comprar novas, pois o espelho serve de estímulo para progressos futuros. Não permaneça com as roupas de quando vc era mais pesado, pois já se tornou um novo homem. Invista em vc.

No seu pós treino, melhor tomar só o whey+malto ou dextrose. Tira o leite desse momento, pq ele pode atrapalhar a absorção do whey (meu ponto de vista).

Bacana saber q vc segura a peteca em casa p/ sua esposa tocar. Isso é cumplicidade. Tenho isso com meu Maridão tb.

Qto a Sra. Darlancs, vc ainda vai se surpreender mto, pq o corpo feminino responde mto bem à musculação. Você vai ver a construção de uma mulher cada dia mais gostosa e bonita, isso sem contar da satisfação pessoal que isso vai gerar pra ela, elevando a auto-estima e fazendo aflorar mais ainda o lado feminino.

Continue assim, que vcs dois vão colher muitos frutos positivos.

A partir da agora, tb estou acompanhando seu relato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...