Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de exames hormonais pra quem sabe interpretar

Posts Recomendados

Publicidade

21 minutos atrás, luansdofnvprt disse:

Nossa, hoje neu endócrino pediu TSH e T4 live pela terceira vez. Tá me enrolando parece

Amigo ele faz isso p ter respaldo para confirmar o diagnóstico de fato. A não ser que o colega seja muito fora da curva, mas creio que tem motivo para tal pedido.

Como eu te disse, ao meu ver ele deveria sugerir teste terapêutico com levotiroxina!

Poste os resultados aqui quando sairem, dos novos exames.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, luansdofnvprt disse:

Nossa, hoje neu endócrino pediu TSH e T4 live pela terceira vez. Tá me enrolando parece

SHBG alto na verdade costuma aparecer com hipertireoidismo, alguns casos onde o cara tá com o fígado muito comprometido, visto que a produção dessa proteina é em grande parte sintetizada no figado (AST/ALT estariam alterados, GAMA GT, e alguns outros parametros explicariam isso. teu SHBG tá alto, mas já vi valores com 3 digitos...). Fora isso, medicamentos, aumento de conversão de testosterona em estradiol e anorexia nervosa, todos aumentam o SHBG. Os entusiastas de dietas loucas e jejum prolongado (<24h) normalmente relatam uma melhora na acne e consequencia de diminuição do sono e da libido.

se tu tiver hipertireoidismo, isso explicaria o SHBG ao menos.

Link para o comentário

1 hora atrás, matheuskr disse:

SHBG alto na verdade costuma aparecer com hipertireoidismo, alguns casos onde o cara tá com o fígado muito comprometido, visto que a produção dessa proteina é em grande parte sintetizada no figado (AST/ALT estariam alterados, GAMA GT, e alguns outros parametros explicariam isso. teu SHBG tá alto, mas já vi valores com 3 digitos...). Fora isso, medicamentos, aumento de conversão de testosterona em estradiol e anorexia nervosa, todos aumentam o SHBG. Os entusiastas de dietas loucas e jejum prolongado (<24h) normalmente relatam uma melhora na acne e consequencia de diminuição do sono e da libido.

se tu tiver hipertireoidismo, isso explicaria o SHBG ao menos.

Hiper não pode ser acho, decido ao TSH alto, T4 baixo. Um ano atrás fiz uns exames gerais e o Gama GT tava normal. Única coisa fora é uma anemia, reticulócitos altos. Sobre o SHBG, testo, lh que tá tudo meio ruim, ele disse que primero quer ajustar a tireoide, pq segundo ele, ela comanda quase tudo e corrigindo isso poderia ajustar todo o resto.

1 hora atrás, abraao25 disse:

Amigo ele faz isso p ter respaldo para confirmar o diagnóstico de fato. A não ser que o colega seja muito fora da curva, mas creio que tem motivo para tal pedido.

Como eu te disse, ao meu ver ele deveria sugerir teste terapêutico com levotiroxina!

Poste os resultados aqui quando sairem, dos novos exames.

Com certeza mano, volto aqui pra relatar

Editado por luansdofnvprt
Erro poetigues
Link para o comentário

2 horas atrás, luansdofnvprt disse:

Hiper não pode ser acho, decido ao TSH alto, T4 baixo. Um ano atrás fiz uns exames gerais e o Gama GT tava normal. Única coisa fora é uma anemia, reticulócitos altos. Sobre o SHBG, testo, lh que tá tudo meio ruim, ele disse que primero quer ajustar a tireoide, pq segundo ele, ela comanda quase tudo e corrigindo isso poderia ajustar todo o resto.

Com certeza mano, volto aqui pra relatar

Sim, é possível que um desequilibrio no eixo que controla a tireoide, bagunce todo resto...mas pra garantir eu acho que ele deveria solicitar exames de imagem, só de sangue não bastam. Teus níveis basais de LH estão curiosamente baixos pra quem não fez uso de AAS.

Link para o comentário

34 minutos atrás, matheuskr disse:

Sim, é possível que um desequilibrio no eixo que controla a tireoide, bagunce todo resto...mas pra garantir eu acho que ele deveria solicitar exames de imagem, só de sangue não bastam. Teus níveis basais de LH estão curiosamente baixos pra quem não fez uso de AAS.

Eu fiz ultrassom da tireoide também esses dias, e não mostrou alteração alguma. E sobre o LH, nunca usei nada de droga, nem perto disso, só suplementos mesmo(creatina, vitaminas).

Editado por luansdofnvprt
atualização
Link para o comentário

1 hora atrás, MBD disse:

Você já pegou covid?

Pelo que tenho visto, o corona tem desregulado bem as pessoas que o contraíram.

acho que sim, lá em fevereiro. Mas minha libido tá ruim faz uns 4 anos, mas piora conforme o tempo passa, tenho 29 anos.

Link para o comentário

• Moderador
3 minutos atrás, luansdofnvprt disse:

acho que sim, lá em fevereiro. Mas minha libido tá ruim faz uns 4 anos, mas piora conforme o tempo passa, tenho 29 anos.

Posso falar com propriedade pois recém me curei do corona. E cara, você fica ruim um bom tempo. Eu ainda não me sinto 100%, em vários sentidos. Algumas dessas alterações pode ter relação com o vírus também. Mas refaz o exame, conversa com o médico, se necessário ele tratará a hipo. Boa sorte aí no processo. Abs

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 24/02/2021 em 14:04, luansdofnvprt disse:

Boa tarde galera, venho aqui pedir uma ajuda, pois fiz exames hormonais pela primeira vez, após sentir dificuldades no ganho de massa muscular, libido horrível, constipação, falta de memória e concentração. Quero opinião da galera ae que sabe interpretar esses exames.

Eu achei os resultados bem alterados, mas não sei se estou exagerando, marcarei com o endócrino novamente para avaliar.

Tenho 29 anos e treino musculação a uns 8 anos, nunca tomei remédio.

25-HIDROXI-VITAMINA D TOTAL (D2 + D3)

RESULTADO..................: 40,2

Adultos: saudaveis ate 60 anos.....: maior que 20 ng/ml
grupo de risco(*).........: 30 a 60 ng/ml

ESTRADIOL

RESULTADO....................: inferior a 11,8 
Masculino:
2 a 3 anos......: ate 51,4 pg/ml
4 a 9 anos......: ate 26,5 pg/ml
10 a 13 anos.....: ate 36,6 pg/ml
Maior que 14 anos: ate 48,9 pg/ml

HORMONIO LUTEINIZANTE (LH)

RESULTADO (basal).......: 1,46 
Masculino:
2 a 3 anos..........: inferior a 0,07 mUI/ml
4 a 9 anos..........: ate 0,40 mUI/ml
10 a 12 anos........: ate 2,90 mUI/ml
13 a 21 anos........: 1,00 a 7,10 mUI/ml
21 a 70 anos........: 1,75 a 9,62 mUI/ml
Maior que 70 anos...: 3,36 a 35,18 mUI/ml

PROLACTINA

RESULTADO.................: 11,4 
Masculino:
2 a 3 anos.......: 3,6 a 28,6 ng/ml
4 a 9 anos.......: 4,5 a 18,0 ng/ml
10 a 16 anos.....: 3,2 a 13,5 ng/ml
17 a 21 anos.....: 5,4 a 15,4 ng/ml
Maior que 21 anos: 2,6 a 18,3 ng/ml

TESTOSTERONA LIVRE

TESTOSTERONA LIVRE.....: 173,2 
Masculino:
20 a 50 anos.: 170 a 660 pmol/l

TESTOSTERONA TOTAL

RESULTADO..................: 416 
Masculino:
ate 18 meses.....: ate 284 ng/dl
18 meses a 7 anos: ate 11 ng/dl
7 a 9 anos.......: ate 18 ng/dl
9 a 12 anos......: ate 39 ng/dl
12 a 19 anos.....: 10 a 441 ng/dl
Maior que 19 anos: 175 a 781 ng/dl

HORMONIO ESTIMULADOR DA TIREOIDE (TSH)

RESULTADO..............: 5,96 (exame 1 semana depois TSH deu: 6,38 e o T4 Livre deu o mínimo 0,7)

0 a 1 ano........: 0,70 a 8,21 uUI/ml
2 a 5 anos.......: 0,80 a 6,26 uUI/ml
6 a 10 anos......: 0,80 a 5,40 uUI/ml
11 a 14 anos.....: 0,70 a 4,61 uUI/ml
15 a 18 anos.....: 0,50 a 4,33 uUI/ml
Maior que 19 anos: 0,55 a 4,78 uUI/ml

T4 LIVRE:

0,7

GLOBULINA LIGADORA DE HORMONIOS SEXUAIS (SHBG)

RESULTADO..............: 70,8 
Masculino:
Maior que 19 anos: 13,3 a 89,5 nmol/l

fala mano, isso é um hipotireoidismo subclinico. Não afeta sua perda de peso e nem precisa de tratamento... Seu corpo esta compensando o fsh para aumentar t3 e t4.

Resumindo: seu corpo esta com t3 e t4 normal pq sua hipofise esta compensando oq seu corpo produziria normalmente.

Isso é bem comum e n tem que se preocupar quanto a tireoide...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...