Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

então, dois anos desde que comecei a academia e cada vez sinto mais vontade de começar a lutar boxe. 

infelizmente não parece ser algo muito bom de conciliar com uma rotina intensa de weightlifting. 

1. treino focado em hipertrofia definitivamente não é aconselhável pra quem pretende lutar. músculos maiores -> sua capacidade de oxigenação continua a mesma porém a demanda do seu organismo aumenta -> você cansa mais rápido. isso não seria tão problemático no meu caso que treino por força, porém ainda sim dou certa atenção em hipertrofia.

2. não se deve treinar um logo após o outro. o motivo é um tanto óbvio, se der seu 100% em um sem descanso não vai conseguir dar 100% no outro. 

3. o maior problema que encontrei até agora: necessidade de recuperação. obviamente você machuca os seus músculos (e outras partes do corpo) lutando muito mais que treinando na academia. o ponto disso é que seu tempo de recuperação é muito maior - a intensidade de descanso nesse período também. então esqueça querer treinar na mesma semana que se machucou lutando. 

fiz esse tópico mais por curiosidade em saber se existe alguém aqui que consiga conciliar as duas coisas. a única forma que consigo imaginar isso sendo possível é focar 95% em um e 5% no outro, lutando 1 vez a cada duas semanas ou coisa do gênero. 

nesse contexto, começar a lutar nem me parece algo que vale a pena. 

adoraria que alguém me dissesse que estou errado nesses pontos

Editado por LucasLincoln
Postado

Depende de qual é seu objetivo. A luta é competitiva? É por diversäo? É pra aprender a se defender? Pra saúde?

E o treino de peso? É porque quer crescer / definir? É pra complementar a luta?

Você fala que treina para forca, hipertrofia e agora, luta... qual é a sua real prioridade? Aí você monta sua rotina em cima dela.

O ideal é que os treinos sejam sim feitos em horários separados. Caso isso näo seja possível, o treino que é sua prioridade deve ser feito primeiro.

Recentemente foi discutido isso de lutas + musculacäo. Eis os tópicos:

Postado
8 horas atrás, LucasLincoln disse:

então, dois anos desde que comecei a academia e cada vez sinto mais vontade de começar a lutar boxe. 

infelizmente não parece ser algo muito bom de conciliar com uma rotina intensa de weightlifting. 

weightlifting = LPO. Isso?

1. treino focado em hipertrofia definitivamente não é aconselhável pra quem pretende lutar. músculos maiores -> sua capacidade de oxigenação continua a mesma porém a demanda do seu organismo aumenta -> você cansa mais rápido. isso não seria tão problemático no meu caso que treino por força, porém ainda sim dou certa atenção em hipertrofia.

Quase. No processo de periodização, se para ficar mais forte/potência, o atleta precisar hipertrofiar e tiver margem da categoria de peso para isso, ele vai ser treinado para. Músculos maiores não significa exatamente capacidade de oxigenação baixa, isso vai depender do treinamento. Capacidade oxidativa é totalmente treinável.

2. não se deve treinar um logo após o outro. o motivo é um tanto óbvio, se der seu 100% em um sem descanso não vai conseguir dar 100% no outro. 

O teu exemplo, é um exemplo de montagem errada.

Se vai ser feito um após o outro, a montagem lógica para o treinamento segue os princípios de orientações de carga: do alático para o lático e para o aeróbio, ou do alático para o aeróbio e para o lático. Logo, Fazer um treino de força-velocidade, antes do treino de luta é totalmente possível e eficiente, desde que seja bem dimensionado.

3. o maior problema que encontrei até agora: necessidade de recuperação. obviamente você machuca os seus músculos (e outras partes do corpo) lutando muito mais que treinando na academia. o ponto disso é que seu tempo de recuperação é muito maior - a intensidade de descanso nesse período também. então esqueça querer treinar na mesma semana que se machucou lutando. 

A área lesionada no caso.

fiz esse tópico mais por curiosidade em saber se existe alguém aqui que consiga conciliar as duas coisas. a única forma que consigo imaginar isso sendo possível é focar 95% em um e 5% no outro, lutando 1 vez a cada duas semanas ou coisa do gênero. 

nesse contexto, começar a lutar nem me parece algo que vale a pena. 

O atleta de jiu que treino está em partindo para uma competição modeladora daqui a 3 semanas. Atualmente está fazendo 6 sessões de jiu e 3 sessões de treinamento de força-potência por semana, levando bem tranquilamente, tanto as sessões de jiu com o mestre dele, como o treino de força-potência comigo bem dimensionados.

Lembrando que é uma competição modeladora, a principal será em Março, então a periodização é visando essa segunda, fazendo apenas algumas modificações para que ele consiga competir essa primeira e tiremos uma base de desempenho conquistado até agora. 

O objetivo é chegarmos na forma desportiva lá em Março.

Tudo é questão de planejamento. Quando ambos os treinos são bem estruturados e dimensionados, o desenvolvimento acontece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...