Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Eae galera, blz,me surgiu uma dúvida aqui  e fui pesquisar, mais não obtive bons resultados.

A questão de bulkar com um bf alto e um tiro no pé mesmo?? Eu sei que a questão hormonal influência muito nisso. Mas suponhamos um caso de um cara magro(63kg 18%bf)  e um cara gordo (95kg 18%bf) muitos recomendariam o cara magro para um bulking e o gordo para um cutting. 

Minha dúvida é até onde o bf influênciaria no ganho de massa magra

Publicidade

• Supermoderador
Postado (editado)

Como assim um é magro com 18% e outro é gordo com 18%? Os dois tem mesmo bf, apenas a aparencia vai ser diferente se um é mais alto que o outro (o mais baixo pode aparentar ser mais gordo)

ninguem vai indicar bulking pra um e cutting pra outro se o %bf ta alto para ambos, independente do peso total de cada um

Editado por krebz
Postado
15 minutos atrás, zekamaromba disse:

um cara magro(63kg 18%bf)  e um cara gordo (95kg 18%bf)

Supondo que ambos tem a mesma altura 1,70 digamos, o cara gordo já tem alguma musculatura por baixo.

O magro é pele e banha. Provavelmente está com o metabolismo zoado. Crescer um pouco irá facilitar o cut futuro.

% de banha é % se vc não entende de matemática não vai entender isso.

Postado

Guri... 18% é 18%... os dois caras possuem a mesma porcentagem de gordura corporal, nenhum é mais gordo que o outro. Ser mais pesado não significa ser mais gordo.

Eu tenho 75kg e 20% de BF, uma garota com 60kg mas 30% de BF é mais gorda do que eu, mesmo pesando menos, entende? Porque 30% com corpo da guria é banha enquanto só 20% do meu corpo é banha.

Postado

Cara bulkar com bf alto é uma merda, confia no pai e segue o jogo direito.

Diferença vai estar na composição corporal, uma pessoa pode ter muito mais massa magra do que outra e mesmo BF, isso influencia pesadamente na estética, conforma nossa guerreira acima disse, a diferença na estética é bem grande.

• Supermoderador
Postado
41 minutos atrás, zekamaromba disse:

Minha dúvida é até onde o bf influênciaria no ganho de massa magra

Quanto maior o BF,  pior o particionamento de calorias (percentual da energia ingerida que será utilizada para aumento de massa muscular com relação ao percentual que será armazenado como gordura).

Em termos simples: quanto maior o seu BF, maior a tendência a ganhar gordura e não MM.

Se o seu BF estiver acima de 15-16% (considerando homens), não faça bulking.

Postado

A dúvida surgiu mais por te visto pessoas sugerindo caras magros com mais de 15% de bf e pouca massa magra fazer bulking, pois no cutting iriam ficar raquíticas 

• 2 anos depois...
Postado
Em 07/12/2018 em 10:27, mpcosta82 disse:

Essa sugestão está errada, pelas razões expostas acima.

No entanto, se a pessoa é magra (no sentido de ter pouca MM), mesmo que o particionamento não seja o ideal, ela vai ganhar uma quantidade razoável de MM em um bulking iniciado com BF acima de 15%. O problema é que ela vai ganhar gordura também, e quando parar o bulking o BF vai estar ainda mais alto... ou seja, ela terá de fazer cutting por um tempo maior, para baixar o BF até um nível aceitável para iniciar um novo bulking (10-12%).

De uma forma bastante simplificada, um iniciante (pouca MM) homem tem um potencial médio de ganho de 1 kg de MM por mês. Quanto maior a MM, menor este potencial; um avançado provavelmente terá esta taxa reduzida a uns 0.1-0.2 kg de MM por mês.

Considerando que ambos iniciem um bulking com BF na faixa de 12-15%, é provável que o ganho de MM seja de cerca de metade do ganho de peso. Caso o bulking seja iniciado com BF maior, o ganho de MM será proporcionalmente menor; como exemplo, vou considerar que iniciando o bulking com 20% de gordura o ganho de MM seja de 25% do ganho de peso.

Sendo assim, haveria dois cenários (ganho de peso com BF baixo x com BF alto) para dois indivíduos (iniciante x avançado); em ambos o ganho de peso será o suficiente para potencializar o ganho de MM.

1) Iniciante com 10% de BF e 80 kg de peso corporal - ganho de peso de 2 kg por mês, com 1 kg de MM e 1 kg de gordura

2) Iniciante com 20% de BF e 90 kg de peso corporal  - ganho de peso de 2 kg por mês, com 1 kg de MM e 3 kg de gordura

3) Avançado com 10% de BF e 100 kg de peso corporal - ganho de peso de 0.4 kg por mês, com 0.2 kg de MM e 0.2 kg de gordura

4) Iniciante com 20% de BF e 112.5 kg de peso corporal - ganho de peso de 0.8 kg por mês, com 0.2 kg de MM e 0.6 kg de gordura

Em todos os cenários o ganho de peso será o suficiente para aumentar o BF em 5% (iniciante) e 1% (avançado). Seguem abaixo os valores de peso corporal, MM e BF no início e final do bulking (e tempo total de bulking):

1) 80 kg /72 kg / 10%; 92 kg / 78 kg / 15.2%, 6 meses de bulking (ganho de 6 kg de MM)

2) 90 kg /72 kg / 20%; 100 kg /74.5 kg / 25.5%; 2 meses e meio de bulking (ganho de 2.5 kg de MM)

3) 100 kg /90 kg / 10%;  102.8 kg / 91.4 kg / 11.1%, 7 meses de bulking (ganho de 1.4 kg de MM)

4) 112.5 kg /90 kg / 20%; 114.9 kg / 90.6 kg / 21.1%, 3 meses de bulking (ganho de 0.6 kg de MM)

Note que, independente de ser avançado ou iniciante, o ganho é sempre maior se começar com um BF baixo. O tempo de bulking também é maior, ou seja, você pode passar mais tempo ganhando peso e menos tempo perdendo, uma vez que em cutting é possível perder gordura a uma taxa maior do que a necessária para ganhar MM. Não sei quanto a você, mas eu prefiro passar mais tempo comendo bastante do que comendo pouco......

Completo 5 meses de treino daqui uma semana, me considero bem magro ainda (tenho 31~31,5 cm de braço relaxado apenas), mas meu BF é alto, está entre 14,5~16%.

O que você ou vocês me sugeririam?

Penso em fazer mais uns 3 meses de bulking, tentar ganhar mais um pouco de massa e aí tentar abaixar pra uns 12% e voltar ao bulking.

Porque se eu fizer agora, acho que vou sumir. 

E dá pra abaixar o BF de 16% pra uns 12% em um mês, será? Ou é coisa de 2 meses?

Postado
6 horas atrás, Zyzzfodase disse:

Completo 5 meses de treino daqui uma semana, me considero bem magro ainda (tenho 31~31,5 cm de braço relaxado apenas), mas meu BF é alto, está entre 14,5~16%.

O que você ou vocês me sugeririam?

Penso em fazer mais uns 3 meses de bulking, tentar ganhar mais um pouco de massa e aí tentar abaixar pra uns 12% e voltar ao bulking.

Porque se eu fizer agora, acho que vou sumir. 

E dá pra abaixar o BF de 16% pra uns 12% em um mês, será? Ou é coisa de 2 meses?

Como tu tá se sentindo nesse bulking? Viu q os músculos estão aumentando ou apenas a barriga q foi p frente? Se foi a última opção, acredito q um cutting seja melhor.

Já se vc tá crescendo, mesmo talvez com um pouco a mais de gordura, acho interessante manter o bulking no máximo até uns 18% de bf e após isso consolidar os ganhos no cutting.

Tem q ter um pouco de feeling, chega num momento do bulking q o cara apenas acumula gordura e n cresce mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...