Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Minha TMB eh 2000, e eu como 1300... Notei que minha testosterona eh baixa. Sei que outros fatores tambem influenciam, mas queria saber se essa questao da tmb tambem influencia significativamente...  

Sei que o zinco influencia, por isso to ingerindo 14mg por dia.

Editado por Paulogustavo

Publicidade

Postado
6 horas atrás, Paulogustavo disse:

Minha TMB eh 2000, e eu como 1300... Notei que minha testosterona eh baixa. Sei que outros fatores tambem influenciam, mas queria saber se essa questao da tmb tambem influencia significativamente...  

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2634963/

O artigo está em inglês, mas já li sobre isso mais de uma vez, em mais de um artigo. Reduzir a ingestão calórica é saudável partindo de um ponto de vista (perder gordura) mas apesar de tu não encontrar muito na literatura falando sobre a tua pergunta, parece haver uma queda moderada e constante dos níveis de testosterona conforme o cutting vai progredindo. Já aconteceu comigo, inclusive...tinha exames que fui de 700ng/dl  de testosterona total pra 362ng/dl e não fiz porra alguma, a não ser cortar calorias e depois vieram os sintomas xaropes...e te digo mais, não demorou tanto assim pros sintomas aparecerem.

Pode ser que não ocorra com todas as pessoas, mas pelo o que o artigo cita, é devido a diminuição do pulso de GnRH (é um precursor dos hormônios LH, FSH, que controlam a função testicular, produzindo tanto testosterona quanto regulando a espermatogenese). Pra isso parar de ocorrer contigo, eu iria num nutricionista esportivo ou até um médico endocrino que saiba avaliar sintomas e não só "valores de referência" como alguns fazem, então poderia dizer que isso começou a acontecer quando tu começou com a dieta hipocalórica e que não é psicológico, que tu gostaria de uma ajuda pra contornar isso.

Mesmo tu fazendo exames e provavelmente constatando o que tu já suspeita, algo deve ser feito. Que idade tu tem? Quanto mais jovem, mais fácil de resolver essa questão hormonal ligada a fatores nutricionais, que não é nem um hipogonadismo e nem uma DAEM.   

Postado
5 horas atrás, matheuskr disse:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2634963/

O artigo está em inglês, mas já li sobre isso mais de uma vez, em mais de um artigo. Reduzir a ingestão calórica é saudável partindo de um ponto de vista (perder gordura) mas apesar de tu não encontrar muito na literatura falando sobre a tua pergunta, parece haver uma queda moderada e constante dos níveis de testosterona conforme o cutting vai progredindo. Já aconteceu comigo, inclusive...tinha exames que fui de 700ng/dl  de testosterona total pra 362ng/dl e não fiz porra alguma, a não ser cortar calorias e depois vieram os sintomas xaropes...e te digo mais, não demorou tanto assim pros sintomas aparecerem.

Pode ser que não ocorra com todas as pessoas, mas pelo o que o artigo cita, é devido a diminuição do pulso de GnRH (é um precursor dos hormônios LH, FSH, que controlam a função testicular, produzindo tanto testosterona quanto regulando a espermatogenese). Pra isso parar de ocorrer contigo, eu iria num nutricionista esportivo ou até um médico endocrino que saiba avaliar sintomas e não só "valores de referência" como alguns fazem, então poderia dizer que isso começou a acontecer quando tu começou com a dieta hipocalórica e que não é psicológico, que tu gostaria de uma ajuda pra contornar isso.

Mesmo tu fazendo exames e provavelmente constatando o que tu já suspeita, algo deve ser feito. Que idade tu tem? Quanto mais jovem, mais fácil de resolver essa questão hormonal ligada a fatores nutricionais, que não é nem um hipogonadismo e nem uma DAEM.   

Minha testo tbm cai quando as calorias apertam, mesma coisa q tu falou. Quando o carbo tá ali por 1g/kg fodeu.

Postado
11 horas atrás, Paulogustavo disse:

Mano, se tá comendo 1300kcal? Só se justica esse valor caso esteja no final de um cutting mt agressivo.

Postado (editado)
12 horas atrás, frxavier disse:

Minha testo tbm cai quando as calorias apertam, mesma coisa q tu falou. Quando o carbo tá ali por 1g/kg fodeu.

tirando a possibilidade do uso de clomifeno e talvez uma dose baixa de hcg (<1000ui), é complicado manter a testo endógena nos níveis basais do cara durante o cutting. fora isso, só usando testosterona mesmo e daí tem que seguir usando. por isso sugeri ir a um nutricionista da área do esporte e ver um approach diferente pro teu cutting não ser tão sofrido.

Editado por matheuskr
Postado

Comer abaixo da TMB não necessariamente reduz testo, o que vai impactar mais é a PERDA DE PESO. Quanto menor o BF, menos gordura tem disponível para sintetizar hormônios esteroides (testo é produzida a partir de uma gordura que é o colesterol). Se você está com kcal tão baixas (pra que tanta restrição?) possivelmente teve perdas grandes de peso e isso sim pode impactar.

Eu por exemplo, já baixei meu BF na casa dos 7% e minha testo caiu para 220 ng/dl. Resolvi aumentando calorias, ganhando peso e dando um boost com fitoterapia.

PS: você fez exames pra constatar a testo baixa? comparou com exames anteriores pra chegar a essa conclusão?

Postado (editado)

@matheuskr só completando voce, tambem há a possibilidade de ser a falta de ingestao de gorduras devido a baixa quantidade de calorias, afinal as goduram q cuidam das manutenções hormonais, vale a pena conferir como ta o macro e ver se n ta mt baixo

Editado por Theranoth
Postado
Em 13/02/2021 em 22:31, SGT é Pedra! disse:

E aumentando a ingestão de gorduras ou mesmo fazendo uma dieta cetogênica? A testo tende a diminuir igual ou menos intensamente?

Sim amigo, a testo diminui por conta do agressivo déficit calórico. Esse é o mecanismo de feed back do nosso corpo tentando impedir ainda mais perda de gordura. Há relatos de atletas naturais com testo de 140ng\dl. Porem em obesos é notado o contrario, já que excesso de tecido adiposo aumenta a conversão de testo em estradiol, causando uma inibição na produção de LH e por consequência uma menor estimulação dos testículos. 

No meu Instagram você poderá aprender muito sobre nutrição no esporte baseada em ciência, hormônios e senso critico, dê uma conferida! https://www.instagram.com/?hl=pt-br caio_dan1el

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...