Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Ok, pesquisei aqui no fórum e não achei nada exato sobre, então abri esse tópico para discussão e divulgação de conhecimentos para o que seria útil e prejudicial para prolognar a vida, quem quiser compartilhos videos, artigos, próprias palavras ou o que for, sinta-se á vontade.

Vai aqui um video do Muzy (grande Muzy, pqp, maluco inteligente do krl) que fala um pouco sobre:

Spoiler

Publicidade

Postado

Prejudicial vemos aos montes por aí.

Agora pra prolongar a vida, eu lembro de ter visto uma reportagem na Globo uma vez, de uma cidade onde se tem a maior proporção de pessoas com idades mais avançadas do mundo.

Lembro de ter falado que consumiam muito vinho.

Vou dar uma procurada e acrescento aqui no tópico. 

Postado

Tem essa publicação: https://www.hypeness.com.br/2017/01/pesquisadores-vao-ate-a-cidade-com-mais-pessoas-acima-de-100-anos-e-contam-os-10-mandamentos-da-felicidade/

Fala-se muito sobre alimentação,  mas acredito que o fato de afastar negatividade, tentar ser feliz e procurar fazer atividade física (não digo musculação em si, mas evitar o sedentarismo mesmo), ajudam demais nesse assunto.

Postado

Eu não pesquisei muito, mas esses dias vi um artigo sobre a mulher mais velha atualmente (≈123 anos), ela citava alguns hábitos que ela tinha (não lembro todos): acorda as 6h todo dia, é ativa (ela caminha), e ela diz que todo dia exercita o cérebro dela com exercícios de matemática (acho que faz sentido, tornar a mente mais lógica e funcional talvez faça o mesmo se adaptar a diversas situações, visto que o cérebro é o orgão mais misterioso que temos).

Postado

Eu já li muito sobre os benefícios do Suco de uva integral, no meu bulking eterno que tô eu tomo 200 ml todos os dias. É gostoso, tem bastante caloria, fácil de se consumir e aparentemente tem muitos benefícios. 

Se é real ou não, não sei. 

https://blog.famigliavalduga.com.br/conheca-beneficios-do-suco-integral-de-uva-para-a-prevencao-de-doencas/

Além dele, o azeite também nunca falta na minha mesa e aparenta ser extremamente benéfico. 

Agora exercícios, em si, não sei. Mas só nossos treinos e cardios já são ótimos. 

Postado

Pelo lado do senso comum, a alimentação com exercícios físicos seria o que mais influenciaria, consumir todos os tipos de minerais, vitaminas, substâncias benéficas... Sei que, consumir alimentos queimados ou que foram submetidos a alto calor (como a carne defumada), aumentaria as chances de câncer, causado por uma substância(s) cancerígena liberada nesse processo.

Criei um tópico uma vez "Isso de fato é para o resto da vida?", eu acabei indo para um outro lado, porém o que eu queria abordar era sobre isso, também.

Postado

Há vários estudos que correlacionam algum tipo de alimento (geralmente bebida) a uma vida mais longa. Tipo vinho, café, cerveja... porém eu pessoalmente acho muito difícil correlacionar esse aspecto individual (consumir uma bebida) e longevidade. Assim, não é pelo fato de beber café moderadamente que você vai ter uma vida mais longa e saudável pois vários outros hábitos entram na equação.

Eu acho que um dos principais fatos é o estresse. Sei que é difícil dizer "ei, seja menos estressado", mas, ei, seja menos estressado!

Tente buscar coisas que te acalmem. Tipo ler, meditar, banhos longos, alguma bebida ou comida, música... Eu pessoalmente acredito que o simples fato de diminuir o estresse vai ter um impacto profundo na duração e na qualidade da sua vida (saúde).

Postado

Vou falar uma coisa aqui que não sei se é verdade, vi uma vez que a gente tem o que chamam de energia vital, seria a energia da nossa alma.

Sabe quando você está cansado, mas dormir não adianta? Passam-se dias e você continua cansado, isso seria o cansaço da alma e não pode ser curado com o ato de dormir.

Vários fatores levariam a isso, e o principal seria o estresse, ou ficar de saco cheio de tudo.

No caso quanto mais estressados ficamos (de tudo, trabalhar te estressa porque de certo modo ele vai te sugando, mesmo que você ame seu trabalho), mais energia vital é sugada, e essa energia teria um limite, e quando acabar, você adoece.

Novamente, não sei até que ponto isso pode ser verdade, mas faz sentido termos algo como uma "bateria" que ao longo da vida vai se esgotar.

Postado

Man, como falaram aí, seria um conjunto de fatores a serem evitados e outros a serem incrementados na rotina..

Em relação ao café e vinho (ou suco de uva integral), estava lendo hoje sobre os CGA (ácidos clorogenicos), vulgo "compostos fenólicos" do café, e sobre o resveratrol, que é encontrado na casca da uva, lembro de ter visto em mais de um estudo que ele impacta de forma positiva no perfil lipídico da pessoa. Tem estudos analisando em relação a diabetes, pressão alta e a alguns outros problemas cardiovasculares. Faz um tempo que tinha lido sobre, vou ver no drive aqui, se achar eu mando (se tiverem interesse). Mas o porém, é que a melhora no perfil lipídico estava diretamente relacionada a quantidade e biodisponibilidade do trans-resveratrol. Há até alguns manipulados de trans resveratrol, mas além do preço mais puxado, lembro de ter visto que na prática, o consumo proveniente da alimentação teve impacto maior do que com a suplementação artificial. 

E só pra complementar em relação a longevidade, o estresse é um potente desencadeador de problemas, na real, acredito que seja um dos maiores gatilhos para o desenvolvimento de "doenças crônicas".

A estafa e burnout, que detém relação direta com o estresse é preocupante, conheço um engenheiro químico que no auge da carreira dele ficou com estafa mental...já fazem anos e ele diz que a capacidade de concentração que ele tinha nunca mais foi a mesma, coisa de sentar e ficar horas e horas estudando, hoje, ele diz que tenta, mas não consegue ler uma página sem perder o foco..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...