Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a possibilidade de iniciar TRT e agradeço também caso tenham qualquer outro conselho que puderem me dar.

Seguem as informações:

Objetivo da trt: Qualidade de vida.

31 anos

80 kilos

7 anos de treino contínuo.

Não fiz uso de hormônios até hoje.

Alimentação "boa", sem produtos processados; comendo bastante ovo, carne vermelha e fibra. Carbo sulficiente para me sentir bem mas não sentir inchado. Pouco açúcar e pouco álcool (1 cerveja todo dia com o jantar)

Sempre tive baixa líbido e sintomas de depressão durante toda a vida adulta.

Os sintomas pioram em situações que geram ansiedade como dias importantes no trabalho ou coisa parecida.

Nós últimos 2 anos também tenho observado que a recuperação pós-treino tem sido bem ruim oque me levou a treinar ds/dn pois comecei a sentir muito cansaço, "lentidão" e mau humor.  De forma geral me sinto melhor treinando com "alta" carga, 1 exercício "livre" por grupo para 2 séries de 12 repetições e sempre fazendo 20 minutos de cardio no final do treino. Exemplo: Treino A - Perna - Agachamento livre com 110 kg (total) + cardio; Treino B - Peito e Biceps - Supino reto 90kg (total) + Rosca direta + cardio.

A "alta" carga normamente me dá um aumento de líbido e bem estar nos dias subsequentes (principalmente após os treinos de perna) e na ocasião de reduzir a carga e aumentar os exercícios eu sinto menor líbido, menor bem estar e maior cansaço.

Exames:

Testo total: 447 ng/ml (ref 164 a 753)

Testo livre: 96 pg/ml (ref 34 a 245)

E2: 25,5 pg/ml (ref 19 a 144)

Prolactina: 3,9 ng/ml (ref 2,8 a 29)

Fsh: 1,2 ( ref 1,4 a 18)

LH: 1,43 (ref 1,5 a 9)

Dhea: 3,7 (ref 1,5 a 11)

Dht: falta sair o resultado

T3,T4 e TSH - Normais e próximos da média dos valores de referência.

Vit B12, D3 e Zinco - Valores bons.

Hemograma - Todos valores dentro da referência.

Colesterol ligeiramente alto.

Porque eu pensei em Trt?

Imaginei que subir os níveis para próximos do teto da referência poderiam me dar mais ânimo e líbido. Além disso nas ocasiões de ansiedade os sintomas de depressão pioram e eu sempre imaginei que poderia estar relacionado a queda de testosterona. Com a TRT, a ansiedade continuaria mas eu imaginei que esses sintomas poderiam ser reduzidos.

Pretende ter filhos?

Sim, no final de 2022.

A possibilidade de perda de fertilidade me assombra um pouco mas ficar mais 2 anos com esses sintomas também. Pensei em iniciar a TRT e fazer um protocolo de HCG a cada 3 meses (Com acompanhamento médico) para tentar reduzir o risco.

As dúvidas:

1) Vocês acreditam que a Trt é a melhor saída para minha situação?

2) De acordo com os índices de lh e fsh baixos eu imagino que o clomid pode dar bons resultados, porém é viável tomar clomid a longo prazo? (Eu li sobre os colaterais aqui no fórum).

Obrigado.

Publicidade

Postado (editado)
29 minutos atrás, OlokinhoMeu disse:

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a possibilidade de iniciar TRT e agradeço também caso tenham qualquer outro conselho que puderem me dar.

Seguem as informações:

Objetivo da trt: Qualidade de vida.

31 anos

80 kilos

7 anos de treino contínuo.

Não fiz uso de hormônios até hoje.

Alimentação "boa", sem produtos processados; comendo bastante ovo, carne vermelha e fibra. Carbo sulficiente para me sentir bem mas não sentir inchado. Pouco açúcar e pouco álcool (1 cerveja todo dia com o jantar)

Sempre tive baixa líbido e sintomas de depressão durante toda a vida adulta.

Os sintomas pioram em situações que geram ansiedade como dias importantes no trabalho ou coisa parecida.

Nós últimos 2 anos também tenho observado que a recuperação pós-treino tem sido bem ruim oque me levou a treinar ds/dn pois comecei a sentir muito cansaço, "lentidão" e mau humor.  De forma geral me sinto melhor treinando com "alta" carga, 1 exercício "livre" por grupo para 2 séries de 12 repetições e sempre fazendo 20 minutos de cardio no final do treino. Exemplo: Treino A - Perna - Agachamento livre com 110 kg (total) + cardio; Treino B - Peito e Biceps - Supino reto 90kg (total) + Rosca direta + cardio.

A "alta" carga normamente me dá um aumento de líbido e bem estar nos dias subsequentes (principalmente após os treinos de perna) e na ocasião de reduzir a carga e aumentar os exercícios eu sinto menor líbido, menor bem estar e maior cansaço.

Exames:

Testo total: 447 ng/ml (ref 164 a 753)

Testo livre: 96 pg/ml (ref 34 a 245)

E2: 25,5 pg/ml (ref 19 a 144)

Prolactina: 3,9 ng/ml (ref 2,8 a 29)

Fsh: 1,2 ( ref 1,4 a 18)

LH: 1,43 (ref 1,5 a 9)

Dhea: 3,7 (ref 1,5 a 11)

Dht: falta sair o resultado

T3,T4 e TSH - Normais e próximos da média dos valores de referência.

Vit B12, D3 e Zinco - Valores bons.

Hemograma - Todos valores dentro da referência.

Colesterol ligeiramente alto.

Porque eu pensei em Trt?

Imaginei que subir os níveis para próximos do teto da referência poderiam me dar mais ânimo e líbido. Além disso nas ocasiões de ansiedade os sintomas de depressão pioram e eu sempre imaginei que poderia estar relacionado a queda de testosterona. Com a TRT, a ansiedade continuaria mas eu imaginei que esses sintomas poderiam ser reduzidos.

Pretende ter filhos?

Sim, no final de 2022.

A possibilidade de perda de fertilidade me assombra um pouco mas ficar mais 2 anos com esses sintomas também. Pensei em iniciar a TRT e fazer um protocolo de HCG a cada 3 meses (Com acompanhamento médico) para tentar reduzir o risco.

As dúvidas:

1) Vocês acreditam que a Trt é a melhor saída para minha situação?

2) De acordo com os índices de lh e fsh baixos eu imagino que o clomid pode dar bons resultados, porém é viável tomar clomid a longo prazo? (Eu li sobre os colaterais aqui no fórum).

Obrigado.

Se tu está com sintomas, tem que tratar independente de ser SERM ou testosterona sintética. O que parece pelo exame de LH/FSH é que tua função hipofisária está deficiente na produção desses 2 hormônios. Por quê? só Deus sabe (e a maquina de ressonância magnética, se tu fosse fazer um exame de imagem)

Tu mesmo já tem as respostas, já se instruiu e leu...como teu LH e FSH já estão baixos, seria até útil ver como está a tua fertilidade atualmente, pra checar se já não está sofrendo de oligoespermia.  

Acredito que TRT é pra resolver teus sintomas clínicos que tu disse ter e partindo do ponto de que tu não é infértil atualmente, acho plausível a idéia de tu usar menotropina ou HCG durante a TRT.  Tua prolactina está baixa e garanto que tu nunca usou cabergolina pra derrubar... tem estudos que sugerem que problemas na hipófise causariam isso. Será que não seria uma boa investigar com uma res. magnética da sela turcica?

Editado por matheuskr
Postado (editado)

1. Sim, mas posso estar sendo tendencioso por também estar em TRT.

2. Não, creio que não ajudaria muito e li por cima sobre os colaterais.

Sobre ter filhos; não se preocupe em usar HCG, vai continuar com capacidade de ter filhos mesmo usando hormonios. E se o uso oferecesse essa vantagem eu ficaria feliz de não ter que me preocupar tanto com isso e fazer vasectomia. Enfim, minha menina segue no anticoncepcional. 😂

Editado por MercadorViking
Postado (editado)
Em 01/01/2021 em 19:44, matheuskr disse:

Se tu está com sintomas, tem que tratar independente de ser SERM ou testosterona sintética. O que parece pelo exame de LH/FSH é que tua função hipofisária está deficiente na produção desses 2 hormônios. Por quê? só Deus sabe (e a maquina de ressonância magnética, se tu fosse fazer um exame de imagem)

Tu mesmo já tem as respostas, já se instruiu e leu...como teu LH e FSH já estão baixos, seria até útil ver como está a tua fertilidade atualmente, pra checar se já não está sofrendo de oligoespermia.  

Acredito que TRT é pra resolver teus sintomas clínicos que tu disse ter e partindo do ponto de que tu não é infértil atualmente, acho plausível a idéia de tu usar menotropina ou HCG durante a TRT.  Tua prolactina está baixa e garanto que tu nunca usou cabergolina pra derrubar... tem estudos que sugerem que problemas na hipófise causariam isso. Será que não seria uma boa investigar com uma res. magnética da sela turcica?

Vou seguir seus conselhos @matheuskr.

Exame da sela turica e espermograma.

Muito obrigado!

Nos seguintes cenários, esses seriam os caminhos mais sensatos?

1) Sela turica ok + espermograma ok

Iniciar a TRT --> 1 ml deposteron a cada 7 dias + 500ui HCG dsdn em aplicações subcutâneas para os 2.

2) Sela turica ok + oligoespermia 

Esperar os 2 anos até ter filho e nesse meio tempo ir em médicos de fertilidade para tentar avaliar o problema?

Nesses casos, esse tratamento de fertilidade também é feito com HCG?

Fiquei com uma duvida também, no caso de iniciar a TRT com aplicações de HCG dsdn, eu sei que esse resultado vai variar com diversos fatores, mas de formal geral a fertilidade deve continuar "normal" ? Ou quando for a hora de realmente tentar ter filhos, de forma geral, a TRT deve ser interrompida e deve ser feito um protocolo adicional para melhorar a espermogenese? 

Editado por OlokinhoMeu
  • 5 semanas depois...
Postado
Em 04/01/2021 em 11:08, OlokinhoMeu disse:

Vou seguir seus conselhos @matheuskr.

Exame da sela turica e espermograma.

Muito obrigado!

Nos seguintes cenários, esses seriam os caminhos mais sensatos?

1) Sela turica ok + espermograma ok

Iniciar a TRT --> 1 ml deposteron a cada 7 dias + 500ui HCG dsdn em aplicações subcutâneas para os 2.

2) Sela turica ok + oligoespermia 

Esperar os 2 anos até ter filho e nesse meio tempo ir em médicos de fertilidade para tentar avaliar o problema?

Nesses casos, esse tratamento de fertilidade também é feito com HCG?

Fiquei com uma duvida também, no caso de iniciar a TRT com aplicações de HCG dsdn, eu sei que esse resultado vai variar com diversos fatores, mas de formal geral a fertilidade deve continuar "normal" ? Ou quando for a hora de realmente tentar ter filhos, de forma geral, a TRT deve ser interrompida e deve ser feito um protocolo adicional para melhorar a espermogenese? 

- 500ui de HCG DSDN é muita coisa.. coloque 250ui dsdn.. totalizando 500ui por semana...

Postado
5 horas atrás, _KrT_ disse:

500ui de HCG DSDN é muita coisa.. coloque 250ui dsdn.. totalizando 500ui por semana..

Algo não bate nessa conta, porque da entre 750~1000ui por semana aplicando 250 dsdn.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...