Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de exames hormonais pra quem sabe interpretar

Posts Recomendados

2 horas atrás, cassioramos.cr disse:

Demorou, mas eu li tudo até chegar aqui rs.

Gostei da expressão "draconiano" citada pelo @matheuskrhahaha.

Bom... sobre o tópico e, principalmente, sobre os novos exames... vamos lá...

Os valores estão voltando pro eixo, mas, certamente, o mais importante é que os sintomas melhorem. Isso pode começar a ocorrer nos próximos dias ou semanas.

SE EU FOSSE VOCÊ, eu aumentaria o T4 pra 75mcg/dia. Lembrando que você precisa tomar ele em jejum e precisa esperar pelo menos 1h até consumir qualquer outra coisa devido a melhor absorção da levotiroxina em ambiente mais ácido.

Quanto à testo, LH, FSH e ao estradiol, poderia valer a pena fazer o uso de um SERM's, tipo clomifeno e/ou tamoxifeno. Dá pra tentar fazer isso por alguns meses pra avaliar como você responde e, então, pode se considerar um desmame e reavaliar. Se continuar bem após essa terapia, mantenha sem ela ou então até pode usar uma dose baixa de tamox, tipo 20mg/dsdn. Caso a terapia não tenha bons resultados, dá pra considerar o uso do HCG ou até mesmo, quem sabe, considerar um TRT.

Quanto ao SHBG, olha... dá até pra arriscar um "fitozinho" antes de entrar com um fármaco, tipo proviron... dá pra tentar uma Eurycoma longifolia, por exemplo...

O importante é sempre ir alinhando os valores obtidos nos exames e também a sintomatologia.

Mostrar conteúdo oculto

EDIT: @abraao25, é você? :rolleyes:

Mestre, por onde tu andava??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

7 horas atrás, matheuskr disse:

Uma coisa que eu queria ponderar, se tu está usando medicação pra tireoide, não é incomum o SHBG aumentar. se tu precisa usar pra tratar hipotireoidismo, beleza, mas é um efeito adverso bem conhecido.

Irmão e se ele cortar o café, cerveja, e suplementar boro zinco magnésio, não haveria uma diminuição do shbg?

Link para o comentário

22 minutos atrás, Eliel.121 disse:

Irmão e se ele cortar o café, cerveja, e suplementar boro zinco magnésio, não haveria uma diminuição do shbg?

Acredito até certo ponto, mas a probabilidade é da medicação que ele está usando contrapor o efeito benéfico do restante, por mais que eu veja o boro com bons olhos e magnésio também. Porém...há uma outra alternativa a ser pensada e que não é muito cara... Seria até discutível ele comentar com o médico a possibilidade de entrar com uma dosagem terapêutica de Proviron, já que a mesterolona oral em doses moderadas não parece acarretar em inibição do eixo HPT, é um esteróide androgênico que mesmo por via oral, não apresenta efeitos deletérios pro organismo e pode ajudar nisso que ele apresenta. Diria que dos esteróides, parece ser o único com potencial mais fraco, seguro, que não vai causar diminuição relevante de LH e FSH (provavelmente nem arranhe a superfície, o que é benéfico pra quem fez TPC), ao menos não dentro das dosagens terapêuticas elucidadas na bula.

O @cassioramos.cr citou o Proviron ali em cima no post dele.  O crédito vai pra ele por lembrar primeiro kk  

Editado por matheuskr
Link para o comentário

12 horas atrás, matheuskr disse:

Uma coisa que eu queria ponderar, se tu está usando medicação pra tireoide, não é incomum o SHBG aumentar. se tu precisa usar pra tratar hipotireoidismo, beleza, mas é um efeito adverso bem conhecido.

Quando eu não estava usando levoid, meu SHBG estava mais alto ainda... olha os valores dos primeiros exames.

Editado por luansdofnvprt
ajuste
Link para o comentário

5 horas atrás, Eliel.121 disse:

eu já faço tudo isso a anos... não adiantou pra mim pelo menos. Boro estou suplementando a apenas 2 meses, junto com o long jack

Editado por luansdofnvprt
Link para o comentário

8 horas atrás, OCoelho disse:

Quanto seria um valor "bom" de SHBG? 

Se estivesse na casa dos 20nmol/L provavelmente já haveria uma melhora bem sensível nos sintomas, comparado a esse valor alto 60nmol/L que deflagrou no exame. Não interpreta literalmente isso, pode ter 25nmol/L e estar te sentindo melhor. Quando o assunto é SHBG...quanto mais alto, em geral é isso daí que foi relatado: testosterona livre no limite inferior. A matemática não mente, nem os sintomas de quem sofre...  

Link para o comentário

• Supermoderador
18 horas atrás, luansdofnvprt disse:

Opaa irmãooo, muito obrigado pela avaliação. Eu enviei esses novos exames pro endócrino também pra ver o que ele diz, pretendo seguir sua dica de aumentar pra 75.

Sobre os fármacos, gostaria de testar também, já vi falarem muito bem do proviron.

Tenho uma baita vontade de fazer TRT, tentar ficar no meu melhor natural, em tudo, e melhorar os sintomas ruins.

Sobre a Eurycoma longifolia, é o Long Jack? Estou usando ele faz exatamente esses dois meses, então ele já pode ter me ajudado a melhorar esses valores.

A ideia é ir fazendo os exames e ajustando a dosagem do T4 conforme for necessário e, como falei, sempre correlacionando com sua sintomatologia.

Proviron é uma possibilidade, mas é sempre melhor partir da abordagem mais natural pra menos natural (estilo de vida (dieta e atividade física) -> suplementação -> fármacos).

Sim, é o long jack. Talvez ele possa ter contribuído realmente com os exames, mas espero que seus sintomas melhorem mais. Só assim pra dizer que realmente te ajudou.

16 horas atrás, matheuskr disse:

Mas irmão... será que em doses apenas de reposição isso também ocorreria de forma significativa? Já vi exames de atletas (homens) que usavam t's em preparação e o shbg ainda tava normal ou baixo, tipo uns 30nmol/L.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...