Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Senhores, boa tarde.

De forma anônima acompanho esse fórum a anos.  Infelizmente não tinha muita informação para compartilhar com a comunidade, porém, como agora estou na véspera de iniciar meu primeiro ciclo de 10 semanas com 500mg de enantato de testosterona apenas, acredito que o compartilhamento do relato poderá servir a alguém algum dia.

Como parte do procedimento, realizei alguns exames para saber como anda o corpo e tive uma surpresa: a prolactina alta!

Como não estou encontrando médicos endocrinologistas no momento (dez/2020) (que aceitem o meu convênio), a minha pergunta é: devo tratar essa prolactina alta antes de iniciar o ciclo, o aumento é irrelevante ou posso tratar em paralelo quando conseguir agendar um médico?

Segue abaixo algumas informações:

• Usei apenas Ostarine em maio (4 semanas) desse ano durante um bodyrecomp, que foi finalizado com sucesso. Fiquei praticamente sem libido por 2 meses aprox., mas esse foi o único colateral que apareceu e voltou a normalidade sem TPC;
  • Treino para hipertrofia direto a mais de 2 anos e de forma indireta a 10;
  • Sou ectomorfo (78Kg; 13%BF) ;
  • Faço acompanhamento médico há 2 anos, não tive nenhum episódio de baixa testosterona, apenas deficiência em vitamina D e E (já tratados);
  • De aprox. 2 meses para cá já não acordo mais tão “disposto”. Julguei ser a idade (28 anos).

Resultados de alguns exames feitos recentemente:

Estradiol

Resultado 33,09 pg/mL

Referência: 11 a 44 pg/mL

Prolactina

Resultado 24,20 ng/mL

Referência: 3,46 a 19,40 ng/mL

Testosterona Total

Resultado 529,33 ng/dL

Referência: 21 - 50 Anos: 240.24 - 870.68 ng/dL

T4 Livre

Resultado: 1,43 ng/dL

Referência: 0,70 a 1,80 ng/dL

SHBG

Resultado: 35,90 nmol/L

Referência: 10,00 a 57,00 nmol/L

Transferrina

Resultado: 213 mg/dL

Referência:  215 a 365 mg/dL

Creatinina

Resultado: 1,09 mg/dL

Referencia: 0,70 a 1,30 mg/dL

TGP

Resultado: 16 U/L

Referencia: 10 a 49 U/L

TGO

Resultado: 23 U/L

Referencia: 15 a 40 U/L

Gama-Glutamil Transferase

Referência: Inferior a 73 U/L

TSH

Resultado: 1,960 μUI/mL

Referencia: 0,400 a 4,300 μUI/mL

Publicidade

Postado (editado)
27 minutos atrás, Rodrigo LJ disse:

Senhores, boa tarde.

De forma anônima acompanho esse fórum a anos.  Infelizmente não tinha muita informação para compartilhar com a comunidade, porém, como agora estou na véspera de iniciar meu primeiro ciclo de 10 semanas com 500mg de enantato de testosterona apenas, acredito que o compartilhamento do relato poderá servir a alguém algum dia.

Como parte do procedimento, realizei alguns exames para saber como anda o corpo e tive uma surpresa: a prolactina alta!

Como não estou encontrando médicos endocrinologistas no momento (dez/2020) (que aceitem o meu convênio), a minha pergunta é: devo tratar essa prolactina alta antes de iniciar o ciclo, o aumento é irrelevante ou posso tratar em paralelo quando conseguir agendar um médico?

Segue abaixo algumas informações:

• Usei apenas Ostarine em maio (4 semanas) desse ano durante um bodyrecomp, que foi finalizado com sucesso. Fiquei praticamente sem libido por 2 meses aprox., mas esse foi o único colateral que apareceu e voltou a normalidade sem TPC;
  • Treino para hipertrofia direto a mais de 2 anos e de forma indireta a 10;
  • Sou ectomorfo (78Kg; 13%BF) ;
  • Faço acompanhamento médico há 2 anos, não tive nenhum episódio de baixa testosterona, apenas deficiência em vitamina D e E (já tratados);
  • De aprox. 2 meses para cá já não acordo mais tão “disposto”. Julguei ser a idade (28 anos).

Resultados de alguns exames feitos recentemente:

Estradiol

Resultado 33,09 pg/mL

Referência: 11 a 44 pg/mL

Prolactina

Resultado 24,20 ng/mL

Testosterona Total

Resultado 529,33 ng/dL

Referência: 21 - 50 Anos: 240.24 - 870.68 ng/dL

T4 Livre

Resultado: 1,43 ng/dL

Referência: 0,70 a 1,80 ng/dL

SHBG

Resultado: 35,90 nmol/L

Referência: 10,00 a 57,00 nmol/L

Transferrina

Resultado: 213 mg/dL

Referência:  215 a 365 mg/dL

Creatinina

Resultado: 1,09 mg/dL

Referencia: 0,70 a 1,30 mg/dL

TGP

Referencia: 10 a 49 U/L

TGO

Resultado: 23 U/L

Referencia: 15 a 40 U/L

Gama-Glutamil Transferase

Referência: Inferior a 73 U/L

TSH

Resultado: 1,960 μUI/mL

Referencia: 0,400 a 4,300 μUI/mL

Brother, idade?! 28 anos não é velho kk relaxa. Não sei o porquê da tua PRL estar mais alta, os outros hormônios sexuais estão em um valor satisfatório pelo o que parece ali...a testo total está no mid-range, não tá baixa. Se tu está tendo sintomas de disfunção erétil, então:

1) ressonância magnética da sela turcica (quando o resultado sair, vai ter um laudo em anexo com informações do teu exame de imagem)

2) tratar com cabergolina, mas antes seria interessante ver se há uma causa, por isso o exame de imagem (adenoma hipofisário, microprolactinomas, geralmente é isso)

sobre o valor de transferrina, tem que ver se tu está anêmico. existem anemias causadas por veganismo principalmente, então quando a saturação dessa proteina está baixa, pode ser que a tua concentração de ferro esteja insuficiente.

Editado por matheuskr
Postado

matheuskr, muito obrigado pelas informações.

Sobre a disfunção erétil, posso dizer que ele responde apenas mediante provocação rsrsrs. Ir ao banheiro pela manhã não é mais problema.

Abusando da tua boa vontade e conhecimento, das opções que deu, na primeira, não estou conseguindo agenda nos médicos atendidos pelo meu convênio pelos próximos 50 dias. Seria o caso de ir no pronto-socorro?

Se eu seguir pela segunda opção, tratar com cabergolina durante o ciclo e seguir acompanhando com exames e quando conseguir me consultar novamente, investigar a causa, seria muito arriscado?

Sobre a transferrina, consumo muita carne vermelha e verduras escuras, fora a dose mínima disponível no multivitamínico que tomo. Há mais 2 exames que esqueci de colocar:

Ferro

Resultado: 82 μg/dL

Referência: 65 a 175 μg/dL

Ferritina

Resultado: 181,3 ng/mL

Referência: 22,0 a 322,0 ng/mL

Postado
9 minutos atrás, Rodrigo LJ disse:

matheuskr, muito obrigado pelas informações.

Sobre a disfunção erétil, posso dizer que ele responde apenas mediante provocação rsrsrs. Ir ao banheiro pela manhã não é mais problema.

Abusando da tua boa vontade e conhecimento, das opções que deu, na primeira, não estou conseguindo agenda nos médicos atendidos pelo meu convênio pelos próximos 50 dias. Seria o caso de ir no pronto-socorro?

Se eu seguir pela segunda opção, tratar com cabergolina durante o ciclo e seguir acompanhando com exames e quando conseguir me consultar novamente, investigar a causa, seria muito arriscado?

Sobre a transferrina, consumo muita carne vermelha e verduras escuras, fora a dose mínima disponível no multivitamínico que tomo. Há mais 2 exames que esqueci de colocar:

Ferro

Resultado: 82 μg/dL

Referência: 65 a 175 μg/dL

Ferritina

Resultado: 181,3 ng/mL

Referência: 22,0 a 322,0 ng/mL

´é, com anemia ferropriva tu não está...é até bom que não suplemente muito com ferro na verdade, o excesso dele pode causar efeitos deletérios bem graves no corpo...minha tia teve que fazer sangrias terapêuticas pra se livrar da parte do ferro que ela suplementava, de forma quelada, fora que ela consumia carne vermelha em excesso. Como tu come carnes, que contém o ferro do tipo heme (a melhor forma de ferro na alimentação que existe é o ferro heme, comum nas carnes) nem precisa te preocupar com esse tipo de anemia específica.

não acho que seja o caso de tu ir ao pronto socorro, tua PRL está um pouco alta de fato, mas não é um valor que pareça transparecer preocupação imediata...tem gente com muito mais do que isso. Não posso te dar certeza que eles fariam esse tipo de ressonância em ti sem te fazer uma série de perguntas xaropes antes de realizar o exame...essa ressonância da sela turcica é com contraste injetado no paciente, normalmente aplicam gadolinio e ele não é bem tolerado por todo mundo, as vezes causa nauseas, alergias, etc. acredito que só tu agendando, mas quem pode te responder isso é o próprio hospital, se tu ligar. acho que tem que investigar por que tá nesse valor sim em vez de só usar cabergolina, mas não precisa entrar em desespero enquanto isso...

se tu tem um relacionamento e está preocupado com isso pq está te causando problemas, é bem provável que com o uso de cabergolina tua situação normalize novamente...mas se for usar, sugiro que leia a bula e não exceda 1 comprimido, pode causar palpitações e efeitos bizarros...geralmente vem 2 comprimidos.

algumas medicações podem alterar a prolactina por incrível que pareça. tu faz uso de algum medicamento?

Postado

matheuskr

Usei um comprimido de loratadina (rinite) 3 dias e 40mg depropanolol (apresentação de TCC) 2 dias antes da coleta do exame. 

Postado
9 minutos atrás, Rodrigo LJ disse:

matheuskr

Usei um comprimido de loratadina (rinite) 3 dias e 40mg depropanolol (apresentação de TCC) 2 dias antes da coleta do exame. 

Possível que o antihistamínico tenha alterado tua prolactina, alguns tem o poder de fazer isso, embora nem todos façam. betabloqueador eu acho improvável, mesmo o propanolol que é da primeira geração (antigo). Se for o caso da loratadina ter feito isso, tu trata com cabergolina e vai ter que arranjar um substituto pra isso. Acho improvável que tenha algo de errado com a tua hipófise...esse exame é "sofrido", tu fica deitado sem poder te mexer durante cerca de 20 minutos, a máquina é barulhenta, provavelmente tu vai encher o saco de ficar parado e ainda vão injetar momentos antes do exame, gadolinio...tem enfermeira que não é muito delicada e deixa o cara com um baixa hematoma no braço...é foda. 

Postado

matheuskr

Vou seguir com a cabergolina e acompanhar através de exames. Além do exame ser muito desconfortável, meu convênio (Bradesco) tem um longo histórico de recusar ressonâncias de qualquer tipo sem uma montanha de exames complementares que dê indícios de que exista o referido problema.

Muito obrigado por ceder o teu tempo respondendo as minhas dúvidas. 

Forte abraço!

Postado
44 minutos atrás, Rodrigo LJ disse:

matheuskr

Vou seguir com a cabergolina e acompanhar através de exames. Além do exame ser muito desconfortável, meu convênio (Bradesco) tem um longo histórico de recusar ressonâncias de qualquer tipo sem uma montanha de exames complementares que dê indícios de que exista o referido problema.

Forte abraço!

Na verdade, um médico psiquiatra poderia facilmente te dar uma requisição médica pra pedido dessa ressonância...se tu puder consultar com um pelo convênio, é possível que tu consiga, caso tu vier a achar necessário investigar um dia desses... esse tipo de médico entende melhor a necessidade de investigar possíveis adenomas, que são tumores. enfim, não é obrigado a fazer isso agora. derruba a prolactina com cabergolina, mas checa as interações medicamentosas no drugbank.ca pra evitar surpresas desagradáveis com a cabergolina, já que ela interage bem negativamente com alguns farmacos comuns do nosso dia a dia. 

sem problemas, cara...abraço!

Postado
3 horas atrás, Rodrigo LJ disse:

matheuskr

Forte abraço!

Acompanhando. Posta pra gente o resultado depois!

• 3 semanas depois...
Postado
Em 14/12/2020 em 17:48, matheuskr disse:

Na verdade, um médico psiquiatra poderia facilmente te dar uma requisição médica pra pedido dessa ressonância...se tu puder consultar com um pelo convênio, é possível que tu consiga, caso tu vier a achar necessário investigar um dia desses... esse tipo de médico entende melhor a necessidade de investigar possíveis adenomas, que são tumores. enfim, não é obrigado a fazer isso agora. derruba a prolactina com cabergolina, mas checa as interações medicamentosas no drugbank.ca pra evitar surpresas desagradáveis com a cabergolina, já que ela interage bem negativamente com alguns farmacos comuns do nosso dia a dia. 

sem problemas, cara...abraço!

Apenas para finalizar o tópico, a cabergolina resolveu o problema! Tome 0,25mg a cada 12h por 2 dias. No terceiro dia eu acordei 15 anos mais novo KKKK.

Segue o resultado do exame de prolactina após tomar a cabergolina:

Prolactina

Resultado: 0,96 ng/mL

Novamente, muito obrigado matheuskr pelas informações e por dispor do teu tempo para esclarecer as minhas dúvidas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...