Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abdominal Hipopressivo (aka vacuum) pode trazer algum risco?

Posts Recomendados

Postado

Bom, já venho vendo a um bom tempo falarem desse tal vacuum, mas nunca procurei aprender/fazer. Recentemente vi vídeos de um canal que acho confiável (treino em foco) ensinando a técnica e resolvi tentar. Consegui e realmente "alguma coisa" lá dentro da barriga ficou cansada (eu sei q é o transverso, mas nunca tinha sentido esse musculo em si, foi uma sensação diferente kkk) e gostei. Mas gostaria de saber se tem algum risco a pratica desse exercício. E também, se puderem, dicas de treinamento que vocês acham eficaz (quantas rep, quanto tempo fico em apneia, quantas vezes na semana etc). 

Publicidade

Postado
1 hora atrás, gustavooliver71 disse:

Bom, já venho vendo a um bom tempo falarem desse tal vacuum, mas nunca procurei aprender/fazer. Recentemente vi vídeos de um canal que acho confiável (treino em foco) ensinando a técnica e resolvi tentar. Consegui e realmente "alguma coisa" lá dentro da barriga ficou cansada (eu sei q é o transverso, mas nunca tinha sentido esse musculo em si, foi uma sensação diferente kkk) e gostei. Mas gostaria de saber se tem algum risco a pratica desse exercício. E também, se puderem, dicas de treinamento que vocês acham eficaz (quantas rep, quanto tempo fico em apneia, quantas vezes na semana etc). 

Oi amigo eu nunca fiz , quem fazia muito era o arnold né ?

Então encontrei na internet uma citação que diz o seguinte : " O Stomach Vacuum faz mal? É importante alertar para o fato de que o exercício pode aumentar a pressão arterial enquanto o músculo é contraído de maneira isométrica. Sendo assim, o movimento não é indicado para mulheres que estejam grávidas e pessoas que já sofram com a hipertensão"

Vacuum - O que é, benefícios, resultados, como fazer e dicas

Postado
1 minuto atrás, kutchekgore disse:

Oi amigo eu nunca fiz , quem fazia muito era o arnold né ?

Então encontrei na internet uma citação que diz o seguinte : " O Stomach Vacuum faz mal? É importante alertar para o fato de que o exercício pode aumentar a pressão arterial enquanto o músculo é contraído de maneira isométrica. Sendo assim, o movimento não é indicado para mulheres que estejam grávidas e pessoas que já sofram com a hipertensão"

Vacuum - O que é, benefícios, resultados, como fazer e dicas

Eu tenho uma tal síndrome do jaleco branco (minha pressão aumenta absurdamente quando me sinto testado por médico, enfermeiro etc q eu não conheça, com os q sou habituado minha pressão é normal 12/8), vi isso da pressão e fiquei receoso um pouco, apesar de achar que minha pressão so aumente nessas situações

Postado (editado)
11 minutos atrás, gustavooliver71 disse:

Eu tenho uma tal síndrome do jaleco branco (minha pressão aumenta absurdamente quando me sinto testado por médico, enfermeiro etc q eu não conheça, com os q sou habituado minha pressão é normal 12/8), vi isso da pressão e fiquei receoso um pouco, apesar de achar que minha pressão so aumente nessas situações

Caramba , então eu não faria o Vacuum não ! Tem a parada da pressão arterial na citação que eu postei ...

Eu não sei Gustavo , de coração , sendo muito sincero , eu não recomendaria vc fazer esse exercicio não

mas se alguém capacitado disser que é besteira aí tu vai ter que analisar os argumentos da pessoa

Eu não faria , pois vai que vc fica nervoso em um desses vacuuns e comece a sentir como se fosse a sindrome do jaleco branco ? Nosso psicológico é fogo , arriscar isso seria válido ? Claro que vc sozinho pode ficar tranquilo e não ter essa reação , mas vamos supor que num dia desses fique tenso fazendo o exercício e a sindrome do jaleco branco te atinja ??

Editado por kutchekgore
Postado
10 horas atrás, kutchekgore disse:

Caramba , então eu não faria o Vacuum não ! Tem a parada da pressão arterial na citação que eu postei ...

Eu não sei Gustavo , de coração , sendo muito sincero , eu não recomendaria vc fazer esse exercicio não

mas se alguém capacitado disser que é besteira aí tu vai ter que analisar os argumentos da pessoa

Eu não faria , pois vai que vc fica nervoso em um desses vacuuns e comece a sentir como se fosse a sindrome do jaleco branco ? Nosso psicológico é fogo , arriscar isso seria válido ? Claro que vc sozinho pode ficar tranquilo e não ter essa reação , mas vamos supor que num dia desses fique tenso fazendo o exercício e a sindrome do jaleco branco te atinja ??

esse é meu medo, não sei se realmente minha pressão so aumenta quando vou ao medico ou se em outras situações (stress, fadiga etc) isso tbm acontece. To com um exame de mapa marcado pra ver essa questão da pressão alta, vou esperar o resultado pra ver se faço ou não o vacuum. Abraços meu amigo

Postado

Não faz sentido ter medo da pressão aumentar só durante o vacuum, se sua pressão vai aumentar durante a prática de todo e qualquer exercício físico.

Postado

Só lembrando que ele é um exercício muito pouco estudado. Eu particularmente nunca achei nenhum estudo que conclua sua eficácia, sendo um exercício que as pessoas fazem só por empirismo.

O mais próximo que encontrei foi Rebullido et al. (2020) [1], mas ele näo discute a eficácia e sim só procura demonstrar o modo correto de fazer, bem como Srivastav et al. (2016) [2] que usou o stomach vacuum em combinacäo com outras técnicas näo propriamente para demonstrar que o vacuum é eficaz, mas sim pra comparar resultados de exercícios abdominais com swiss ball e no colchonete. Como o vacuum näo foi o único exercício que os participantes executaram, näo podemos afirmar em si que a eficácia alcancada nos resultados advém do vacuum.

Fontes:

[1] Rebullido, Tamara Rial PhD1; Chulvi-Medrano, Iván PhD, CPT, CSCS2 The Abdominal Vacuum Technique for Bodybuilding, Strength and Conditioning Journal: October 2020 - Volume 42 - Issue 5 - p 116-120 doi: 10.1519/SSC.0000000000000434

[2] Srivastav P, Nayak N, Nair S, Sherpa LB, Dsouza D. Swiss Ball Versus Mat Exercises For Core Activation of Transverse Abdominis in Recreational AthletesJ Clin Diagn Res. 2016;10(12):YC01-YC03. doi:10.7860/JCDR/2016/23102.8972

Postado
4 horas atrás, matheuskr disse:

Me identifiquei, quando ando na rua sempre mantenho o abdômen contraído pra disfarçar a pança (e ajeito a postura!) 🤣

Postado
27 minutos atrás, gustavooliver71 disse:

Me identifiquei, quando ando na rua sempre mantenho o abdômen contraído pra disfarçar a pança (e ajeito a postura!) 🤣

Consulte seu médico, antes de continuar fazendo o vacuun , melhor prevenir que remediar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...