Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

conselho pra vida, sei lá


wonderer

Posts Recomendados

Pessoal, esse texto vai parecer meio estranho, sei la, eu nao achei um lugar melhor pra pedir conselhos, eu sou um cara que guarda muito as coisas pra mim, na minha visao isso é bom, quanto menos sabem de você, menos armas você da para os outros, eu sei disso pq passei por mtas experiencias do tipo, muita gente vai passar aqui e dar risada, to perguntando algo meio diferente do que é comum aqui no forum, mas tem uma galera disciplinada aqui, mais velha e tudo mais, então acho que eu consigo alguns conselhos bons

 

Basicamente eu sou um adolescente de 18 anos, terminei o ensino medio em 2018, passei um ano de bobeira, 2019 inteiro, fui muito zoado durante meus anos na escola, eu sempre tive uma natureza muito extrovertida e tudo mais porem eu sempre fui horrivel em gastação, basicamente sempre que eu me encaixava em um grupo, a partir do momento que as pessoas encontram essa fraqueza em mim, eu me torno o bosta do grupo, eu nao sou um cara que exala mto respeito tbm, esse ano de 2019 me fez bem, me deu um descanso mental, me fez descobrir o que eu quero, pensei em muita coisa mesmo, mas eu fiquei inativo um ano, nem pra academia eu fui, mesmo sabendo contar calorias, tudo isso, eu treinei o ano de 2017 inteiro mas acabei abandonando, como eu fui meio aloprado por todos os grupos que eu me envolvi, eu me isolei um pouco no meu ultimo ano na escola (2018) e pra ajudar 2019 inteiro eu fiquei inativo, entao isso atrofiou muito minhas habilidades sociais, esse ano eu resolvi me matricular em uma escola de muay thai, e fazer academia a noite tbm, todos os dias, academia ta tranquilo, nao preciso interagir com ninguém, só ir la e fazer meu treino e tudo mais, eu tenho uma experiencia na musculação tbm, agora no thai eu estou a uma semana e to percebendo que as pessoas estao começando a perceber essas fragilidades, eu nao tenho depressao, eu nao sou de chorar tbm, mas po isso ta me enchendo o saco, eu preciso consertar algo em mim e urgente, eu tenho muitas ambições e creio eu que vou conquista-las, mas eu preciso entender como funcionam os jogos sociais pra chegar onde eu almejo, eu sei que eu vou chegar la pq me dedico muito e tenho Deus do meu lado, mas isso ta me corroendo por dentro, eu nunca vou encontrar paz na minha vida se eu nao consertar isso, as pessoas creio eu que percebem essas fragilidades em mim pq eu sou ruim em respostas, nao tenho assunto, com ninguem, eu fico meio ''mecanico'' conversando e as pessoas creio eu que conseguem ver isso e me acham esquisito, sei la galera, quem tiver algo pra falar que sinta que va me ajudar, eu estarei lendo aqui

 

Se eu estou falando isso em um lugar impropio, como esse forum, peço desculpas, de verdade, eu nao sabia onde pedir conselhos alem daqui, entao, se aqui nao é o lugar, foi mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Terapia é o que você precisa - se não tiver dinheiro, muitas faculdades que possuem curso de psicologia oferecem tratamento a comunidade de graça ou valores simbólicos. 

 

Possivelmente há questões de trauma que precisam ser trabalhadas - como por exemplo, falta de atenção dos seus pais na sua infância e que não te deram as ferramentas certas para se comunicar (e infelizmente, é algo comum para muitas pessoas e não sinta raiva deles pois provavelmente fizeram o melhor que puderam e provavelmente eles também tiveram país que nunca ensinaram o que precisava ser ensinado a você).

 

Você não sabe o que perguntar talvez por medo de ser rejeitado. E não sabe sobre o que falar com os outros por não dominar nenhum assunto do seu interesse.

 

E tudo acima é unicamente suposição. E se algo do que eu disse for verdade você precisa procurar ajuda de um psicólogo. E se não for, você também precisa procurar ajuda de um psicólogo para tentar se em mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Mr Nobody disse:

Terapia é o que você precisa - se não tiver dinheiro, muitas faculdades que possuem curso de psicologia oferecem tratamento a comunidade de graça ou valores simbólicos. 

 

Possivelmente há questões de trauma que precisam ser trabalhadas - como por exemplo, falta de atenção dos seus pais na sua infância e que não te deram as ferramentas certas para se comunicar (e infelizmente, é algo comum para muitas pessoas e não sinta raiva deles pois provavelmente fizeram o melhor que puderam e provavelmente eles também tiveram país que nunca ensinaram o que precisava ser ensinado a você).

 

Você não sabe o que perguntar talvez por medo de ser rejeitado. E não sabe sobre o que falar com os outros por não dominar nenhum assunto do seu interesse.

 

E tudo acima é unicamente suposição. E se algo do que eu disse for verdade você precisa procurar ajuda de um psicólogo. E se não for, você também precisa procurar ajuda de um psicólogo para tentar se em mais.

eu penso em fazer terapia, cara, meus pais sao muito comunicativos, eu que sempre guardei muito as coisas pra mim msm, eu converso bastante com eles e td mais, mas nunca falei a respeito disso em especifico, tlgd? Eles nem sabem que eu passo por isso, falando com meus pais eu sou tranquilo, tudo flui normal, converso sobre tudo com eles menos disso kk, o mundo é que me assusta, as pessoas, com eles eu sou eu, mas com outras pessoas eu até tenho assunto, só que sei la, quando a pessoa ta la na minha frente nao sai nada tlgd? é como se a pessoa me intimidasse tlgd, eu to com um contato visual mto merda, nao olho no olho direito, e se eu me concentro no contato visual nao consigo me concentrar na conversa, ta uma bagunça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, wonderer disse:

eu penso em fazer terapia, cara, meus pais sao muito comunicativos, eu que sempre guardei muito as coisas pra mim msm, eu converso bastante com eles e td mais, mas nunca falei a respeito disso em especifico, tlgd? Eles nem sabem que eu passo por isso, falando com meus pais eu sou tranquilo, tudo flui normal, converso sobre tudo com eles menos disso kk, o mundo é que me assusta, as pessoas, com eles eu sou eu, mas com outras pessoas eu até tenho assunto, só que sei la, quando a pessoa ta la na minha frente nao sai nada tlgd? é como se a pessoa me intimidasse tlgd, eu to com um contato visual mto merda, nao olho no olho direito, e se eu me concentro no contato visual nao consigo me concentrar na conversa, ta uma bagunça.

 

Entendo. É menos mal que o problema não tenha vindo de sua família. Mas sim possivelmente devido a algo externo. É terapia que vai te ajudar.

 

O que você também pode procurar são Instagrams de psicólogos, como ferramentas externas para tentar se entender melhor - mas isso não substitui terapia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr Nobody disse:

 

Entendo. É menos mal que o problema não tenha vindo de sua família. Mas sim possivelmente devido a algo externo. É terapia que vai te ajudar.

 

O que você também pode procurar são Instagrams de psicólogos, como ferramentas externas para tentar se entender melhor - mas isso não substitui terapia. 

entendi, valeu pelo toque cara, tudo de bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo o que você falou é bem provável que você realmente precise de terapia. Se a sua dificuldade de expressar é tão grande quanto parece ter dito, é capaz até de você estar no espectro autista. Sendo esse o caso você tem direito por lei à ajuda psicológica. Mas é claro o jeito que nos vemos nunca é o jeito que as pessoas nos veem, por isso é necessário a supervisão de um profissional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mr Nobody disse:

Terapia é o que você precisa - se não tiver dinheiro, muitas faculdades que possuem curso de psicologia oferecem tratamento a comunidade de graça ou valores simbólicos. 

 

Possivelmente há questões de trauma que precisam ser trabalhadas - como por exemplo, falta de atenção dos seus pais na sua infância e que não te deram as ferramentas certas para se comunicar (e infelizmente, é algo comum para muitas pessoas e não sinta raiva deles pois provavelmente fizeram o melhor que puderam e provavelmente eles também tiveram país que nunca ensinaram o que precisava ser ensinado a você).

 

Você não sabe o que perguntar talvez por medo de ser rejeitado. E não sabe sobre o que falar com os outros por não dominar nenhum assunto do seu interesse.

 

E tudo acima é unicamente suposição. E se algo do que eu disse for verdade você precisa procurar ajuda de um psicólogo. E se não for, você também precisa procurar ajuda de um psicólogo para tentar se em mais.

Sem mais.

1 hora atrás, wonderer disse:

entendi, valeu pelo toque cara, tudo de bom.

Você mora em que estado? Existe um lugar chamado Pietá, porém existe em poucas cidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, yugioh disse:

Lendo o que você falou é bem provável que você realmente precise de terapia. Se a sua dificuldade de expressar é tão grande quanto parece ter dito, é capaz até de você estar no espectro autista. Sendo esse o caso você tem direito por lei à ajuda psicológica. Mas é claro o jeito que nos vemos nunca é o jeito que as pessoas nos veem, por isso é necessário a supervisão de um profissional. 

opa, então cara, eu não acredito que eu tenho isso, só acho que eu me tornei mais timido e ansioso que o normal, por conta das minhas experiencias no passado e tbm por conta de eu ter ficado um bom tempo sem ter interagido mto com pessoas, mas não creio que eu tenha algo do tipo, o que acontece é que eu estou me sentindo muito ''enroscado'' tlgd? Eu não era assim antes, me tornei assim no meu ultimo ano da escola e esse ano depois, esse ano to indo atrás de consertar isso

46 minutos atrás, Hammerfire disse:

Sem mais.

Você mora em que estado? Existe um lugar chamado Pietá, porém existe em poucas cidades.

Nunca ouvi falar mano, sou de São Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, wonderer disse:

opa, então cara, eu não acredito que eu tenho isso, só acho que eu me tornei mais timido e ansioso que o normal, por conta das minhas experiencias no passado e tbm por conta de eu ter ficado um bom tempo sem ter interagido mto com pessoas, mas não creio que eu tenha algo do tipo, o que acontece é que eu estou me sentindo muito ''enroscado'' tlgd? Eu não era assim antes, me tornei assim no meu ultimo ano da escola e esse ano depois, esse ano to indo atrás de consertar isso

Nunca ouvi falar mano, sou de São Paulo

 

O mal do viciado é achar que não tem vício, e o mal do doente é achar que não está doente. 

 

Psicólogo serve pra qualquer um que está passando por problemas, eu mesmo comecei a me consultar novamente ano passado por conta de conflitos que estavam acontecendo comigo mesmo após ter trancado a faculdade. Ficava me perguntando se tinha feito a escolha certa, e tudo mais... Hoje, em outro curso, tenho certeza absoluta que foi a melhor coisa que eu fiz.

 

E outra, a vida é feita de nichos sociais, dificilmente você vai ter assunto com todo mundo, a não ser que você seja um cara muito culto, e pra conseguir isso, demanda tempo, vivência, cultura...

 

Me sinto muito mais confortável e a conversa flui muito mais quando estou conversando sobre um assunto que eu gosto e entendo, do que conversando com alguém que não faz o mínimo de esforço pra conversa fluir, isso acontece muito com mulheres desinteressadas por exemplo.

Tu pode ser o James Bond do xaveco, se a mina não te quiser, não há desenrolo que faça ela querer.

 

Algo que comecei a fazer pra desenvolver minhas "habilidades sociais" quando era mais novo, era sempre trocar uma ideia com os porteiros do meu prédio. Parece banal, mas ajuda. Depois que você passa a conversar com todo mundo, independente de quem for, você consegue desenvolver assunto com qualquer um.

 

Não tem problema "errar" com quem você não tem tanta intimidade e provavelmente nunca mais vai ver na vida, por isso, é sempre bom conversar com os motoristas de aplicativo, na fila do banco, em qualquer lugar... 

 

Eu mesmo já fiz um teste, durante uma semana indo e voltando pra faculdade com motoristas de aplicativo (fiz 10 viagens no total, com 10 motoristas diferentes) comecei a conversa sempre desejando boa tarde ou boa noite e logo em seguida comecei a falar do tempo. É incrível como outra coisa tão banal faz quebrar o gelo com estranhos. Isso é algo universal, pode pesquisar. Todo mundo conversa sobre o clima, se vai chover, etc... Depois tu engata outro assunto besta e vai embora.

 

Não tem segredo cara, habilidades sociais são como músculos, se tu não treinar, elas atrofiam, e isso é bom aprender enquanto ainda se é novo, é muito triste você ver meia dúzia de profissionais qualificados e com bons currículos que não conseguem nenhum bom emprego por não saberem conversar e nem lidar com outras pessoas.

 

 

 

 

Editado por pxneto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, também acho que vc precisa de terapia. Já fiz e realmente mudou minha vida. Vc mesmo diz que reconhece fraquezas em vc, não sei em que nível mas só isso já demonstra uma falta de confiança já que vc já começa uma interação querendo esconder alguma coisa, querendo q as pessoas não descubram a tal "fraqueza" e isso por sí só já te amarra e te isola, pois vc não vai conseguir agir naturalmente. A terapia será essencialmente pra mudar suas crenças sob sí mesmo, pois acredito que em algum grau vc não deve estar satisfeito consigo mesmo, e vc sai de lá com o tempo se achando foda por tudo q vc é, consegue reconhecer suas qualidades e as interações sociais começam a ficar muito mais tranquilas porque vc para de tentar buscar sua felicidade nos outros, e para de tentar agradar todo mundo, pq vc passa a ser feliz consigo mesmo, não necessitando mais essa aprovação alheia. Outra coisa amigos na vida são poucos mesmo, e vc tem a tá feliz independente do tanto de amizades que tem.

 

Em paralelo recomendo as leituras de "como fazer amigos e influenciar pessoas", "poder sem limites" do Tommy hobbins, livros de linguagem corporal pra ajudar com as meninas, e manter o foco na academia pra saúde e estética q tbm é importante pra chegar nas meninas na sua idade hehehe 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...