Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bicarbonato de sódio aumenta a força?


Torf

Posts Recomendados

Como o pessoal tem falado bastante no bicarbonato, resolvi trazer estudos a respeito.

 

O sistema tampão de bicarbonato desempenha um papel crítico na regulação do pH do sangue e no tratamento do acúmulo de íons de hidrogênio durante o exercício intenso. Sem surpresa, o bicarbonato de sódio tem sido uma estratégia de suplementação razoavelmente popular para pessoas que fazem exercícios de alta intensidade, particularmente para tarefas de sprint repetidas ou lutas de estado estacionário com duração de 30 segundos a alguns minutos.

Uma meta-análise recente (Grgic et al. - 2020) procurou determinar se a suplementação de bicarbonato de sódio pode beneficiar os resultados de força ou resistência muscular. 13 estudos analisaram a resistência muscular; alguns avaliaram a capacidade de resistência de pequenos grupos musculares e outros analisaram grandes grupos musculares. 11 estudos avaliaram alguma forma de força muscular, com alguns testes ocorrendo em estado de repouso e outros ocorrendo em estado de fadiga.

 

Os resultados indicaram que a suplementação de bicarbonato de sódio aumentou a resistência muscular, independentemente de a tarefa depender de pequenos ou grandes grupos musculares. No entanto, a força não melhorou significativamente, se a tarefa foi concluída em um estado de descanso ou fadiga. Com base em seu mecanismo de ação, isso faz sentido; teoricamente, deveria ajudar a retardar a fadiga em tarefas que desafiam o sistema de energia anaeróbio. Portanto, o bicarbonato de sódio pode ajudá-lo a realizar mais algumas repetições se você estiver treinando com muitas repetições ou curtos períodos de descanso entre as séries, mas provavelmente não vai ajudá-lo a levantar cargas absolutas maiores.

 

É importante observar que o bicarbonato de sódio geralmente tem uma janela bem apertada para a dosagem - uma dose muito pequena é ineficaz, mas uma dose muito grande geralmente leva a desconforto gastrointestinal e diarreia. Portanto, se você está pensando em experimentar a suplementação de bicarbonato de sódio, certifique-se de que realmente faz sentido para o tipo de treinamento que você faz e fique de olho na sua estratégia de dosagem. Você também pode considerar a implementação de algumas estratégias criativas para o tempo de suplemento (como visto em Marcus et al. 2019) para aumentar os níveis de bicarbonato sem causar desconforto gastrointestinal.

spacer.png

 

Referências:

 

Grgic J, Rodriguez RF, Garofolini A, Saunders B, Bishop DJ, Schoenfeld BJ, Pedisic Z. Effects of Sodium Bicarbonate Supplementation on Muscular Strength and Endurance: A Systematic Review and Meta-analysis. Sports Med. 2020 Jul;50(7):1361-1375. doi: 10.1007/s40279-020-01275-y. PMID: 32096113.

 

Marcus A, Rossi A, Cornwell A, Hawkins SA, Khodiguian N. The effects of a novel bicarbonate loading protocol on serum bicarbonate concentration: a randomized controlled trial. J Int Soc Sports Nutr. 2019 Sep 18;16(1):41. doi: 10.1186/s12970-019-0309-4. PMID: 31533750; PMCID: PMC6751854.

Editado por Torf
Acréscimo de imagem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 minuto atrás, baguncinha disse:

Tem um gosto horrível

Nesse caso, você deve analisar se a suplementacäo irá fazer sentido e te beneficiar.

 

No caso afirmativo, você pesa os contras (gosto ruim, risco de desconforto gastrointestinal, etc) versus os prováveis benefícios que você terá.

 

Daí você vai concluir se, no seu caso específico, vai valer a pena encarar os lados negativos ou simplesmente näo suplementar. 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Torf disse:

Nesse caso, você deve analisar se a suplementacäo irá fazer sentido e te beneficiar.

 

No caso afirmativo, você pesa os contras (gosto ruim, risco de desconforto gastrointestinal, etc) versus os prováveis benefícios que você terá.

 

Daí você vai concluir se, no seu caso específico, vai valer a pena encarar os lados negativos ou simplesmente näo suplementar. 😃

Quando as condições financeiras chegarem eu provo KKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre que vejo alguem reclamar de sabor das coisas, eu fico meio "ué mano", claro, tenho noção que gosto é gosto e cada um tem o seu, mas daí vai da criatividade do cabra.....no caso do bicarbonato aí, nao precisaria necessariamente tomar puro...mistura num suco, na suplementação, sei lá...opções pra tornar "menos pior" nao faltaria ao meu ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Richard Thomas disse:

sempre que vejo alguem reclamar de sabor das coisas, eu fico meio "ué mano", claro, tenho noção que gosto é gosto e cada um tem o seu, mas daí vai da criatividade do cabra.....no caso do bicarbonato aí, nao precisaria necessariamente tomar puro...mistura num suco, na suplementação, sei lá...opções pra tornar "menos pior" nao faltaria ao meu ver

Se não gosta do gosto só usar como remédio,se precisar claro,manda com aquele suplemento bolado KKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...