Este é um post popular. A.M Postado Dezembro 24, 2019 às 00:52 Este é um post popular. Postado Dezembro 24, 2019 às 00:52 (editado) Olá galera tudo bem ? Entrei esses dias no fórum a procura de uma tabela que me ajudasse a montar uma dieta, e me deparei com esse tópico do Ricardo Queiroz : No tópico o ricardo mostra alguns métodos bem interessantes sobre como calcular o seu GCD de uma maneira mais assertiva, eu achei o tópico bem interessante e resolvi utilizar as dicas dele e de mais uma galera que contribuiu no post, para criar uma tabela ! Tenho que arrumar muitas coisas ainda mas gostaria de compartilhar com vocês ! ATENÇÃO A TABELA APESAR DE ESTAR NO FORMATO XLSX APRESENTA UM PÉSSIMO DESEMPENHO NO EXCEL, PARA UMA UTILIZAÇÃO CORRETA E SEM BUGS UTILIZE O GOOGLE SHEETS 1- Como utilizar a tabela Spoiler 1.1 -Campos editáveis Como vocês sabem essas tabelas são um emaranhado de funções umas mais chatas que as outras e que só servem para confundir nossas cabeças caso você edite sem querer algumas delas, por isso demarquei com fonte amarela todos os espaços que podem ser editados pelo usuário. 1.2 TABELAS que não devem ser excluidas/editadas As tabelas com a cor vermelha em baixo não devem ser editadas nem excluídas 2. Calculando a TMB(Taxa metabólica basal) Spoiler Para calcular o seu tmb preencha seus dados no campo informações básicas e depois escolha na lista suspensa uma das quatro equações disponíveis (Harris-Benedict,Katch-McArdle,Alan Aragon ou Mifflin-St Jeor) No Fator NEAT o recomendado é que você deixe 1,2 pois é onde a maioria se enquadra, caso você tenha algum gasto significativo ele poderá ser adicionado no cálculo do GCD. 3 - Calculando o GCD (Gasto Calórico Diário) Spoiler É aqui onde entra o pulo do gato, utilizando a fórmula desenvolvida pelo Ricardo queiros nós conseguimos calcular o gasto calórico da maioria das atividades utilizando os METS (caso queira entender melhor leia o post do ricardo aqui). Mas resumidamente os METS são uma unidade de energia, e com a fórmula certa é possível calcular os valores aproximados de cada exercício ! *os mets ainda precisam ser traduzidos para que a tabela seja mais intuitiva,mas mesmo assim já da pra ter uma base sobre seu funcionamento 3.1 Funcionamento 1- Nessa lista suspensa você escolhe qual calculo de TMB irá utilizar. 2- Escolha qual categoria (ex esportes,exercicio de condicionamento fisico, corrida,atividades do lar ....) 3 - Escolha a atividade. 4 - Adicione em minutos o tempo da atividade ex : 1 hora 30 min = 90min. 4- Dieta Spoiler Aqui eu resolvi fazer um pouquinho diferente das outras tabelas do fórum, utilizei como base de pesquisa dos produtos a queridinha tabela TACO (2011), porém inclui a quantidade de fibras e sódio que a própria TACO disponibiliza. 4.1 FUNCIONAMENTO 1- Digite o nome do alimento e a tabela vai te dar algumas sugestões, selecione alguma. 2- Adicione a quantidade de gramas,ml ou unidade do alimento e pronto ! 5-Adicionando novos produtos a tabela de produtos personalizada Spoiler Como todos nós sabemos a tabela TACO nem de longe cobre a quantidade de produtos que nós utilizamos no nosso dia-a-dia, e é ai que entra a tabela personalizada, a funcionalidade dela não tem muito segredo: 1- Você adiciona o Nome do Produto 2- Especifique a unidade da medida 3- Adicione a quantidade da medida (60 gramas, 100 ml, 1 unidade ...) 4- *Adicione a quantidade de proteína 5- *Adicione a quantidade de Lipídeos (gordura) 6- *Adicione a quantidade de Carboidrato 7- *Adicione a quantidade de Fibras 8- *Adicione a quantidade de Sódio (mg) Agora é só consultar o seu alimento na tabela DIETA ! *caso o alimento não tenha um algum dos valores é só deixar zero. *A tabela calcula automaticamente os valores dos macros de cada produto, é só adicionar o valor da tabela nutricional e pronto a tabela faz o resto. 4- Referências Spoiler Ricardo queiros, [Guia] Estimando seu GCD, Turma 101, https://www.hipertrofia.org/forum/topic/208765-guia-estimando-seu-gcd-turma-101/ Compendium of physical activities, https://sites.google.com/site/compendiumofphysicalactivities/home Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 4-edição,http://www.nepa.unicamp.br/taco/tabela.php?ativo=tabela Editado Março 7, 2020 às 20:02 por A.M NoFearBaby, zezinnegromorfo, BRrodrigo e 5 outros reagiu a isso 8
A.M Postado Dezembro 24, 2019 às 19:18 Autor Postado Dezembro 24, 2019 às 19:18 (editado) Atualização 1.1 Utilizei o https://www.deepl.com/ pra traduzir as tabelas de METs, já que daria um baita trabalho traduzir tudo na mão, basicamente só vou utilizar 3 ou 4 categorias e isso já é o suficiente para deixar a tabela um pouco mais intuitiva. Spoiler Editado Dezembro 24, 2019 às 20:38 por amachado493
A.M Postado Dezembro 26, 2019 às 02:26 Autor Postado Dezembro 26, 2019 às 02:26 Atualização 1.2 Agora para adicionar o produto não é mais necessário ir atrás de códigos,agora é só digitar o nome do alimento e a tabela auto completa com algum valor da lista de produtos. Continuando ainda na dieta agora é possível ver a quantidade de calorias de cada produto. Spoiler 1-Função auto-completar. 2-Calorias de cada macro.
jeanff Postado Dezembro 26, 2019 às 12:57 Postado Dezembro 26, 2019 às 12:57 Bom dia, Pessoal não estou conseguindo fazer o preenchimento da tabela! Da um erro quando insiro o nome do alimento Erro: (#N/A)
A.M Postado Dezembro 26, 2019 às 15:54 Autor Postado Dezembro 26, 2019 às 15:54 (editado) 5 horas atrás, jeanff disse: Bom dia, Pessoal não estou conseguindo fazer o preenchimento da tabela! Da um erro quando insiro o nome do alimento Erro: (#N/A) **desconsidere o que tem aqui em baixo jeanff, na tabela taco havia alguns caracteres que não eram números e por isso aparecia o erro #N/A, muito obrigado por me alertar ! agora é só baixar novamente a tabela que o bug já foi corrigido. Fala jeanff tudo bem ? 1 - insira as iniciais do produto na tabela, e a mesma vai te dar algumas opções 2- a partir dai você pode usar o scroll do mouse ou apenas usar as setas de navegação do teclado para ver as opções disponíveis 3- quando achar o alimento desejado é só clicar em cima ou dar enter. Se continuar com esse problema me da um toque ! Editado Dezembro 26, 2019 às 18:10 por amachado493
A.M Postado Janeiro 1, 2020 às 20:03 Autor Postado Janeiro 1, 2020 às 20:03 Atualização 1.3 1- Algumas das tabelas de Met's que não eram relacionadas diretamente com esportes ou exercícios físicos,foram removidas facilitando futuramente a tradução mais aprimorada de alguns tópicos. 2- Conversão de alguns valores disponíveis em mph para km/h. 3- Bug do valor vazio na tabela de Gasto calórico diário foi concertado.
JonasChagas Postado Janeiro 6, 2020 às 17:50 Postado Janeiro 6, 2020 às 17:50 Excelente amigo, ficou muito completa, tava com preguiça de ler novamente o tópico do Ricardo pra montar minha dieta, facilitou muito minha vida, imagino o trabalho que tu teve pra montar isso. Obrigado!
Hammerfire Postado Janeiro 6, 2020 às 18:16 Postado Janeiro 6, 2020 às 18:16 Seu trabalho precisa ser reconhecido. Parabéns pelo empenho!! Tópico deveria ser fixado na seção que for mais adequada. pedro.bhering reagiu a isso 1
RubNeg Postado Janeiro 10, 2020 às 01:54 Postado Janeiro 10, 2020 às 01:54 Bom, primeiramente parabéns pelo tópico e por compartilhar e melhorar uma ferramenta tão útil! Realmente louvavel! ? Vou relatar 2 problemas que encontrei, se foi noobagem minha pode falar pra eu acertar aqui. Ai vão: 1º Célula B7 da aba Dieta tem um bug. Aparemente é só visual mesmo. 2º Os itens adicionados na aba "Tabela_personalizada" só são reconhedios até o código 604. Dê uma verificada assim que possível por favor.
Fabio1988 Postado Janeiro 10, 2020 às 03:13 Postado Janeiro 10, 2020 às 03:13 (editado) Prezados, Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a iniciativa. Entretanto, tenho uma observação a fazer: posso estar enganado, mas acredito que estejam confundindo TMB (taxa de metabolismo basal) com NDC (necessidade diária de calorias). Em síntese, a equação é bem simples: NDC = TMB x FA (fator de atividade) Por favor, não me levem a mal. Longe de mim querer críticar. Pelo contrário, minha intenção é apenas ajudar. Abraços! Editado Janeiro 10, 2020 às 03:16 por andradeoliveira
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora