Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

O foda de querer se manter condicionado o ano todo é que tu vai ficar parado no tempo, estagnado. Eu vejo como um tempo perdido se o objetivo é querer continuar evoluindo o shape. (Bom essa resposta não respondeu nenhuma das perguntas, foi só uma opinião a respeito mesmo).

Publicidade

Postado
8 horas atrás, Torf disse:

Interessante discussão.

Eu pessoalmente acho que ter níveis de gordura corporal muito baixa (bem seco mesmo), mesmo sem uso de hormônios, não é algo que seja saudável.

Vou acompanhar a discussão.

li um artigo, tem tempo, no qual mostravam que a faixa ideal de % de gordura para otimizar testo natural era entre 12-15%

só o sardinha que fica seco no esquema "6 semanas eu tô no palco" o ano todo. E acho que ele se sairia bem se fizesse um off de 12 meses e depois levasse uns 5 pra secar

Postado
1 hora atrás, Alex Ruiz disse:

Acho que a primeira pergunta é: o que tu considera estar seco? BF abaixo de 12, ou abaixo de 8%?

- Vocês acham possível crescer seco?

Até um limite e levando em conta o que tu considera crescer, sim.

- Vocês acham possível crescer seco natural?

Mesma resposta de cima.

- Vocês acham possível se manter seco o ano todo?

Entre 8-12% sim, possível e ainda saudável.

- Vocês acham possível se manter seco o ano todo natural?

Mesma resposta de cima.

- Vocês acham possível se manter seco o ano todo com um bom volume de massa magra? Mesmo sendo natural?

Mesma resposta de cima.

- Fator genético é predominante ou só ajudaria? A genética é indiferente e o que vale é dieta/treino ou não seria possível estar seco o ano todo e/ou crescer seco?

Acredito que a genética é PREDOMINANTE, mas o treino e dieta devem estar em dia. Infelizmente pra quem não tem genética favorável, é muito difícil secar, e mais ainda se manter.

- Vocês acham que seria mais válido crescer num bulking com gordura e depois secar, num volume ideal (após atingir a meta de volume)?

Sou contra bulkings agressivos, com muito acúmulo de gordura. Pra quem quer um corpo com bom volume e relativamente seco, é mais interessante manter superávit leve/manutenção. Mas (como tudo), existe a individualidade.

- Comer limpo e treinar intenso, com um bom cardio, é o suficiente para crescer seco?

Depende do que tu considera crescer. No meu ponto de vista, sim.

Concordo com praticamente todo sua fala, a questão que precisa levar em consideração é, o que você com seu físico considera estar seco ? e qual volume você quer ter ou manter ? Isso é muito relativo, cada um tem objetivos diferentes dentro de uma academia, tem gente que prefere controlar o BF e crescer mais cautelosamente tem nego que soca comida e depois se preocupa com bf, tem várias estratégias e pontos a serem levados em consideração, afinal sabemos que musculação não é uma receita simples e exata para todo mundo.

Postado

Pelo visto a relatividade é predominante.

Para muitas pessoas, ter volume é isso (Foto 1):

Spoiler

usabodybuilderimages41.jpg&f=1&nofb=1

Enquanto para outros, ter volume é isso (Foto 2):

Spoiler

jkdq5jhmqrbpgl5ommq9tnhi0ylt3ox2bzxhwifq

Alguns curtem o físico mais fit e outros mais ogro, mas acredito que a maioria (ousaria dizer todos) admira estar com baixo BF.

Isso significa estar seco como em palco? Não necessariamente, normalmente quem quer ficar seco como em palco o ano todo não sabe da realidade ou tem uma genética que manteria isso, caso contrário só com uso de paradinhas, a maioria que fica seco assim todo o tempo é desnutrido. Estar seco como em palco não é saudável, um BF de 10%~13% pode ser levado em consideração como um baixo BF para estar dentro do padrão de não-salame.

Eu também acredito que genética é predominante, principalmente para naturais, se manter com baixo BF o ano todo pode ser um sacrifício para alguns e simplesmente algo normal para outros.

Ou seja, é tudo muito relativo - ao meu ver. BF baixo dentro do padrão saudável (não menos de 9%, ao menos), volume mínimo necessário (como na foto 2) e manutenção com treino de musculação, um cardio não exagerado e alimentação limpa 95% do tempo seria o caminho para uma boa manutenção de massa magra & permanecer seco (dentro do padrão citado acima em negrito) o ano todo.

Postado
6 horas atrás, Naturau disse:

Sim. Quando você  está  abaixo do GCD o corpo usa suas gorduras acumuladas...para permanecer seco é  só saber combinar os diferentes patamares de ingestão  calórica abaixo e acima do CGD.

Pode ser mais específico e detalhado?

Foi uma boa resposta para quem ta mergulhado no assunto, mas para quem não ficou meio vago - tipo eu :D :D  - ou caso tenha tópicos/artigos que explicam tudo direitinho do que você quis passar

Postado (editado)
1 hora atrás, Naturau disse:

Vou explicar.

Digamos que você está com um bom bf e é natural.

Seu GCD é 2000 calorias.

Então você fica uns dias um pouco acima do GCD com umas 2200 calorias e ganhando um pouco de músculo e consumindo boa quantidade de carbs.

Aí você volta a ficar uns dias abaixo do GCD para baixar de novo um pouco o bf, baixando os carbs.

Consumir alta proteina estando acima ou abaixo do GCD.

Pesquise e leia sobe ciclo de carbs.

Vou pesquisar sobre esse ciclo de carbs. Aproveitando falar sobre carbs, o que todos vocês acham da dieta Paleo? Ela seria interessante para quem quer estar sempre com baixo BF? Ela seria prejudicial pelo low carb? (Há quem não goste de low carb)

Aquela coisa de: comida de verdade (carne, verduras, saladas, nada industrializado), boa ingestão de água, jejum e low carb. A teoria da evolução onde passamos maior parte do nosso tempo evolutivo comendo muitas proteínas e baixo carboidratos e pelo fato de estarmos sempre procurando sobrevivência e se alimentar, o jejum seria os períodos onde passávamos sem acesso a nenhum tipo de alimentação, etc...

Editado por cjkaua
Postado

No meu ponto de vista, tentar se manter seco o ano inteiro e natural vai limitar consideravelmente o progresso.

Acho mais possível se manter seco se o sujeito já está numa condição bem próxima do objetivo final. Como a maioria de nós nunca está satisfeita, acho improdutivo ter medo em ganhar alguma gordura.

É td questão de planejamento pra quem é natural,ou seja, pra natural a pressa é ainda mais inimiga. Além de ter consciência do que é atingível para alguém sem hormônios.

Postado

Acredito que natural e seco é preciso levar em consideração a genetica de cada um em especifico. 

Eu por exemplo, com o conhecimento q tenho do meu corpo e a facilidade pra emagrecer (genetico), conseguiria manter saudavelmente e natural, no maximo uns 80kg, e 9 a 10% de bf, mais que isso em peso e menos em bf, seria impossivel ou inviavel a longo prazo.

Acredito q o melhor exemplo de natural e seco q me vem a mente é o @Alex Ruiz, peso otimo, volume bom, pela foto de perfil o bf ta bom tbm, pra mim se fosse pra ser um natural seco, espelharia em algo bem parecido, mas ai é individual, isso tudo é pra minha realidade.

Postado

Acredito que se alcançar um volume bom (perto do limite natural), secar e manter uma dieta de manutenção calórica, mantendo treino e cardios é possível sim manter um shape seco. Claro, estamos falando de um natural, logo o volume muscular será de um natural. E sobre estagnar, quem opta por se manter natural sabe que não atingirá um volume como de alguém hormonizado, então não vejo essa possibilidade. 

A genética é importante sim. Conheço gente que mesmo comendo merda o ano todo consegue manter o ABS e um volume bom. 

Isso eu me refiro a alguém com volume bacana e abs a mostra, não alguém com 45 de braço e veias até nas pernas, aí acredito não ser possível. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...