Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado (editado)

Alguém sabe dizer se tem diferença no IG da batata doce da branca pra roxa?

Só olhar na tabela...

* Batata doce (77)

* Batata frita (107)

* Batata cozida (121)

Gente,

Surgiu outro item que estou com dúvida: grão de bico?

Ig baixo.

saude.terra.com.br/interna/0,,OI314954-EI1502,00-Tabela+de+indice+glicemico.html

Como frutose pode ser de IG baixo? frutose tem o mesmo peso/mol que a glicose ( são isomeros ) e é um monossacarideo assim como a glicose..a frutose nao é quebrada pra ser absorvida, ou seja, ela deveria ser de alto IG assim como a glicose..

Estou apenas falando o que estudei haha

Se estou enganado, queria saber o porquê

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000300010

Editado por Eder_
Postado

Como frutose pode ser de IG baixo? frutose tem o mesmo peso/mol que a glicose ( são isomeros ) e é um monossacarideo assim como a glicose..a frutose nao é quebrada pra ser absorvida, ou seja, ela deveria ser de alto IG assim como a glicose..

Estou apenas falando o que estudei haha

Se estou enganado, queria saber o porquê

Só porque são isomeros não quer dizer que tem propriedades parecidas , não sei qual tipo de isomeria é, mas deve ser uma estrutural(difícil ser geométrica ,talvez ótica..) o que pode deixar as propriedades mais distintas ainda.

Postado

Só porque são isomeros não quer dizer que tem propriedades parecidas , não sei qual tipo de isomeria é, mas deve ser uma estrutural(difícil ser geométrica ,talvez ótica..) o que pode deixar as propriedades mais distintas ainda.

Isomeria de função..mas a isomeria foi só pra 'ilustrar'. O importante é que ele também é um monossacarídeo. Resumidamente, o indice glicemico né a velocidade com que o açucar ele chega a corrente sanguinea? entao..carbo mais complexos (amido) levaria mais tempo, pois precisa ser digerido e dividido, os monossacarideos nao, por isso o 'mono'.

Isso que eu quis dizer, e que ainda nao entendo.

• 3 semanas depois...
Postado

- Boa Noite .!

Gostaria de fazer uma pergunta aproveitando o topico .

Estou de Dieta (Regime), e vendo esse topico sobre o IG de cada alimento queria saber o seguinte .

Eu que estou precisando emagrecer devo comer os alimentos com baixo e Medio IG , afim de evitar o acumulo de gorduras ?

x------------------------------------x

PS : Aproveitando estou desde 26/12/09 , controlando apenas as porçoes que como, sem me preocupar se isso ou aquilo faz bem ou atrapalha na dieta.

Cortei o acuçar branco em definitivo , cortei refrigerantes , carnes com pedaços de gorduras , desde o dia 25/12/09. Só nao tinha abandonado a fritura,comecei a abolir frituras essa semana (docinho rola de vez em quando quando rola alguma tontura nas caminhadas e trotes que dou ). Estava pesando 112kg no natal ( ja dava pra matar e assar pra ceia =] ) , consegui emagrecer um pouco e estou com 91,8Kg. ( o começo e o resto da historia , posto no local certo depois )

PS2 : Vou montar uma dieta depois , com base na tabela em Excel que vi do junior .

Abraços e Grato pela ajuda e atençao de quem ler . :D

Postado

Eu que estou precisando emagrecer devo comer os alimentos com baixo e Medio IG , afim de evitar o acumulo de gorduras ?

Sim!!

Se for pra mandar alto ig, que seja depois do treino.

Abração

Postado (editado)

Isomeria de função..mas a isomeria foi só pra 'ilustrar'. O importante é que ele também é um monossacarídeo. Resumidamente, o indice glicemico né a velocidade com que o açucar ele chega a corrente sanguinea? entao..carbo mais complexos (amido) levaria mais tempo, pois precisa ser digerido e dividido, os monossacarideos nao, por isso o 'mono'.

Isso que eu quis dizer, e que ainda nao entendo.

O que nos interessa nessa história toda é a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, após (ou durante) a ingestão dos carboidratos. É com base nesse valor que o índice glicêmico é determinado.

A frutose, apesar de monossacarídeo, não depende da insulina para ser metabolizada; portanto, as quantidades de insulina 'liberadas' após a ingestão deste açucar são bastante ínfimas quando comparado com a glicose, que depende fundamentalmente da insulina para ser aproveitada.

Abração,

Bley.

Editado por Bley
Postado

O que nos interessa nessa história toda é a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas, após (ou durante) a ingestão dos carboidratos. É com base nesse valor que o índice glicêmico é determinado.

A frutose, apesar de monossacarídeo, não depende da insulina para ser metabolizada; portanto, as quantidades de insulina 'liberadas' após a ingestão deste açucar são bastante ínfimas quando comparado com a glicose, que depende fundamentalmente da insulina para ser aproveitada.

Abração,

Bley.

Humn. Nem sabia dessa da frutose com a insulina. Agora sim tá explicado, valeu mesmo.

PS: Tu faz algum curso de saúde? Vou começar medicina agora, espero que eu consiga responder algumas perguntas minhas durante o curso...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...