Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Uma pesquisa sugere que o tipo de música pode influenciar na performance e eficácia dos exercícios.

Segundo o médico Costas Karageorghis, da Universidade Brunel, que fica nos arredores de Londres, ouvir as músicas certas antes e durante os exercícios melhora a performance em até 20%.

O pesquisador recomenda músicas mais rápidas para exercícios de maior intensidade e faixas mais lentas para ajudar no aquecimento, pois a velocidade da música é a chave para o aumento da performance, não importando se a pessoa ouve rock ou clássico.

Segundo Karageorghis, cada indivíduo precisa criar sua própria lista segundo suas preferências musicais e a intensidade da atividade esportiva a ser desenvolvida.

Antes do início de alguma atividade física, música alta e mais rápida pode ser usada como estimulante, ou então, música mais lenta pode ser usada para se acalmar antes da performance.

Por exemplo, James Cracknell, da equipe de remo britânica que foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e Atenas, 2004, disse aos pesquisadores que ouvir o álbum Blood Sugar Sex Magic, da banda californiana Red Hot Chilli Peppers, era parte integral de sua preparação antes das provas.

Já o campeão olímpico de boxe para a Grã-Bretanha em Sydney, em 2000, Audley Harrison, ouve música clássica japonesa antes de uma luta para se acalmar, segundo Karageorghis.

Quando os exercícios começam, o ritmo da música pode ser sincronizado com as taxas de trabalho muscular para ajudar a regular o movimento e prolongar a performance.Nesta fase, a música também pode ajudar a desviar a mente das sensações de cansaço.

Karageorghis afirmou que “não é segredo que música ajuda na performance esportiva”.

“Mas, segundo nossas pesquisas, não é uma lista definitiva de músicas para transformar os frequentadores de academias em heróis do esporte. Músicas são particulares, não podem ser prescritas. Então, depende de cada indivíduo selecionar as músicas que empolgam e inspiram”, afirmou.

O pesquisador disse que atletas treinados por ele viram uma melhora de 18% em suas performances com a ajuda da música certa, por isso, Karageorghis acredita que as academias de ginástica deveriam oferecer vários tipos de música para os diferentes tipos de exercício.

Por exemplo, os que estão correndo nas esteiras poderiam ouvir músicas rápidas, enquanto os que estão trabalhando com levantamento de pesos poderiam se beneficiar com músicas de ritmo médio e letras inspiradoras.

“Ao invés de colocar um único tipo de música, em volume alto, para todas as áreas da academia, seria melhor abaixar o volume, para os que estão em bicicletas e esteiras possam ouvir suas listas pessoais, enquanto os que estão levantando peso possam ouvir outro ritmo”, disse Karageorghis.

Publicidade

Postado

Tinha que mostrar esse artigo para os professores la da minha academia. PQP cada dia tem uma musica mais lixo que a outra, uma coisa é tu ouvir bob marley em casa, mas imagina tu malhar com as musicas dele? O cara fica na maior depre. asisseuiaheiushaiuesh

Postado (editado)

Por exemplo, os que estão correndo nas esteiras poderiam ouvir músicas rápidas, enquanto os que estão trabalhando com levantamento de pesos poderiam se beneficiar com músicas de ritmo médio e letras inspiradoras.

WTF?!?!?!? Letras inspiradoras?

isso só serve pro cara prestar atenção na letra e esquecer de se concentrar nos pesos, pode se confundir na respiração ou se machucar !

negócio é quebraceira durante o levantamento de pesos, alguém discorda ?

Editado por keun
Postado

treinar com parceiro é meio dificil com musica atrapalha um pouco.

tem que tirar o fone de ouvido quando voce nao esta fazendo o exercicio senao o coitado pede ajuda e voce nem escuta hisaihasihisa

Postado

Quando comprei meu ipod shuffle consegui aumentar a carga em todos os exercícios, de tão empolgada :D

Mas ultimamente não tenho baixado músicas boas :/

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...