Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Supino com halter trabalha menos o triceps?


GstvOliveira

Posts Recomendados

Já vi em diversos lugares (aqui, artigos, youtube etc) falarem que apesar do supino com halter trabalhar o peitoral e deltoide da mesma maneira que a barra, a ativação do triceps é menor. Isso é real? Se sim, qual seria o motivo? Tenho feito somente supino com halter e a sensação tem sido ótima (na primeira serie de aquecimento já sinto o peito trabalhado) mas n sei se eu deveria adicionar algum exercicio extra pro triceps

Editado por gustavooliver71
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Rapaz, nunca ouvi falar nisso.

 

Sei que electromiografia não é tudo, mas em estudos, como por exemplo Stastny et al. (2017) encontrou resultados de ativação similares para o tríceps comparando o supino com halteres e com a barra.

 

Fonte:

 

Stastny P, Gołaś A, Blazek D, Maszczyk A, Wilk M, et al. (2017) A systematic review of surface electromyography analyses of the bench press movement task. PLOS ONE 12(2): e0171632.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real trabalha mais os sinergistas e estabilizadores em geral, mas nada muito considerável em comparação ao supino com barra.

Gosto de usar os dois no treino: se faço o reto com barra, faço o inclinado com halteres, ou vice-versa.

Editado por Alex Ruiz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Torf disse:

Rapaz, nunca ouvi falar nisso.

 

Sei que electromiografia não é tudo, mas em estudos, como por exemplo Stastny et al. (2017) encontrou resultados similares para o tríceps comparando o supino com halteres e com a barra.

 

Fonte:

 

Stastny P, Gołaś A, Blazek D, Maszczyk A, Wilk M, et al. (2017) A systematic review of surface electromyography analyses of the bench press movement task. PLOS ONE 12(2): e0171632.

Interessante ver outros estudos com resultados diferentes. Nesse que li aparentemente a menor ativação do triceps se dava por causa de uma maior ativação no bíceps, mas nunca percebi o biceps trabalhar no supino com halter (diferentemente do crucifixo, q da pra perceber a ativação), ai achei curioso. O estudo que li https://www.researchgate.net/publication/49746305_A_comparison_of_muscle_activity_and_1-RM_strength_of_three_chest-press_exercises_with_different_stability_requirements

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Alex Ruiz disse:

Na real trabalha mais os sinergistas e estabilizadores em geral, mas nada muito considerável em comparação ao supino com barra.

Gosto de usar os dois no treino: se faço o reto com barra, faço o inclinado com halteres, ou vice-versa.

Eu estava fazendo dessa forma, reto com barra e inclinado com halter. Essa semana mudei e curti fazer o reto com halter mas o problema pra mim é erguer o peso (incríveis 16kg), tou com o punho direito dolorido e sinto um incomodo danado pra por o halter na perna, com a mão esquerda vai suave

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me falaram dos estabilizadores que na barra é  legal e tal, mais para mim não posso fazwr na barra, tenho frouxidão ligamentar, e quando faco na barra sinto muito mais o tendão que o próprio musculo, acaba ficando muito ruim, a dor fica aguda nas juntas, infelizmente... tenho tendinite tbm o que piora a situação, então tenho trocado tudo que é  barra pelos halteres... mais em relacao ao triceps nao, somente a diferença nos estabilizadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, gustavooliver71 disse:

Interessante ver outros estudos com resultados diferentes. Nesse que li aparentemente a menor ativação do triceps se dava por causa de uma maior ativação no bíceps, mas nunca percebi o biceps trabalhar no supino com halter (diferentemente do crucifixo, q da pra perceber a ativação), ai achei curioso. O estudo que li https://www.researchgate.net/publication/49746305_A_comparison_of_muscle_activity_and_1-RM_strength_of_three_chest-press_exercises_with_different_stability_requirements

Muito cuidado ao usar esse "biceps trabalhar no supino". Ativacäo electromiográfica näo tem muita correspondência com hipertrofia. Näo é porque ele é ativado que significa que vai gerar hipertrofia no bíceps. Quando você faz exercícios ou movimentos de empurrar, claro que o bíceps vai participar. Ele vai estar se mexendo. Porém näo terá um papel de protagonista, sendo esse o do tríceps.

 

E quanto a esse estudo que você postou, sim, os investigadores encontraram uma ativacäo menor do tríceps com os halteres porém na fase excêntrica a diferenca é muito pequena e na fase concêntrica é cerca de 20%. Eu, pessoalmente, creio que para um músculo trabalhado de forma secundária, a diferenca näo traz muito impacto. Ou seja, näo é um fator täo decisivo para se optar por uma ou outra variante, haja vista o treino com halteres ter outras vantagens, como por exemplo a questäo dos estabilizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Torf disse:

Muito cuidado ao usar esse "biceps trabalhar no supino". Ativacäo electromiográfica näo tem muita correspondência com hipertrofia. Näo é porque ele é ativado que significa que vai gerar hipertrofia no bíceps. Quando você faz exercícios ou movimentos de empurrar, claro que o bíceps vai participar. Ele vai estar se mexendo. Porém näo terá um papel de protagonista, sendo esse o do tríceps.

 

E quanto a esse estudo que você postou, sim, os investigadores encontraram uma ativacäo menor do tríceps com os halteres porém na fase excêntrica a diferenca é muito pequena e na fase concêntrica é cerca de 20%. Eu, pessoalmente, creio que para um músculo trabalhado de forma secundária, a diferenca näo traz muito impacto. Ou seja, näo é um fator täo decisivo para se optar por uma ou outra variante, haja vista o treino com halteres ter outras vantagens, como por exemplo a questäo dos estabilizadores.

 Da hora manow teus comentários nos topicos, sao normalmente quase uma aula sobre os assuntos...  acho bem legal isso, tem me ajudado bastante nos conhecimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2021 em 10:19, Torf disse:

Muito cuidado ao usar esse "biceps trabalhar no supino". Ativacäo electromiográfica näo tem muita correspondência com hipertrofia. Näo é porque ele é ativado que significa que vai gerar hipertrofia no bíceps. Quando você faz exercícios ou movimentos de empurrar, claro que o bíceps vai participar. Ele vai estar se mexendo. Porém näo terá um papel de protagonista, sendo esse o do tríceps.

Depende do movimento.

No crucifixo por exemplo, tem um momento de extensão de cotovelo exercido pelo peso que é justamente o bíceps que faz a força oposta quando muda a fase do movimento entre excêntrica e concêntrica.

(Tom Erik Solstad, Vidar Andersen, Matthew Shaw, Erlend Mogstad Hoel, Andreas Vonheim, Atle Hole Saeterbakken. (2020) A Comparison of Muscle Activation entre Barbell Bench Press e Dumbbell Flyes em homens treinados com resistência . Journal of Sports Science and Medicine (19) , 645-651.)

Com certeza EMG não significa hipertrofia, entretanto mostra que há trabalho, logo, algo precisa ser pensado sobre como por exemplo: Esse aumento na utilização do biceps pode prejudicar o movimento e/ou expor há algum tipo de problema sendo feito após uma sessão pesada de biceps?

Em 21/02/2021 em 10:19, Torf disse:

E quanto a esse estudo que você postou, sim, os investigadores encontraram uma ativacäo menor do tríceps com os halteres porém na fase excêntrica a diferenca é muito pequena e na fase concêntrica é cerca de 20%. Eu, pessoalmente, creio que para um músculo trabalhado de forma secundária, a diferenca näo traz muito impacto. Ou seja, näo é um fator täo decisivo para se optar por uma ou outra variante, haja vista o treino com halteres ter outras vantagens, como por exemplo a questäo dos estabilizadores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando um pouco de lado os estudos apresentados, opinião pessoal, na pratica com barra sinto bastante o anterior de ombro e um pouco triceps, porém com halteres não sinto esse incomodo no ombro, e sinto maior ativação do peitoral e amplitude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...