Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com insônia - Ajuda (Com lista de suplementos)


Henrique...

Posts Recomendados

33 minutos atrás, Luiz Menegheti disse:

 

Entendi! Ontem dei uma aumentada na quantidade de calorias diária (Tudo no "olhômetro") e tive a impressão de dormir um pouco melhor, vamos ver como será hoje.

 

Em relação a remédios, nada de uso constante. Evito até mesmo os remédios para dor de cabeça, é só quando realmente precisa.

 

A agua realmente preciso ajustar, pois se eu não tivesse tomado tanto, acho que teria dormido a noite inteira sem acordar de ontem para hoje!

 

Tenho alguns exames e avaliações físicas recentes, será que será de algum proveito postar por aqui? Pra você ter ideia, minha testo estava nestes exames a 373, o que no meu pouco entendimento considero bem baixo para a minha idade, e talvez até o motivo de não estar com a memória/atenção tão boa.

 

Muito grato pelas dicas, vou relatando por aqui como está sendo.

 

Opa amigo, desde já obrigado pela dica. É que quase tudo o que eu estou tomando, foi passado pelo meu treinador. (Eu o procurei justamente para aprender a me alimentar melhor, ter mais saúde, etc...) Pouca coisa eu adicionei, pesquisando aquilo que era bom para melhorar o desempenho mental (Meu principal motivo de se procurar ter uma vida mais saudável)

 

 

Opa, obrigado pelas dicas.

 

Tomo tudo diariamente

 

Como eu disse para o "Kaku". A grande maioria dessas coisas foram passadas pelo meu treinador, e eu adicionei apenas algumas coisas que pesquisei para melhorar o desempenho mental, que é o que mais tem me incomodado ultimamente. O que eu adicionei por conta foi:

 

Vitamina B12

Coenzima Q10 (Tinha esquecido de citar, mas agora já adicionei na lista do primeiro post)

Vitamina D (Ele tinha passado, mas aumentei a dose por conta)

Açafrão da terra

 

Quanto ao complexo B e B12, será que mesmo tendo no polivitamínico, não seria bom essa dosagem adicional? Digo, mesmo que o comprimido de polivitamínico ofereça 100 % diário de um determinado nutriente, um pouco se perde na digestão não é?

 

Quanto a cafeína, será que mesmo tomando a ultima cápsula tão longe da hora de dormir (No máximo por volta das 14:00) ela ainda pode atrapalhar meu sono?

 

A melatonina eu tomo para dormir melhor.

 

 

Opa, então, eu uso 3 mg.

Uma vez usei 6 mg e fiquei mal durante o dia seguinte, então acredito que 3 mg seja uma dose acertada para mim.

Acho que se eu for ter esse colateral (Insônia) eu desde o começo da noite não dormiria, mas no caso eu durmo e acordo antes do que deveria.

 

 

 

 

É, se tu tem sintomas clínicos, tem que investigar e tratar...outra coisa, tem que ver se tua testosterona sempre foi nesse valor ou isso tem outra causa. as vezes é da própria dieta hipocalórica, já que a secreção de GnRH, que controla a produção de LH/FSH. Esse eixo é regulado também pela ingestão calórica (demanda energética) e com a diminuição dessas calorias, pode haver um declinio no pulso de gonadotrofinas de maneira lenta e progressiva, que daí sim afetaria diretamente a produção endógena de testosterona. Isso não vale pra quem usa testosterona sintética , já que nesses casos há interrupção de LH/FSH por conta do feedback negativo induzido pelo uso da testosterona exógena e sinceramente não haveria porque se preocupar daí.

 

Fora isso, respondendo tua pergunta: cafeina em doses normais (<400mg) muito dificilmente afetaria teu sono se tu tomasse no inicio da tarde, não nessa dosagem...a não ser que tu fosse um metabolizador lento (exemplo: fumantes e quem tem um polimorfismo no gene CYP1A2) dai os efeitos iriam perdurar. em geral, uma dosagem abaixo de 400 miligramas longe do horário de dormir não causaria um efeito deletério no teu sono. Parece ser a dieta e talvez (uma hipótese) uma alteração hormonal, que teria que investigar melhor. Muitos médicos se focam demais em exames e esquecem que tem pessoas que não se sentem bem com pré diabetes, nem com testosterona em 300ng/dl, nem com TSH em 4mU/L. Estar dentro da referência as vezes não basta, tem sintomas clínicos que as vezes só o paciente tem e não mostram no exame...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

23 horas atrás, Kaku disse:

E digo mais, ta tomando muito suplemento. Eu cortaria 80% disso, ja nao joga dinheiro fora e quem sabe por ter um dinheiro extra voce nao fica mais tranquilo e dorme melhor

 

 

Ué, não pediu foto do shape dele não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, matheuskr disse:

É, se tu tem sintomas clínicos, tem que investigar e tratar...outra coisa, tem que ver se tua testosterona sempre foi nesse valor ou isso tem outra causa. as vezes é da própria dieta hipocalórica, já que a secreção de GnRH, que controla a produção de LH/FSH. Esse eixo é regulado também pela ingestão calórica (demanda energética) e com a diminuição dessas calorias, pode haver um declinio no pulso de gonadotrofinas de maneira lenta e progressiva, que daí sim afetaria diretamente a produção endógena de testosterona. Isso não vale pra quem usa testosterona sintética , já que nesses casos há interrupção de LH/FSH por conta do feedback negativo induzido pelo uso da testosterona exógena e sinceramente não haveria porque se preocupar daí.

 

Fora isso, respondendo tua pergunta: cafeina em doses normais (<400mg) muito dificilmente afetaria teu sono se tu tomasse no inicio da tarde, não nessa dosagem...a não ser que tu fosse um metabolizador lento (exemplo: fumantes e quem tem um polimorfismo no gene CYP1A2) dai os efeitos iriam perdurar. em geral, uma dosagem abaixo de 400 miligramas longe do horário de dormir não causaria um efeito deletério no teu sono. Parece ser a dieta e talvez (uma hipótese) uma alteração hormonal, que teria que investigar melhor. Muitos médicos se focam demais em exames e esquecem que tem pessoas que não se sentem bem com pré diabetes, nem com testosterona em 300ng/dl, nem com TSH em 4mU/L. Estar dentro da referência as vezes não basta, tem sintomas clínicos que as vezes só o paciente tem e não mostram no exame...

Vamos ver o que acontece com essa tentativa que estou fazendo de estabilizar a perda de peso, com uma dieta "normo-calórica".

 

Vou fazer mais algumas tentativas de ajuste nos meus hábitos antes de procurar novamente um médico. Embora ideal seja ir logo atrás, como eu passei recentemente por um "check-up", queria esperar um pouco antes de começar essa correria de novo. Além do mais, da ultima vez foi um "clínico geral", agora acho que seria um endócrino. (E demora muito pra ter vaga pelo convênio)

 

E quanto a testosterona exógena, nunca usei, acredito que a causa desses sintomas chatos que estou sentindo, foram os muitos anos de péssimos hábitos de vida. Além da alimentação errada e sedentarismo, já segui por muito tempo o "sono polifásico", pra mim foi uma péssima ideia e eu não recomendo pra ninguém (mas já faz alguns anos que saí dessa)

 

Também não bebo nem nunca fumei.

 

A cafeína eu uso 420 mg no total vindo das cápsulas (Evito outros alimentos que contenham cafeína como obviamente café, coca, chá verde, etc...)

 

Muito obrigado!

 

14 horas atrás, felippegarcia87 disse:

 

 

Ué, não pediu foto do shape dele não?

 

Nada pra se ver por aqui amigo, sou só um cara acima do peso buscando melhora de qualidade de vida em primeiro plano e em segundo lugar estética. Então não tenho shape ainda.

 

14 horas atrás, surf disse:

Meia vida da cafeína é 4 a 6 horas.

MEIA vida ou seja se vc toma 200mg, ainda terá 100mg, se toma 400 ainda terá 200...

Ainda tem gente que metaboliza a cafeina mais devagar q outras e acaba acumulando

 

Acho que nesta questão estou tomando cuidado o suficiente. Como a ultima vez que tomo no dia é no máximo por volta das 14:00, até o horário de dormir já se passaram mais de 8 horas.

Mas obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Luiz Menegheti disse:

Vamos ver o que acontece com essa tentativa que estou fazendo de estabilizar a perda de peso, com uma dieta "normo-calórica".

 

Vou fazer mais algumas tentativas de ajuste nos meus hábitos antes de procurar novamente um médico. Embora ideal seja ir logo atrás, como eu passei recentemente por um "check-up", queria esperar um pouco antes de começar essa correria de novo. Além do mais, da ultima vez foi um "clínico geral", agora acho que seria um endócrino. (E demora muito pra ter vaga pelo convênio)

 

E quanto a testosterona exógena, nunca usei, acredito que a causa desses sintomas chatos que estou sentindo, foram os muitos anos de péssimos hábitos de vida. Além da alimentação errada e sedentarismo, já segui por muito tempo o "sono polifásico", pra mim foi uma péssima ideia e eu não recomendo pra ninguém (mas já faz alguns anos que saí dessa)

 

Também não bebo nem nunca fumei.

 

A cafeína eu uso 420 mg no total vindo das cápsulas (Evito outros alimentos que contenham cafeína como obviamente café, coca, chá verde, etc...)

 

Muito obrigado!

 

Nada pra se ver por aqui amigo, sou só um cara acima do peso buscando melhora de qualidade de vida em primeiro plano e em segundo lugar estética. Então não tenho shape ainda.

 

 

Acho que nesta questão estou tomando cuidado o suficiente. Como a ultima vez que tomo no dia é no máximo por volta das 14:00, até o horário de dormir já se passaram mais de 8 horas.

Mas obrigado pela dica.

Testosterona no limite inferior do valor de referência é cada vez mais comum em homens...no teu caso pode ter sido por dieta hipocalórica...a gente quer perder gordura mas acaba bagunçando os hormônios, porque comer abaixo do BMR/TMB não é "natural", digamos. É possível, mas não é a melhor conduta...se fosse, todo mundo ficaria satisfeito com isso.

 

Eu já testemunhei 2 ou 3 vezes declínio de testosterona total e aumento de SHBG com dieta hipocalórica, com exames mostrando uma queda de cerca de 200-250ng/dL a menos em relação ao que costumava ser a minha baseline, apenas pelo estresse imenso que a dieta estava me gerando.  As estratégias pra normalizar isso geralmente incluem aumentar as calorias, verificar o hormônio prolactina (um aumento de PRL significativo pode levar a uma diminuição de testosterona), dormir melhor é importante (poderia ser uma das causas do teu valor mais baixo) e em alguns casos específicos, o uso de SERMS como o clomifeno é muito bem vindo, de preferência usando apenas por pouco tempo. Há quem use HCG, mas é um tema  bem controverso em função do mecanismo de downregulation do nosso próprio LH, que ele causa...dai tu acaba ficando "dependente" dele. Fora isso, a alternativa é TRT, que muitos jovens as vezes acabam entrando quando tem sintomas clínicos e não há o que fazer.   

 

Cafeina nessa dosagem que tu usa, nesse horário, acho difícil que esteja bagunçando teus padrões de sono...se tu me dissesse que usa o dobro ou mais de 800mg e isso depois das 18h, eu até te diria que seria bem provável a causa. Dá pra investigar com exames os  hormônios ACTH, cortisol, TSH, T3 e T4 livres. Alterações nesses hormônios podem ter correlação com cansaço/astenia e sono desregulado e até a própria testosterona pode, se estiver baixa pras tuas necessidades fisiológicas. Cada organismo funciona bem ou mal com diferentes valores hormonais, o que é suficiente pra mim pode ser demais pra ti, ou vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2021 em 12:21, matheuskr disse:

Testosterona no limite inferior do valor de referência é cada vez mais comum em homens...no teu caso pode ter sido por dieta hipocalórica...a gente quer perder gordura mas acaba bagunçando os hormônios, porque comer abaixo do BMR/TMB não é "natural", digamos. É possível, mas não é a melhor conduta...se fosse, todo mundo ficaria satisfeito com isso.

 

Eu já testemunhei 2 ou 3 vezes declínio de testosterona total e aumento de SHBG com dieta hipocalórica, com exames mostrando uma queda de cerca de 200-250ng/dL a menos em relação ao que costumava ser a minha baseline, apenas pelo estresse imenso que a dieta estava me gerando.  As estratégias pra normalizar isso geralmente incluem aumentar as calorias, verificar o hormônio prolactina (um aumento de PRL significativo pode levar a uma diminuição de testosterona), dormir melhor é importante (poderia ser uma das causas do teu valor mais baixo) e em alguns casos específicos, o uso de SERMS como o clomifeno é muito bem vindo, de preferência usando apenas por pouco tempo. Há quem use HCG, mas é um tema  bem controverso em função do mecanismo de downregulation do nosso próprio LH, que ele causa...dai tu acaba ficando "dependente" dele. Fora isso, a alternativa é TRT, que muitos jovens as vezes acabam entrando quando tem sintomas clínicos e não há o que fazer.   

 

Cafeina nessa dosagem que tu usa, nesse horário, acho difícil que esteja bagunçando teus padrões de sono...se tu me dissesse que usa o dobro ou mais de 800mg e isso depois das 18h, eu até te diria que seria bem provável a causa. Dá pra investigar com exames os  hormônios ACTH, cortisol, TSH, T3 e T4 livres. Alterações nesses hormônios podem ter correlação com cansaço/astenia e sono desregulado e até a própria testosterona pode, se estiver baixa pras tuas necessidades fisiológicas. Cada organismo funciona bem ou mal com diferentes valores hormonais, o que é suficiente pra mim pode ser demais pra ti, ou vice-versa.

 

Muito obrigado mais uma vez!

 

Fiz alguns ajustes na dieta, comecei a comer mais. Mas não obtive melhoras na questão da insônia.

 

Já testei inclusive valeriana, mas infelizmente não senti melhora.

 

Sabe me dizer na sua experiência se o excesso de vitaminas do complexo B podem causar insônia? Numa pesquisa por cima no Google vi que algumas podem causar este problema...

 

E já que eu estou somando Polivitamínico + complexo B + B12 + ZMA(Que tem a B6) imagino que pode estar interferindo no sono.

 

Enfim. Testei tomar apenas o polivitamínico hoje e ver o que acontece.

 

Inclusive os amigos "kutchekgore" e "Kaku" também já falaram que eu poderia estar tomando mais coisas do que deveria. Inicialmente não pensei muito nessa hipótese, mas como nenhum ajuste está surtindo efeito, estou aceitando qualquer sugestão!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Luiz Menegheti disse:

 

Opa amigo, tomo 30 minutos ou menos antes de se deitar, da Optmum 3 mg.

 

Eu acordo no meio da noite, mesmo sem vontade de ir ao banheiro, super tenso!

 

Então encontramos uma possível causa da sua insônia de manutenção do sono (é chamada assim quando se tem despertares frequentes ou prolongados). Vamos lá, só para você entender: a melatonina não causa sono, ela é o "start" pro sono. Ela é quem desencadeia todo o processo preparatório do momento de dormir. E quando isso ocorre? Quando a luz do dia começa a baixar, é nesse momento que a melatonina começa a agir, tendo o seu pico por volta das 00h. Quando acordamos, estamos com o pico de outro hormônio importante para o espertar: o cortisol. Já a melatonina está baixa nesse momento, ou seja, são hormônios antagônicos. Você está tomando a melatonina no horário errado, é necessário consumi-la por volta de 6h ANTES do horário habitual do sono, não 30m (sim, as pessoas tomam errado).

 

Eu faria ajustes para tentar consertar seu sono:

 

1) melatonina 6~8h antes do horário habitual de dormir (tente 6h antes)

2) ao invés de usar tudo isso de suplementos, use apenas ashwagandha antes de dormir (adaptógeno modulador de cortisol)

3) pode trabalhar um chá calmante: camomila + mulungu + passiflora

4) MAIS IMPORTANTE DE TUDO: pesquise sobre higiene do sono. De nada adianta tomar suplementos, melatonina, dar mortal duplo carpado e ter comportamentos que afetam negativamente o sono.

 

abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...