Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína de soja, porque tão pouco mencionada?


Pereira_33

Posts Recomendados

3 horas atrás, Alex Ruiz disse:

Tem todas as histórias de que o problema é a soja ser transgênica. Não sei até que ponto os problemas disso são reais ou mitos, mas na dúvida, não consumo.

Pois é... Por ser algo relativamente recente, näo há muito consenso no meio científico sobre os efeitos no nosso corpo causados por alimentos modificados geneticamente. Alguns estudos apontam que é seguro. Caso isso mude, acho que países passaräo a banir alimentos modificados. Ou näo... Aqui na Uniäo Europeia há certas restricöes à importacäo de transgênicos, muitas vezes por motivos ambientais/políticos (saúde dos trabalhadores, desmatamento...)

 

Uma leitura simples acerca disso:

https://www.rfi.fr/br/europa/20180329-quais-regras-para-o-consumo-de-transgenicos-na-uniao-europeia

32 minutos atrás, Verdura disse:

Olhando a questão de saúde o problema é o mesmo de comer os animais que comemos e as plantas de monocultura em larga escala (milho, trigo etc.). São seres vivos modificados, cruzados com genes de outras espécies e cujo manejo os torna, no mínimo, suspeitos para se usar na alimentação.

Veja o frango de granja cujo peito e ovos comemos aos montes. É um animal doente e sua carne e outros produtos são impregnados de substâncias que devem fazer mal a longo prazo. Mas a gente manda para dentro mesmo assim pelas proteínas. Vejo a mesma coisa com soja.

É um caso similar ao que citei acima. É algo, creio eu, que näo está com muita certeza afirmado no meio científico, por isso há muita expeculacäo. Na dúvida (quando o $ permite), opto por alimentos que aqui na Alemanha recebem o selo "Bio". Animais criados soltos e alimentados com racöes e vegetais orgânicos.

19 minutos atrás, EMD disse:

Essa história que soja tem estrogênio é má interpretação da informação do produto.

 

A soja contém isoflavona, conhecido como fitoestrógenios, daí surge a confusão de que ela contém o hormônio feminino, mas a isoflavona apenas tem a estrutura química parecida com o estrogênio, mas não é capaz de atuar como um hormônio, logo ele não tem relação com características femininas nos homens.

 

Mas é claro, que se você pesquisar por ai, comentários e vídeos vão aparecer dizendo que a indústria quer afeminar os homens e por isso querem que você consuma soja, em um mundo em que nofap atrae mulher, macho alfa toma banho gelado, e de que tudo é conspiração contra a humanidade, nesse caso decrete demência e siga sua vida.

Pois é... A maior parte da leitura que fiz conclui que isso näo vai ter impacto na sua testosterona. Curti muito sua crítica.

13 minutos atrás, Henrique L disse:

Tipo nem tudo que está na tabela nutricional do rótulo está no conteúdo no pacote?

O que está na tabela nutricional está lá porque há uma lei que obriga. Nessas leis há sempre margem pra interpretacäo. A lei pode dizer que um alimento que possua menos de 10 kcal por porcäo possa ser considerado zero calorias, por exemplo. Eu näo sei como está a resolucäo atual da ANVISA acerda da rotulagem de alimentos.

 

Mas se sua dúvida näo foi essa, há outra interpretacäo: Näo é porque o rótulo diz que tem x gramas de proteína ou de minerais, por exemplo, que seu corpo vai absorver 100% deles. No estudo que citei anteriormente, absorvemos em média 91% da proteína da clara do ovo. Há também certos indícios que näo conseguimos assimilar todos os micronutrientes artificiais dos nossos suplementos multivitamínicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

5 horas atrás, Pereira_33 disse:

Porque falam tão pouco da proteína de soja? sei que o gosto não é dos melhores (Só bater com alguma coisa e mandar), mas quem precisa de proteína não mede esforços...( Afinal, o VB dela é bem alta) muito mais barata que o whey e a albumina, creio que não exista algum estudo que comprove que o corpo masculino possua receptores de hormônios e que a soja possa prejudicar a testosterona...

 

Preço: 25R$/kg na minha cidade

Até 40R$. Encontra na internet diversas marcas famosas...

 

30g (1 Scoop)

 

26g prot

1g Carb

1g Gordura

39,60 R$ SITE Growth

 

O valor biológico é inferior as fontes animais, além disso contem fitoestrogênio, antinutrientes e  ha contaminação por alumínio no caso da proteína isolada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é evidente que comer soja em pequenas quantidades não faz mal e nem vai atrasar seus ganhos por conta dos endocrino disruptores. Não precisa ser bitolado também. Quando me oferecem um prato ou um snack com soja eu como de boa.

A questão é que eu evito fazer da soja uma parte importante da minha dieta. Que nem naquela vez que eu comecei a ingerir 60g de proteína de soja todo dia. Minha nutri me deu uma bronca e uma aula kkkkkk. É esse tipo de coisa que deve ser evitado. E como não se sabe ao certo o limite recomendável de soja diária, eu prefiro que ela nem faça parte da minha rotina.

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Se engana quem pensa que os endócrino disruptores da soja não nos afetam. Isso é mais perceptível especialmente em crianças (pelo tamanho), já tendo havido vários casos de intoxicação e inclusive morte em bebês.

Isso muito me interessa. Você tem alguma leitura que me recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Torf disse:

Isso muito me interessa. Você tem alguma leitura que me recomenda?

Eu li um relato de caso uma vez sobre uma criança pequena ou bebê que ficou internado em estado grave ou morreu, por que os pais eram veganos e davam muitos derivados de soja pra criança. Ainda não consegui achar, mas, por exemplo, tem esse relato de caso de uma menina que iniciou o desenvolvimento das mamas antes dos 5 anos. O normal é começar somente entre os 8 e 12, sendo que esse é o "normal" moderno. Nos tempos dos nosso avós e bisavós era bem mais pra 12 do que pra 8. E muito se especula qual seria a causa dessa mudança.

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302007000300021&script=sci_arttext&tlng=pt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu peguei um artigo de revisão de literatura desse ano. Vou colocar um trecho do abstract aqui:

https://cyberleninka.ru/article/n/soy-phytoestrogens-hormonal-activity-and-impact-on-the-reproductive-system

"As disfunções do sistema reprodutor humano sob a ação do PE são consideradas infrequentes e leves. Foram descritos casos isolados de feminização, bem como mudanças no comportamento de gênero em crianças com aumento do consumo de soja (...) Os efeitos feminizantes podem ser invisíveis, manifestados estatisticamente em grandes populações."

Resumindo, a soja pode causar esses efeitos ruins, mas são tão raros ou leves (as vezes a pessoa nem percebe) que só são notados quando analisamos uma amostra populacional muito grande.

 

Por que só raras pessoas tem problemas perceptíveis? Eu chutaria que é por diferenças individuais, por diferenças de doses do consumo da soja e de outros hábitos de vida que possam influenciar. Enfim, na dúvida, eu prefiro consumir soja apenas eventualmente e não fazer dela responsável por 1/3 das minhas proteínas diárias como eu já fiz uma vez 😅 

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Eu peguei um artigo de revisão de literatura desse ano. Vou colocar um trecho do abstract aqui:

https://cyberleninka.ru/article/n/soy-phytoestrogens-hormonal-activity-and-impact-on-the-reproductive-system

"As disfunções do sistema reprodutor humano sob a ação do PE são consideradas infrequentes e leves. Foram descritos casos isolados de feminização, bem como mudanças no comportamento de gênero em crianças com aumento do consumo de soja (...) Os efeitos feminizantes podem ser invisíveis, manifestados estatisticamente em grandes populações."

Resumindo, a soja pode causar esses efeitos ruins, mas são tão raros ou leves (as vezes a pessoa nem percebe) que só são notados quando analisamos uma amostra populacional muito grande.

 

Por que só raras pessoas tem problemas perceptíveis? Eu chutaria que é por diferenças individuais, por diferenças de doses do consumo da soja e de outros hábitos de vida que possam influenciar. Enfim, na dúvida, eu prefiro consumir soja apenas eventualmente e não fazer dela responsável por 1/3 das minhas proteínas diárias como eu já fiz uma vez 😅 

 

Pois é, é igual perguntaram de usar só ovo para fontes de gordura. Como não temos conhecimento certo de todas variáveis, o melhor é variar (perdão do trocadilho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Torf disse:

Pois é... Por ser algo relativamente recente, näo há muito consenso no meio científico sobre os efeitos no nosso corpo causados por alimentos modificados geneticamente. Alguns estudos apontam que é seguro. Caso isso mude, acho que países passaräo a banir alimentos modificados. Ou näo... Aqui na Uniäo Europeia há certas restricöes à importacäo de transgênicos, muitas vezes por motivos ambientais/políticos (saúde dos trabalhadores, desmatamento...)

 

Uma leitura simples acerca disso:

https://www.rfi.fr/br/europa/20180329-quais-regras-para-o-consumo-de-transgenicos-na-uniao-europeia

É um caso similar ao que citei acima. É algo, creio eu, que näo está com muita certeza afirmado no meio científico, por isso há muita expeculacäo. Na dúvida (quando o $ permite), opto por alimentos que aqui na Alemanha recebem o selo "Bio". Animais criados soltos e alimentados com racöes e vegetais orgânicos.

Pois é... A maior parte da leitura que fiz conclui que isso näo vai ter impacto na sua testosterona. Curti muito sua crítica.

O que está na tabela nutricional está lá porque há uma lei que obriga. Nessas leis há sempre margem pra interpretacäo. A lei pode dizer que um alimento que possua menos de 10 kcal por porcäo possa ser considerado zero calorias, por exemplo. Eu näo sei como está a resolucäo atual da ANVISA acerda da rotulagem de alimentos.

 

Mas se sua dúvida näo foi essa, há outra interpretacäo: Näo é porque o rótulo diz que tem x gramas de proteína ou de minerais, por exemplo, que seu corpo vai absorver 100% deles. No estudo que citei anteriormente, absorvemos em média 91% da proteína da clara do ovo. Há também certos indícios que näo conseguimos assimilar todos os micronutrientes artificiais dos nossos suplementos multivitamínicos.

 

Aqui no BR isso é complicado... Tem selos orgânicos e tudo, mas confiar... Tem caso famoso por aqui de empresa certificada com qualidade ISO e o leite que vendia tinha Formal como contaminante.

E tem mais, o preço é foda. Um ovo (1 unidade) orgânico é R$ 1,20, não tem como sustentar se você quer bater macro. E outra, estraga rapidinho. Já comprei "umas dúzias" (que no orgânico na verdade vem 10 rs) para comer como fonte de gordura boa (o balanço de gordura boa pode ser menor em termos absolutos) e estragou em 1 semana.

Tem carne de avestruz que você consegue por até R$ 40 reais o quilo, ou mesmo peixes pescados, alguns com a parte comível a uns R$ 30 reais o quilo líquido, mas é difícil assim. Até mesmo o boi daqui que era em sua maioria criado livre já não é mais tão saudável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Torf disse:

Pois é... Por ser algo relativamente recente, näo há muito consenso no meio científico sobre os efeitos no nosso corpo causados por alimentos modificados geneticamente. Alguns estudos apontam que é seguro. Caso isso mude, acho que países passaräo a banir alimentos modificados. Ou näo... Aqui na Uniäo Europeia há certas restricöes à importacäo de transgênicos, muitas vezes por motivos ambientais/políticos (saúde dos trabalhadores, desmatamento...)

 

Uma leitura simples acerca disso:

https://www.rfi.fr/br/europa/20180329-quais-regras-para-o-consumo-de-transgenicos-na-uniao-europeia

É um caso similar ao que citei acima. É algo, creio eu, que näo está com muita certeza afirmado no meio científico, por isso há muita expeculacäo. Na dúvida (quando o $ permite), opto por alimentos que aqui na Alemanha recebem o selo "Bio". Animais criados soltos e alimentados com racöes e vegetais orgânicos.

Pois é... A maior parte da leitura que fiz conclui que isso näo vai ter impacto na sua testosterona. Curti muito sua crítica.

O que está na tabela nutricional está lá porque há uma lei que obriga. Nessas leis há sempre margem pra interpretacäo. A lei pode dizer que um alimento que possua menos de 10 kcal por porcäo possa ser considerado zero calorias, por exemplo. Eu näo sei como está a resolucäo atual da ANVISA acerda da rotulagem de alimentos.

 

Mas se sua dúvida näo foi essa, há outra interpretacäo: Näo é porque o rótulo diz que tem x gramas de proteína ou de minerais, por exemplo, que seu corpo vai absorver 100% deles. No estudo que citei anteriormente, absorvemos em média 91% da proteína da clara do ovo. Há também certos indícios que näo conseguimos assimilar todos os micronutrientes artificiais dos nossos suplementos multivitamínicos.

É mais na questão de honestidade com o cliente. Será que as gramas de proteínas que constam nos rótulos realmente estão no conteúdo do produto?

 

Se não me engano, há alguns anos atrás, um dono de loja de suplementos levou seus produtos para análise em um laboratório pra confirmar se o produto oferecia o que indicava, e várias marcas(Algumas famosas) estavam totalmente irregulares com aquilo que estava no rótulo.

Exemplo: whey que dizia ter 25 gramas de proteina por dose, na verdade, tinha 12, 15 e etc.

Picaretagem!

Não estou afirmando que as empresas fazem hj em dia, mas não boto a mão no fogo e sei que uma ou outra aí são picaretas!

 

Por isso sempre dou preferência para alimentos do que suplementos. Se for pra tomar, em último caso e com marca mais confiáveis. 

Mas é apenas minha maneira de pensar e fazer as coisas.

Editado por Henrique L
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Verdura disse:

 

Aqui no BR isso é complicado... Tem selos orgânicos e tudo, mas confiar... Tem caso famoso por aqui de empresa certificada com qualidade ISO e o leite que vendia tinha Formal como contaminante.

E tem mais, o preço é foda. Um ovo (1 unidade) orgânico é R$ 1,20, não tem como sustentar se você quer bater macro. E outra, estraga rapidinho. Já comprei "umas dúzias" (que no orgânico na verdade vem 10 rs) para comer como fonte de gordura boa (o balanço de gordura boa pode ser menor em termos absolutos) e estragou em 1 semana.

Tem carne de avestruz que você consegue por até R$ 40 reais o quilo, ou mesmo peixes pescados, alguns com a parte comível a uns R$ 30 reais o quilo líquido, mas é difícil assim. Até mesmo o boi daqui que era em sua maioria criado livre já não é mais tão saudável.

 

16 minutos atrás, Henrique L disse:

É mais na questão de honestidade com o cliente. Será que as gramas de proteínas que constam nos rótulos realmente estão no conteúdo do produto?

 

Se não me engano, há alguns anos atrás, um dono de loja de suplementos levou seus produtos para análise em um laboratório pra confirmar se o produto oferecia o que indicava, e várias marcas(Algumas famosas) estavam totalmente irregulares com aquilo que estava no rótulo.

Exemplo: whey que dizia ter 25 gramas de proteina por dose, na verdade, tinha 12, 15 e etc.

Picaretagem!

Não estou afirmando que as empresas fazem hj em dia, mas não boto a mão no fogo e sei que uma ou outra aí são picaretas!

 

Por isso sempre dou preferência para alimentos do que suplementos. Se for pra tomar, em último caso e com marca mais confiáveis. 

Mas é apenas minha maneira de pensar e fazer as coisas.

Esqueci desse detalhe... Lembro há alguns anos que houve um youtuber que ficou famoso fazendo laudo de whey e que muitos deles eram subdosados...

 

É uma pena mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...