Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

A Hipótese da Alavancagem Proteica

Em 2005[1] ratos foram submetidos a diferentes porções de rações, cada uma delas contendo mais ou menos proteína. Os cientistas constataram que os bichinhos comiam mais das rações com menos proteína. E, em contrapartida, comiam menos das rações com maior concentração de proteína.

Com base nas observações sobre os ratinhos, elaboraram uma hipótese, de que nós, humanos, comemos alimentos diversos até batermos nossa meta de proteína. E aí, continuam na hipótese, a civilização está sofrendo com uma epidemia de obesidade devido aos alimentos terem em média 15% de seu valor energético correspondendo a proteínas.

Tal hipótese avançou e criaram recentemente a "Protein Leverage Diet" ou simplesmente "P:E diet". Um autor chamado Ted Naiman elaborou um livro, bem ilustrativo e explicativo da proposta de se baixar peso com esta dieta. Ouvi dizer que se alguém digitar "ted naiman protein ratio pdf" vai encontrar logo no primeiro registro o pdf do pobre autor. Um absurdo isso...

No livro eles criaram uma continha em que o consumo diário, para perda de peso, deva atender à seguinte matemática:

P:E = proteínas / (gorduras + carboidratos - fibras).

• Essa conta precisa bater acima de 1.5 pra entrar na zona de perda de peso.
  • Quem não quer fazer conta basta acessar o site http://www.ptoer.com
  • Ali tem um ponteirinho que aponta se a refeição ou o total calórico está na zona de perda de peso ou não. O quão mais próximo de 90 graus ou acima de 5.0, mais insana é a região de perda de peso.

--//--

Minhas bro-considerações

• É um tipo de low-carb, keto ou mesmo carnívora (todas com gordura limitada) esse tipo de padrão proposto pelos autores. Logo, suponho que seja mais apropriada para a turma do BF > 25%. Até porque, o livro não menciona, mas é fácil perceber que, pra atender a um P:E acima de 1.5, é preciso sapecar-lhe um deficit calórico monstro, o que não é problema pra quem tem gordura pra ser mobilizada..
  • Devido às restrições, visível a necessidade de suplementação parecida com a utilizada na RFL (Rapid Fat Loss), ou seja, Magnésio (pode ser via sal light), Potássio, Ômega-3/6 e multivitamínico
  • Eu atopetei a proteína pra 2,2 e ainda assim suei pra bater 1800 kcal. Só que é o seguinte: não sei qual será a hora que irei jantar, pois não bateu fome até agora.
    • o cardápio foi três marmitas contendo cada uma 200 g de alcatra, 1 ovo cozido, 100 g salada e 10 g nozes
    • 1812 kcal, 192 g proteína, 108 gorduras totais, 18 carboidratos totais e 9 de fibra, P:E em 1,64
  • não, não sinto constipação

Eu curti e tô sossegado com o consumo
Fica aí então o informe, para aqueles que ainda não conheciam

[1] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-789X.2005.00178.x

Publicidade

Postado
11 minutos atrás, Pereira_33 disse:

Cuidado, zerar o carbo vai acabar bem feio essa história, perde 15 e ganha 30, e quanto as fibras, vai ficar todo preso aí moço, melhor ver certinho isso.

Deixa comigo, meu senhor, obrigado pelos conselhos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...