Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em 18/08/2021 em 20:58, SaBiih disse:

Mantenha a maioria dos exercícios compostos com 1-2 reps na reserva e deixe pra falhar em isoladores.

Concordo com o RPE ser pra indivíduos extremamente avançados pra ter um bom feeling (eu naum tenho). Concordo com o Sten Efferding em um podcast que ele fez com o Mark Bell, ele mencionou que grande parte das pessoas que usam RPE estão subestimando DE LONGE o esforço que fizeram.

Uma dica boa que vi sobre RPE é ti treinar ele nos isoladores ou exercícios que vc pode falhar com segurança. 

Tu tá na 8 rep., por exemplo, tu pensa consigo em qual RPE vc tá e quantas aguenta mais e faz pra ver se realmente só aguentaria aquele tanto, menos ou mais. Se tu fizer isso frequentemente ficaria melhor nisso. 

Publicidade

Postado
Em 19/08/2021 em 12:33, debew disse:

E quanto maior o range de reps que a pessoa usa mais difícil fica de mensurar.

RPE é muito mais fácil estimar em intensidades altas.

Isso é também. No supino eu uso ele muito bem. 

Mas em isoladores eu nem uso, lembro que antigamente eu nem sabia da existência disso e colocava um exercício na polia e pensava "com esse peso eu aguento 12 rep.", Aí ia e fazia 15~20 rep. e parava por tédio. 

Postado
Em 19/08/2021 em 19:18, Zyzzfodase disse:

Mas acho que não deixaria de ser eficaz só porque não teve falha. 

Se falhar e ir próximo a ela tem o mesmo efeito, eu acho mais benéfico tu não falhar e assim conseguir fazer mais reps totais (mais volume). 

Depende mano. Pra o volume ser suficientemente estimulante longe da falha vc precisaria aumentar a carga, tipo num 5x5. Se ficar naquelas 12 repetições só pra acumular volume e meter volume até as Pampa e não falhar nunca em nada, vira aqueles treinos padrão de instrutor de academia, que dá pump na hora mas resultado de verdade é pouca coisa. Se for pra não treinar perto da falha tem que meter peso no bagulho, se não nem é treino, é aeróbico kkkkkk

Postado
Em 20/08/2021 em 09:01, RenanTrz disse:

Depende mano. Pra o volume ser suficientemente estimulante longe da falha vc precisaria aumentar a carga, tipo num 5x5. Se ficar naquelas 12 repetições só pra acumular volume e meter volume até as Pampa e não falhar nunca em nada, vira aqueles treinos padrão de instrutor de academia, que dá pump na hora mas resultado de verdade é pouca coisa. Se for pra não treinar perto da falha tem que meter peso no bagulho, se não nem é treino, é aeróbico kkkkkk

Vira o que chamo de "passar o treino todo aquecendo".

Postado
Em 20/08/2021 em 09:01, RenanTrz disse:

Não necessariamente, cara. Por exemplo, no supino semana há umas semanas, ó como ficou:

29 kg - 6 rep (3 tank)

29 kg - 6 rep (2~3 tank?)

29 kg - 6 rep (2 tank)

29 kg - 6 rep (falha praticamente)

Em todas eu fiz só 6 rep. mas a diferença é que só fui falhar na última. Eu meio que já fui tendo em mente quantas reps. fazer. 

Deu um total de 24. 

Aí no treino seguinte eu mantive o peso e fui com a intenção de fazer 1 rep a mais., tirando a última série, o restante eu ia me resguardando pra aumentar esse número sem necessariamente ir até a falha. 

Ao menos nas semanas que fiz isso consegui melhorar bastante a forma e progredi em reps e depois carga. 

Agora em outros exercícios não sou tão bom em fazer isso. Só no agachamento msm. 

Eu acho que anotar isso é legal porque vc sabe o quanto esforço teve que colocar pra fazer aquela série. 

Postado

Trabalhar em sub-máxima em compostos funciona sim, naum dá pra generalizar, vai depender do objetivo da pessoa.

É como o @Zyzzfodase falou, vai ajudar melhorar a técnica do exercício, acumular volume e evitar fadiga do SNC, pra quem visa progredir carga, esse tipo de trabalho é excelente e ajuda refinar o lift. Naum dá pra generalizar e dizer que é como se estivesse aquecendo ou treinando fofo. Se a pessoa sabe o que está fazendo e isso faz parte de um planejamento/periodização, sem dúvidas o resultado é infinitamente melhor do que simplesmente ir lá e meter o foda-se treinando até a falha.

Postado
Em 20/08/2021 em 10:23, SaBiih disse:

Trabalhar em sub-máxima em compostos funciona sim, naum dá pra generalizar, vai depender do objetivo da pessoa.

É como o @Zyzzfodase falou, vai ajudar melhorar a técnica do exercício, acumular volume e evitar fadiga do SNC, pra quem visa progredir carga, esse tipo de trabalho é excelente e ajuda refinar o lift. Naum dá pra generalizar e dizer que é como se estivesse aquecendo ou treinando fofo. Se a pessoa sabe o que está fazendo e isso faz parte de um planejamento/periodização, sem dúvidas o resultado é infinitamente melhor do que simplesmente ir lá e meter o foda-se treinando até a falha.

Sim, não digo que não funciona. Eu mesmo acabo usando quando não tenho auxílio. Mas é necessário realmente saber chegar na sub-máxima. Por isso comentei que o cara tem que conhecer bem seus limites, pra não se subestimar e entrar no "treino de aquecimento". Eu sei exatamente qual é a última repetição que consigo fazer sem falhar, aí entra a experiência. Normalmente, quem faz treino de 30 séries ou mais, tá treinando bem longe dos seus limites.

Postado
Em 20/08/2021 em 10:19, Zyzzfodase disse:

Não necessariamente, cara. Por exemplo, no supino semana há umas semanas, ó como ficou:

29 kg - 6 rep (3 tank)

29 kg - 6 rep (2~3 tank?)

29 kg - 6 rep (2 tank)

29 kg - 6 rep (falha praticamente)

Em todas eu fiz só 6 rep. mas a diferença é que só fui falhar na última. Eu meio que já fui tendo em mente quantas reps. fazer. 

Deu um total de 24. 

Aí no treino seguinte eu mantive o peso e fui com a intenção de fazer 1 rep a mais., tirando a última série, o restante eu ia me resguardando pra aumentar esse número sem necessariamente ir até a falha. 

Ao menos nas semanas que fiz isso consegui melhorar bastante a forma e progredi em reps e depois carga. 

Agora em outros exercícios não sou tão bom em fazer isso. Só no agachamento msm. 

Eu acho que anotar isso é legal porque vc sabe o quanto esforço teve que colocar pra fazer aquela série. 

Perfeito cara! 3 reps no tanque é chegar próximo da falha, está em concordância com o que eu falei. Foram series pesadas, a tensão mecânica é bastante estimulante, foi próximo da falha mas dentro de uma margem de segurança. É exatamente o que se deve fazer. 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 20/08/2021 em 10:23, SaBiih disse:

Fadiga do sistema nervoso não é algo bom? Não é o estímulo nervoso que leva a maximizar a hipertrofia?

• 3 semanas depois...
Postado

Normalmente foco na execução excêntrica. E abuso bastante de execuções parciais, isometria e elásticos pra chegar na quase-falha.

Como diz o mestre Waldemar Guimarães: Acelera! e Controla!

E existe material apontando que a falha não é necessária a hipertrofia, uma execução com carga desafiadora já gera o estímulo necessário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...