Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudando sobre influência do treinamento/dieta na sensibilidade à insulina


mafone

Posts Recomendados

Olá a todos,

 

sonho em ser cientista, então vou compartilhar meus achados e minhas ideias aqui, pois se houver interação com alguém com curiosidade no assunto, estarei mais animado para continuar estudando e pesquisando. Vou abrir um bloco de notas aqui sobre esse tema pois é o que estou pesquisando no momento. 

 

-------------------------------------------

 

o que tu pensa sobre o fracionamento das refeições? (Comer de 3h em 3h ou de 5h em 5h etc)

 

Até agora ñ achei nada que me convencesse do contrário, eu estou preso na ideia de que o seu corpo ñ está nem aí se vc vai acumular gordura, glicogênio, seja lá o que for. Ele quer se livrar da alta concentração de glicose no sangue (glicemia acima de 120), simplesmente porque é tóxico, quanto maior a concentração de glicose no sangue maior sua osmolaridade, o que vai puxar toda a água das células causando desidratação e deixando o sangue com a viscosidade de um xarope de açucar. Sendo assim ele vai secretar insulina até a glicose entrar em algum lugar q tenha receptores Glut-4. Uma célula adiposa ou uma célula muscular. E se ela entrar na adiposa ñ é pra formar glicogênio, não tem enzima pra isso.

 

*em relação ao fracionamento à absorção de proteína vejo sentido

 

 Será que a insulina tem alguma preferência entre um receptor Glut-4 da célula adiposa ou da célula muscular?
 Por exemplo, 100 unidades de glicose precisam sair do sangue. O pâncreas secreta insulina. Será q tem como saber se vão 80 unidades de glicose pro múculo e 20 pra célula adiposa? Ou vice-versa

 

o glicogênio é prioridade porque estamos falando de glicose, se entrar glicose na célula em excesso e o estoque de glicogênio não estiver cheio, a glicose vai ser armazenada como glicogênio. Seu destino só vai ser a síntese de TAG se já tiver lotado de glicogênio. Porém, célula adiposa não fabrica glicogênio(ou será que sim? não sei kkkk deve ter algum mecanismo nessas células que direcionem toda a glicose para a síntese de gordura).

 

provavelmente, há uma quantidade maior de Glut4 no músculo do que no tecido adiposo quando na carência de glicogênio. É aí que está o direcionamento da glicose. Acaba entrando mais glicose na célula muscular porque tem muito mais "portas abertas" pra ela. Digamos 50 Glut4 da célula muscular para 20 da célula adiposa
Dá pra se chegar a conclusão de que quanto mais gordura uma pessoa tem, maiores a chances dela conseguir mais. Devido há uma maior quantidade de células de gordura, e consequentemente mais Glut4, aumentando o direcionamento da glicose para o tecido adiposo

 

spacer.png

 

Figura 1 - Glicose para TAG

 

-> Estoque de glicogênio cheio, CHO irá ser convertido em gordura. A molécula de glicose entra na via da pentose fosfato até formar gliceraldeídeo 3-fosfato, esse irá para o ciclo de Krebs. Como o ciclo de Krebs está parado no citrato, pelo estado energético celular estar alto (inibição alostérica, muito ATP), o Acetil-CoA irá ser convertido em Malonil-CoA através da Acetil-Coa Carbolixase dependente de Biotina.
OBS: o Acetil-CoA é impermeável à mitocôndria, então vira citrato no ciclo de Krebs para ir para o citosol, onde será quebrado em Oxaloacetato e Acetil-CoA pela citrato liase, o Oxaloacetato é então reaproveitado como piruvato.

 

spacer.png

Figura 2 - Vias de translocação do Glut4

 

A via do exercício no aumento da sensibilidade à GLICOSE. Tá me parecendo errado falar que o exercício aumenta sua sensibilidade à insulina, visto que as duas vias aumentam os glut4 na membrana sem relação com a via da insulina.

Como aumenta a captação de glicose, o pâncreas não precisa secretar tanta insulina.  Então quando pega o exame e ve que a insulinemia diminuiu, acha que aumentou a sensibilidade, mas foi a sensibilidade À GLICOSE. Devido ao aumento de glut4 por vias sem relação com a da insulina

 

spacer.png

 

Estou procurando o mecanismo (rota bioquímica) que o jejum, ou a carência energética, influencia na captção de glicose

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...