Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá galera, esse ano comecei com gás e estou bem feliz com meus grandes feitos. Consegui fazer supino com "incríveis" 7kg de cada lado sem me tremer todo :D , contudo, faço o movimento de forma bem lenta (4s pra descer/subir, quando subo já desço um pouco antes de estender por completo o cotovelo). É prejudicial fazer dessa forma? Digo em relação a lesões etc e se também esta execução mais lenta pode reduzir a eficiência do exercício. 

Publicidade

Postado

Bobagem fazer lento! Não há vantagem nenhuma. Foca em progredir carga e numa cadência 2/2 já tá bom

Postado
1 minuto atrás, MadrugaDentista disse:

Bobagem fazer lento! Não há vantagem nenhuma. Foca em progredir carga e numa cadência 2/2 já tá bom

o negocio que quando faço numa cadencia mais acelerada tendo a perder a execução, os cotovelos desalinham, a barra fica torta etc. 

Postado

Cada abordagem tem suas vantagens e desvantagens.

Resumindo, repetições lentas vão te dar mais tempo sob tensão e repetições rápidas vão te proporcionar mais cargas. Ou seja, a velocidade da repetição não é um fator muito decisivo.

Explicação mais longa abaixo:

Spoiler

O principal benefício de levantar com um ritmo de levantamento mais lento é que você consegue um tempo maior sob tensão. Isso significa simplesmente que seu músculo está sob tensão por um longo período de tempo durante a série. E uma vez que um tempo maior sob tensão geralmente está associado a uma resposta metabólica aumentada, isso teoricamente leva a um maior crescimento muscular.

Por outro lado, o principal benefício de levantar repetições em um andamento mais rápido é que você pode realizar mais repetições ou usar um peso mais pesado do que faria com um andamento mais lento.

Bem, parece que embora o tempo sob tensão seja reduzido com um ritmo mais rápido, isso na verdade não impede o crescimento muscular.

Há um estudo (Keogh et al. - 1999), pra citar um exemplo, que encontrou uma diferença não muito significativa. No supino ele concluiu que fazer lento proporciona um crescimento muscular um pouco menor.

Postado

Não tende a ser lesivo se bem executado.

Quanto a resultados, particularmente acho que atrapalha e é melhor um tempo auto sugerido, ou uma concêntrica explosiva e uma excêntrica controlada, mas não tão lenta. Acho melhor pois execuções lentas favorecem estresse metabólico e prejudicam estresse mecânico que, até o momento, parece ser mais importante para hipertrofia.

Aos que interessarem em detalhes, tem um bom estudo de 2015 concluindo que até 8 segundos não prejudica, acima pode prejudicar, PMID 25601394. Já o PMID 29481458, de 2018, identificou maior ativação por eletromiografia em tempo auto sugerido, o que não reflete, necessariamente, em mais hipertrofia.

Postado

@Torf@paulodiasreis venho fazendo a subida mais lenta pq quando fazia mais explosivo eu tava com a tendência do braço direito subir mais rápido que o esquerdo (tenho uma diferença de força significativa no tríceps entre eles). Meu maior medo era se esse maior tempo sob tensão poderia ser mais lesivo, mesmo fazendo a execução correta. Quero chegar naquele ponto em que se faz o movimento com a cadencia bem controladinha (vejo uns marombas de la da academia e sinto inveja, parece até um vídeo em 120fps kkkk)

Postado
22 minutos atrás, Torf disse:

Cada abordagem tem suas vantagens e desvantagens.

Resumindo, repetições lentas vão te dar mais tempo sob tensão e repetições rápidas vão te proporcionar mais cargas. Ou seja, a velocidade da repetição não é um fator muito decisivo.

Explicação mais longa abaixo:

Ocultar conteúdo

O principal benefício de levantar com um ritmo de levantamento mais lento é que você consegue um tempo maior sob tensão. Isso significa simplesmente que seu músculo está sob tensão por um longo período de tempo durante a série. E uma vez que um tempo maior sob tensão geralmente está associado a uma resposta metabólica aumentada, isso teoricamente leva a um maior crescimento muscular.

Por outro lado, o principal benefício de levantar repetições em um andamento mais rápido é que você pode realizar mais repetições ou usar um peso mais pesado do que faria com um andamento mais lento.

Bem, parece que embora o tempo sob tensão seja reduzido com um ritmo mais rápido, isso na verdade não impede o crescimento muscular.

Há um estudo (Keogh et al. - 1999), pra citar um exemplo, que encontrou uma diferença não muito significativa. No supino ele concluiu que fazer lento proporciona um crescimento muscular um pouco menor.

Em exercícios na polia, como o cross-over, tríceps corda... Nas últimas repetições, próximas a falha, eu faço o movimento beeeem devagar, mas não por que eu quero, mas sim por que não consigo ir mais rápido kkkkk porém sinto que isso faz com que o músculo se recupere um pouco suficiente para fazer outra repetição "incompleta" e esse ciclo nunca chega ao fim, essa é a falha concêntrica?

Postado
13 minutos atrás, gustavooliver71 disse:

@Torf@paulodiasreis venho fazendo a subida mais lenta pq quando fazia mais explosivo eu tava com a tendência do braço direito subir mais rápido que o esquerdo (tenho uma diferença de força significativa no tríceps entre eles). Meu maior medo era se esse maior tempo sob tensão poderia ser mais lesivo, mesmo fazendo a execução correta. Quero chegar naquele ponto em que se faz o movimento com a cadencia bem controladinha (vejo uns marombas de la da academia e sinto inveja, parece até um vídeo em 120fps kkkk)

Corrija a execução aos poucos, antes de aumentar a carga.

Aprenda a travar muito bem as escápulas/ombros. O vídeo abaixo explica bem isso a partir dos 3:30. Se quiser assistir o vídeo todo, eu só não concordo com a dica de usar um step nos pés ou colocar os pés no banco (última dica). O correto é deixar a curvatura da lombar acontecer normalmente. Não tem problema ficar mais curvada. Pode parecer estranho e desconfortável para iniciantes, e até gerar dor caso suas costas ainda sejam muito fracas. Vá trabalhando isso aos poucos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...