Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa noite galera, tudo bem?

Acompanho o fórum a alguns anos e só criei minha conta neste momento de dúvida.

Então vamos lá,

Todos sabem que existem vários métodos para calcular sua TMB e seu GET (fórmulas, bioimpedanciometria, calorimetria e etc) porém, minha dúvida é a seguinte, por meio de fórmulas, para um obeso grau I, o peso utilizado seria o peso atual ou o peso ideal? Porque se for usado o peso atual, com certeza o GET ficará superestimado. Existe alguma maneira de adequar melhor isso por meio de fórmulas? Por exemplo, utilizando mais de 1? Se sim, quais são recomendadas para sobrepeso/obesidade? 

Exemplo prático:

Homem, 1.67, 100kg, 23 anos

TMB = 2114.60 

GET MODERADO (1.5) = 3,171

Ao realizar a bioimpedanciometria houve uma redução de quase 700kcal da TMB, ficando ~1.600kcal e utilizando o mesmo nível de atividade moderado de 1.5 ficaria o GET de 2.400kcal 

O que diabos acontece? Na sua opinião qual a melhor maneira de calcular o GET? Seguimos a bio e acompanhamos o feelling? 

Peço a humilde opinião dos mestres @MBD @paulodiasreis @krebz @mpcosta82 @Mr Nobody @lucasbsilva9 

Obrigado! 

Publicidade

• Moderador
Postado

Quanto mais gordura menos músculo, e vice versa. Levando em conta somente a sua massa magra, sua tmb de fato ficará reduzida. Porém se considerar a quantidade de peso movimentada no dia a dia (dado o fato da obesidade) esse valor sobe.

O fato é que: nenhuma fórmula será precisa.

A solução é simples: Escolha um número que acredite ser adequado - provavelmente um meio termo entre os 2 supra citados, monte um plano alimentar nessas calorias e o siga 100% sem errar por uma semana.

Meça seu peso ao acordar em jejum, após ir ao banheiro (se possível) antes e depois desses 7 dias. Observe a variação de peso e terás uma estimativa se está aderente, subestimado ou superestimado.

Postado

Boa noite!

Para obesos, a recomendação é utilizar a fórmula de Mifflin St Jeor, usando o peso real.

O peso ideal é usado para estimar a proteína.

48 minutos atrás, AnonimoAntigo disse:

GET MODERADO (1.5) = 3,171

O que eu acho superestimado, na maioria das vezes, é o fator de atividade (este 1.5 aí).

Eu uso o quadro abaixo. É algo que eu estimei, com ZERO embasamento científico. Escolha uma opção em cada item e some 1 no final, para ficar 1.x...

Dia-a-dia   Exemplos  
Pouco ativo   0,15  
Ativo   0,25  
Muito ativo   0,4  

EF leve (caminhada, musculação)   Acréscimo  
Até 3 horas por semana   0,05  
De 3 a 5 horas por semana   0,1  
De 5 a 7 horas por semana   0,15  
De 7 a 10 horas por semana   0,2  

EF intenso (corrida, crossfit)   Exemplos  
Até 3 horas por semana   0,1  
De 3 a 5 horas por semana   0,2  
De 5 a 7 horas por semana   0,3  
De 7 a 10 horas por semana   0,4  

Na prática:

A estimativa é que o déficit de 256kcal corresponda a perda de 1kg por mês. Obviamente, a perda de peso não é linear e é impossível cravar um valor certo. Mas, considerando a estimativa, vc pode observar se, com um déficit de 500kcal, por exemplo, perderá em torno de meio kg por semana.

Eu costumo descartar a primeira semana, pois é o tempo necessário para que se forme os bolos fecal e alimentar, além de glicogênio, retenção etc promovidos pelo carboidrato. Isto ocorre, por exemplo, se o indivíduo estava em low carb/high fat, e troca para uma dia normoglicídica. Este aumento de carboidratos poderá aumentar o peso na primeira semana, mas não é gordura.

Postado

Você tem dois valores. Você poderia adicionar um terceiro valor que é quantas calorias você está comendo no momento e sabendo que com esse valor você está mantendo/ganhando/perdendo, você poderia considerar qual dos dois valores está mais correto da realidade.

Eu não confio muito em fórmulas pela questão de serem estatísticas, mas não posso negar que servem para ter uma base e talvez correções pelo feeling sejam necessárias.

Postado

Eu estou longe de ser um perito no assunto, mas fico contente com a marcação.

Acredito que os fellas acima já tenham dito parte do que eu diria, e um pouco mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...