Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
1 hora atrás, Marcos Silveira disse:

Fala pessoal!

Estou em cutting e por 10 dias acabei relaxando... Agora quero levar com real seriedade e então chegou o momento de falar sobre o sódio. 

Eu corto açúcar, azeite, frituras... Mas o sódio, o tempo, o sazon, o arisco, o caldo de bacon... Aaahhhh como isso é difícil, e por isso pergunto: qual a sua experiência após "cortar" (reduzir muito) o sódio?

Vou começar a comprar mais temperos naturais, fazer eu mesmo alguns temperos, para poder me livrar disso. Eu chego a comer puro os temperos, desde criança eu tinha o hábito de comer "um punhado de arisco" ?

Faça um teste.

Se você usa o MyFitnessPal, você pode configurar para aparecer na impressão do consumo diário o seu total de sódio. Só é bom atentar pra verificar se o alimento cadastrado vem com as informações de micronutrientes, pois tem cadastros realizados só com calorias e macros e outros só com calorias.

Fazendo isso por uma semana você poderá constatar seu consumo médio de sódio, além dos temperos e do sal propriamente dito.

Sem esse número ficará difícil pra você tomar a decisão do quanto de sódio deva cortar no escopo global: alimentos, sal e temperos. Dei essa sugestão por causa do que você comentou, de comer tempero puro. O consumo máximo recomendado via OMS é 2000 mg, mas é quase que impraticável. O brasileiro, segundo a Fiocruz, consume mais ou menos mais que o dobro disso. Algo em torno de 4500 mg. Logo, se você estiver muito acima disso, talvez seja hora de rever os hábitos. Até o fato de ter postado pode já ser uma desconfiança sua.

--//--

Interessante você ter perguntado isto porque andei às voltas culpando o sódio por causa hipertensão.

Não era. 

Era o 5-htp. Teve dias que bati 2100 mg e a pressão continuava alta. Na primeira noite que eu tirei o comprimido amanheci melhor.

Durante o período com baixo sal, respondendo sua pergunta depois deste wall, caso tenha chegado até aqui na leitura, da seguinte forma: no começo foi insuportável a mudança do sal convencional para o light, depois criei nova resistência perante a diminuição da quantidade de sal light para menos sal light e finalmente, me conformei a comer com pouco sódio e pouco sal (~8 g de sal light pra tudo). Batia fome e eu precisava comer o que tinha. Enfim, a gente se acostuma com isso. ~15 dias xingando e de mal humor até aceitar.

Publicidade

Postado
35 minutos atrás, Vecchio disse:

O brasileiro, segundo a Fiocruz, consume mais ou menos mais que o dobro disso. Algo em torno de 4500 mg.

Minha cardiologista disse que o brasileiro consume em média 10~16g de sódio por dia, na verdade.

Qual é a fonte dela, eu não sei rsrs

Eu comendo 4200 calorias bato uns 4500mg de sódio só através dos alimentos, sem contar a inclusão do sal no arroz e carnes.

Postado
1 minuto atrás, lucasbsilva9 disse:

Minha cardiologista disse que o brasileiro consume em média 10~16g de sódio por dia, na verdade.

Será que ela não se referia ao sal? 

Se for os números são praticamente os mesmos, pois 1 grama de sal tem mais ou menos 360 mg de sódio

Postado

2 fatias presunto cozido tem em média 30g, contém 280mg de sódio... 2 fatias de queijo mussarela, comum, contém 500mg de sódio... Essa conta vai bem além do que a gente imagina.

Agora, Vecchio disse:

Será que ela não se referia ao sal? 

Se for os números são praticamente os mesmos, pois 1 grama de sal tem mais ou menos 360 mg de sódio

Agora não me lembro, mas pode ser, até pq a conta fecha.

Postado

Na faixa etária dos jovens do fórum, com a saúde de vocês, acaba sendo uma picuinha a preocupação com sódio.

O que me chamou a atenção foi o lance de comer os temperos puros. Por isso acho que seria legal ele passar uns dois ou três dias contando isso aí pra ver se não está absurdamente acima.

Postado
36 minutos atrás, _brunno_ disse:

não vejo sentido nenhum em cortar azeite... 

Olha, azeite tem muita calorias. As vezes torna inviável tu incluir ele em detrimento de outras fontes de gordura como ovo.

E um alimento excelente mas extremamente calórico e tem que ser muito bem encaixado e contado. Tu pode ter fácil 150-200kcal no azeite

Postado

Faaala pessoal!

Tópico bombando hein, hehe, valeu a todos os que comentaram. :D

Galera, pra quem não ficou muito claro, o ponto não é zerar o sódio, mas sim reduzir ele por questões de saúde mesmo. Eu postei aqui esperando ver relatos de pessoas que, talvez, consumiam sódio demais e isso fez mal a longo prazo.

Digo isso porque meu irmão uma vez precisou comer um sal especial durante muito tempo, já que teve problemas hospitalares com o uso do sal em excesso. Eu era criança, não lembro muito bem.

@Vecchio , eu nem conto com medo hahahah, que absurdo. Mas agora em cutting eu consegui reduzir bastante. Eu sempre curti cozinhar, e colocava tempero em tudo... alguns deles tipo sazom e caldo de bacon não tem o "salgado" forte, mas o sódio é muito alto... então era tranquilo eu colocar uns 2 tabletes e 3 saches em uma jantinha, e dando um exemplo do caldo de bacon: CADA TABLETE TEM 1850mg

Já mudei tantos hábitos ruins da minha alimentação, sei que preciso mudar o excesso deste também. 

Postado

Ola meu caro, tudo bem ? 

2 dicas !

1 º compre temperos naturais e pesquise um blend entre eles... eu por exemplo tenho um blend de Sal + paprica + oregano + curry ! combina com tudo !

2º compre caixa de sache de sal, pois cada sachezinho tem 1 gr entrão voce terá um controle maior ! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...