Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinar o mesmo músculo 2 dias seguidos + é eficaz ? Na prática vi que sim !

Posts Recomendados

Postado
49 minutos atrás, debew disse:

Porque ele não foi elaborado para isso, apenas isso.

Isso bate para o seu exemplo também. Um micro elaborado para ter 3 treinos de membros inferiores, caso o indivíduo vá além do prescrito e comprometa os outros 2 treinos, só conseguindo executar mais 1, foi mal executado.

O ponto chave é, conseguir treinar com uma frequência média/alta o mesmo músculo não faz em nada ele não ser ou menos sério e pesado, que um menos estímulos na semana.

Mas näo é o caso de ir além do prescrito e sim de nem chegar no prescrito. Você faz aquela execucäo roubada. Movimento mal feito. Intervalos longos de repouso porque tá colocando a conversa em dia na academia. Entope de carga pra treinar o ego, cagando pra execucäo... Isso é um treino mal executado, na minha opiniäo. Ou contanto que no papel esteja tudo certo, o treino é sério e pesado...

Publicidade

Postado (editado)

o que seria um intervalo longo de repouso entre uma série e outra ? Quantos minutos , sendo mais preciso ?

Qual o máximo de minutos que a pessoa deve descansar entre uma série e outra ?

To perguntando na boa mesmo, com o maior respeito, pois é uma dúvida minha

eu por exemplo quando to muito exausto descanso entre 2 a 4 minutos entre uma série e outra , como um carbo ou uma proteina liquida e vou la e termino a série

isso tá muito errado ?

11 minutos atrás, Torf disse:

Mas näo é o caso de ir além do prescrito e sim de nem chegar no prescrito. Você faz aquela execucäo roubada. Movimento mal feito. Intervalos longos de repouso porque tá colocando a conversa em dia na academia. Entope de carga pra treinar o ego, cagando pra execucäo... Isso é um treino mal executado, na minha opiniäo. Ou contanto que no papel esteja tudo certo, o treino é sério e pesado...

Editado por kutchekgore
Postado

Kutch, 

Em casos normais eu desaconselho alimentação no meio do treino, mesmo que líquida. Pense que no processo de digestão vai sangue pro intestino pra fazer a absorção dos nutrientes, e ao mesmo tempo há a demanda por sangue nos músculos. Sabe quando tua vó falava pra não ir nadar logo depois de comer? Então... 

Há quem diga que não tem problema tomar carbo líquido de rápida absorção, mas a pergunta é se vc realmente precisa disso. Se sim, será que não tem alguma outra maneira de contornar essa necessidade sem ser nutrição intra-treino? 

Do tempo de descanso. 

Da mesma maneira que a gente faz o aquecimento pra mandar músculo pro sangue antes de fazer o esforço arregaçando, se vc fica muito tempo parado o músculo esfria e vc pode perder desempenho ou até mesmo aumentar a possibilidade de lesão. Quanto é muito e quanto é pouco? Não sei te dizer. Aguardo a intervenção do torf, ele que gosta de meter os estudos no rolê e eu gosto disso. 

Postado

Então Renan entendo sua explicação , só que no meu caso sempre fiz isso de beber um golinho de whey ou comer um franguinho desfiado ou arroz mesmo pra me dar mais gás entre as  séries quando me sinto muito exausto e nunca passei mal não , claro que concordo que não dá pra fazer um banquete no meio do treino por causa da digestão e tal mas uma beliscada ao menos no meu caso nunca me fez passar mal

quanto o descanso oque vc falou faz sentido , tiveram alguma svezes que descansei tipo 10 minutos num treino pesado que tava fazendo de biceps aí pra terminar a ultima serie o musculo ja tinha esfriado , não consegui completar a serie de jeito algum , fazia uma ou duas repetições e o muisculo travava e vinham pontadas , tipo agulhadas nele , já me aconteceu muitas vezes isso quando descanso demais em alguns exercicios , mas isso também seja individual , por exemplo o stallone ( ator ) treinava dua svezes por dia uma antes do almoço e outra pós e li relatos que ele fazia isso também com os mesmos grupos musculares .... mas é aquilo né cada um tem uma biologia e ele também tava sempre on fire nos aes, aí dizem que fazem com que tu sinta menos dor e renda mais

Postado
Agora, kutchekgore disse:

o que seria um intervalo longo de repouso entre uma série e outra ? Quantos minutos , sendo mais preciso ?

Qual o máximo de minutos que a pessoa deve descansar entre uma série e outra ?

To perguntando na boa mesmo, com o maior respeito, pois é uma dúvida minha

eu por exemplo quando to muito exausto descanso entre 2 a 4 minutos entre uma ´serie e outro , como um carbo ou uma proteina liquida e vou la e termino a série

isso tá muito errado ?

Curto ou longo é relativo, dependendo da estrutura do treino e do seu objetivo, todavia eu pessoalmente creio que os excessos (demasiado curta ou demasiado longa) podem ser prejudiciais. Às vezes você tá conversando com seu amigo e, quando percebe, já se passaram 10 minutos... Ou entäo você tá num gás grande ou numa pressa e faz pausas curtíssimas, tipo alguns míseros segundos.

Mas isso é o que eu penso. Já já aparece alguém aqui pra dizer que estou errado, entäo é melhor eu trazer alguns estudos. Daí eles podem debater com os autores dos estudos e näo comigo.

Henselman e Schönfeld (julho 2014) buscaram analisar o efeito dos intervalos de repouso entre séries na hipertrofia muscular induzida por exercícios com peso. Eles concluiram que a literatura não apóia a hipótese de que o treinamento para hipertrofia muscular requer intervalos de descanso mais curtos do que o treinamento para o desenvolvimento de força.

Porém o próprio Schönfeld (Schönfeld et al. julho 2016) alguns anos chegou a conclusäo que Períodos de descanso intercalados mais longos aumentam a força muscular e a hipertrofia. Ele comparou pausas de 1 minuto com pausas de 3 minutos e concluiu que as pausas de 3 minutos trazem mais ganhos.

Buresh e Berg (2009) buscaram comparar a resposta hormonal entre pausas de 1 minuto e pausas de 2,5 minutos. Eles concluiram que em homens saudáveis recentemente não treinados, o treinamento de força com 1 minuto de descanso entre as séries provoca uma resposta hormonal maior do que intervalos de descanso de 2,5 minutos na primeira semana de treinamento, mas essas diferenças diminuem na semana 5 e desaparecem na semana 10 de treinamento.

Já mais recentemente Fink et al. (2018) buscou analisar os efeitos dos intervalos de descanso e cargas de treinamento no estresse metabólico e hipertrofia muscular, comparando pausas de 30 segundos e de 3 minutos e concluiu que o descanso curto combinado com o treinamento de baixa carga pode induzir uma grande quantidade de estresse metabólico, levando a hipertrofia muscular melhorada, enquanto o descanso longo com o treinamento de alta carga pode levar a aumentos de força superiores.

O ideal é você mesmo ler os estudos e tirar suas próprias conclusöes.

Postado
Agora, kutchekgore disse:

Então Renan entendo sua explicação , só que no meu caso sempre fiz isso de beber um golinho de whey ou comer um franguinho desfiado ou arroz mesmo pra me dar mais gás entre as  séries quando me sinto muito exausto e nunca passei mal não , claro que concordo que não dá pra fazer um banquete no meio do treino por causa da digestão e tal mas uma beliscada ao menos no meu caso nunca me fez passar mal

quanto o descanso oque vc falou faz sentido , tiveram alguma svezes que descansei tipo 10 minutos num treino pesado que tava fazendo de biceps aí pra terminar a ultima serie o musculo ja tinha esfriado , não consegui completar a serie de jeito algum , fazia uma ou duas repetições e o muisculo travava e vinham pontadas , tipo agulhadas nele , já me aconteceu muitas vezes isso quando descanso demais em alguns exercicios , mas isso também seja individual , por exemplo o stallone ( ator ) treinava dua svezes por dia uma antes do almoço e outra pós e li relatos que ele fazia isso também com os mesmos grupos musculares .... mas é aquilo né cada um tem uma biologia e ele também tava sempre on fire nos aes, aí dizem que fazem com que tu sinta menos dor e renda mais

Quanto à alimentacäo intra-treino, quando você ingere um alimento, você vai estar desviando sangue para o sistema digestório. Sangue que poderia ser usado pelos músculos. Daqui que seu corpo aproveite os nutrientes desse franguinho ou desse arroz que você comeu durante o treino, você já estará em casa.

Claro que há situacöes onde a alimentacäo durante a atividade é extremamente importante, como por exemplo quando você está fazendo um treino longo de ciclismo.

Resumindo; se você for treinar bem nutrido, a alimentacäo intra-treino é completamente dispensável e pode até ser prejudicial.

Postado
2 minutos atrás, Alex Ruiz disse:

Varia. Tem treinos em que descanso 30s, outros até 5min entre séries. Depende do objetivo, tanto do treino quanto do contexto geral.

Tu já descansou acima de 5 minutos e o músculo esfriou e tu sentiu dificuldade pra terminar o treino ?

comigo já quando o músculo esfria é complicado pra terminar a série e fora as agulhadas que dá

ao menos em mim

Postado
31 minutos atrás, Torf disse:

Mas näo é o caso de ir além do prescrito e sim de nem chegar no prescrito.

Contextualização. Tu quis criar um contexto específico de um treino mal feito, e eu coloquei outro, justamente pra mostrar que não é só a visão "abaixo" do estipulado que caracteriza um treino ruim.

Você faz aquela execucäo roubada. Movimento mal feito. Intervalos longos de repouso porque tá colocando a conversa em dia na academia. Entope de carga pra treinar o ego, cagando pra execucäo... Isso é um treino mal executado, na minha opiniäo.

Então toda e qualquer resposta tem que levar em consideração absolutamente qualquer contexto que torne a prática errônea, colocando a mesma escrita?

Eu vejo pelo contrário. No momento que se fala de treinamento é tudo sendo feito da forma que tem de ser. Se a pessoa vai executar errado tanto mais quanto pra menos, não entra na equação justamente por não ser algo que tu pode mensurar.

Ou contanto que no papel esteja tudo certo, o treino é sério e pesado...

O papel é o que tu pode mensurar aqui, todo resto é especulação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...