Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde, estou montando uma dieta mas estou tentando separar as gorduras saturadas e insaturadas ( mono e poli).

Nas tabelas nutricionais ou de um alimento na internet, mostra assim:

Ex: ovo cozido

Gorduras 5,28g (sei que é o total de gordura)

Gordura Saturada 1,637g

Gordura Monoinsaturada 2,03g

Gordura Poli-insaturada 0,704g

Total do cálculo desses 3 últimos da 4,361g de gordura, e cadê o resto para completar os 5,28g? Se quadra em que tipo de gordura?

Publicidade

Postado (editado)

Só o controle da saturada e insaturada, mas queria mesmo saber das gordura totais, seria qual tipo de gordura se faltou g para completar as totais? Pega do tipo de alimento ou a maior quantidade do tipo de gordura nas informações?

22 minutos atrás, ThePunisher disse:

Qual objetivo de fazer isso?

Respondendo: tem gente que separa a gordura de origem animal e vegetal...

Editado por marlonws
Postado
3 horas atrás, kkmultes disse:

Fala mano! basicamente isso se deve ao fato do peso do Glicerol que faz parte das moléculas de gordura não ser contabilizado nas separações.

Então na tabela de dieta, a quantidade de G de gordura eu coloco as totais informado de um alimento né? 

Então as gordura que não foi contabilizado posso enquadrar na categoria do maior ? 

Ex: Gordura totais: 10g

Gordura saturada: 4g

Gordura insaturada mono ou poli: 4g

Faltou 2g ai para dar 10g totais, coloco 1g em cada uma ou no maior da separações ?

Sei que uns vão falar que estou exagerando que não precisa disso, mas quero controlar as gorduras ruins saturadas e insaturadas e tirar a gordura trans total de dieta.

Postado (editado)
14 minutos atrás, marlonws disse:

Faltou 2g ai para dar 10g totais, coloco 1g em cada uma ou no maior da separações ?

Po, o cara acabou de falar. Os 2g que faltam são gliceróis. E as únicas gorduras ruins que existem, além da trans, são o óleo vegetal de garrafinha plástica e a margarina.

Editado por Pimpolhoman
Postado
42 minutos atrás, marlonws disse:

Então na tabela de dieta, a quantidade de G de gordura eu coloco as totais informado de um alimento né?

exatamente.

sobre seu cuidado com a dieta, é muito válido pensar na saúde, mas o perigo são os alimentos ultra processados, isso se você comer com frequência e em excesso, ou viver só disso.

52 minutos atrás, marlonws disse:

Não é assim que funciona, a quantidade de saturadas, insaturadas etc é realmente o reportado (salvo arredondamento permitido nas tabelas), você não deve se basear nos tipos de gorduras separadamente pra calcular as calorias, e sim no total.

Entenda que pra medir o quanto de cada tipo de ácido graxo(as gorduras saturadas, insaturadas etc) que tem no alimento, os triglicerídios tem que ser quebrados/desmanchados em um processo de hidrólise, nisso o Glicerol é separado e seu peso não vai contar...  O glicerol junto dos ácidos graxos formam os triglicerídios presentes na maioria dos alimentos, por isso que no total o Glicerol conta, pode ter também uma quantidade de peso em água (já que hidrólise usa água) que não é contabilizada e até por questões de arredondamentos permitidos nas tabelas, por exemplo um alimento que tenha menos de 0,5g de gordura trans pode reportar como zero

Não precisa focar nisso não, vai demandar muita energia a toa, gasta essa energia treinando forte e comendo direito, praticando exercícios e seguindo uma dieta equilibrada com maior parte das calorias vindo de boas fontes, e um bom aporte proteico, nessa situação pode até comer alimentos "lixo" sem exageros !

Postado
14 horas atrás, Torf disse:

Gorduras ruins saturadas? As gorduras saturadas são ruins?

Não são ruins, mas em excesso sim.

Bom já sanaram minhas dúvidas, obrigado a todos.

Postado
6 horas atrás, marlonws disse:

Não são ruins, mas em excesso sim.

Bom já sanaram minhas dúvidas, obrigado a todos.

Ruim em excesso, até água. E nem por isso eu falo que água é ruim

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...