Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinos na máquina

Gabriel Bravo Feitosa

Posts Recomendados

Então galera, tenho 19 anos, 1,76 e estou em bulking. Sou ectomorfo, com gordura e pouca massa (falso magro), vejo muitos vídeos dizendo que esse biotipo precisa fazer exercícios compostos e ter mais dias de descanso na semana, no entanto eu só uso máquinas para treinar peito, costas, pernas... Isso prejudica meus ganhos? Não me sinto bem fazendo supino pq eu peso 49k e praticamente não aguento levantar a barra com pesos, isso é agoniante, e por isso opto por usar máquinas. Estou pensando em mudar meu treino pra Abc x2 pq parei de evoluir ao meu ver. Estou ingerindo as calorias necessárias, então acho que não tem muito risco de catabolizar. Queria a opinião de vcs sobre treinar apenas em máquinas e a frequência de treinos semanal, isso pode estar dificultando meus ganhos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

Não tem nenhum problema inerente em usar máquinas, desde que você faça com boa execução e aumente as cargas com o tempo.

Se você não ganhou peso (não "teve resultados"), é por causa da dieta e não dos treinos. Você não comeu o suficiente, por isso não ganhou peso. Você pode até achar que está consumindo calorias suficientes, mas se não ganha peso, não está.

Treinando entre 3 e 6 vezes você terá resultados.

Coma o suficiente, treine da forma correta (com boa execução e aumentando as cargas quando possível) e você terá resultados.

Link para o comentário

11 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Não tem nenhum problema inerente em usar máquinas, desde que você faça com boa execução e aumente as cargas com o tempo.

Se você não ganhou peso (não "teve resultados"), é por causa da dieta e não dos treinos. Você não comeu o suficiente, por isso não ganhou peso. Você pode até achar que está consumindo calorias suficientes, mas se não ganha peso, não está.

Treinando entre 3 e 6 vezes você terá resultados.

Coma o suficiente, treine da forma correta (com boa execução e aumentando as cargas quando possível) e você terá resultados.

Ah sim, estou contando as calorias no Myfitnesspal e obtive resultados, só que está bem lento... Estou com 50% carbo, 35% gorduras e 15% prot (ingerindo 2g de prot por kl de peso). Infelizmente preciso aumentar um pouco as gorduras pra conseguir bater a meta de calorias, que é 2650 atualmente. Vou me pesar novamente amanhã que já vai completar 2 semanas de treino com essas kcal, se eu não tiver aumentado de peso, aumento umas 100 kcal. Será que esse aumento nas gorduras pode dificultar os ganhos? está mt difícil comer tanto carbo, já estou comendo mt comida e aumentar ainda mais é complicado...

Link para o comentário

• Supermoderador
32 minutos atrás, Gabriel Bravo Feitosa disse:

Ah sim, estou contando as calorias no Myfitnesspal e obtive resultados, só que está bem lento... Estou com 50% carbo, 35% gorduras e 15% prot (ingerindo 2g de prot por kl de peso). Infelizmente preciso aumentar um pouco as gorduras pra conseguir bater a meta de calorias, que é 2650 atualmente. Vou me pesar novamente amanhã que já vai completar 2 semanas de treino com essas kcal, se eu não tiver aumentado de peso, aumento umas 100 kcal. Será que esse aumento nas gorduras pode dificultar os ganhos? está mt difícil comer tanto carbo, já estou comendo mt comida e aumentar ainda mais é complicado...

Se não tiver ganho peso, não aumente 100 kcal, aumente 500.

Se você não ganhou peso, significa que você está em manutenção. 

Diminua as proteínas, se estiver difícil de comer tudo. Proteína é o macronutriente mais saciante.

Outra alternativa é comer alimentos menos "limpos". Um pacote de bolacha recheada tem umas 700 kcal; meio pacote por dia já dá mais ou menos o excedente que você precisa.

E, mais uma vez, para ressaltar: é importante haver progressão no treino. Se as cargas estiverem baixas, não haverá estímulo para hipertrofia. 

Procure avaliar o quão longe da falha você está em cada série de cada exercício, e tente ficar sempre a 1-2 repetições da falha.

Como é o seu treino? Quantas séries, repetições e descanso você utiliza em cada exercício?

Link para o comentário

8 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Se não tiver ganho peso, não aumente 100 kcal, aumente 500.

Se você não ganhou peso, significa que você está em manutenção. 

Diminua as proteínas, se estiver difícil de comer tudo. Proteína é o macronutriente mais saciante.

Outra alternativa é comer alimentos menos "limpos". Um pacote de bolacha recheada tem umas 700 kcal; meio pacote por dia já dá mais ou menos o excedente que você precisa.

E, mais uma vez, para ressaltar: é importante haver progressão no treino. Se as cargas estiverem baixas, não haverá estímulo para hipertrofia. 

Procure avaliar o quão longe da falha você está em cada série de cada exercício, e tente ficar sempre a 1-2 repetições da falha.

Como é o seu treino? Quantas séries, repetições e descanso você utiliza em cada exercício?

Geralmente faço de 8 a 12 repetições no máximo, descanso 30 segundos e faço 4 séries de cada exercício. Geralmente quando termino a primeira série, diminuo a carga e faço mais repetições (12 máximo) e dai descanso os 30 a 50 segundos. Na segunda série faço a mesma coisa, sinto fadigar mais o músculo assim. Vou começar a encaixar besteiras na dieta, só com alimento limpo não vou conseguir mesmo. Eu geralmente passo 5h sem comer na escola, isso pode me fazer catabolizar mesmo batendo as calorias diárias? Quando chego em casa, geralmente estou cheio de fome, mando um pré treino (arroz, leite,aveia) e dps de uns 20m, vou pra academia... Sobre a progressão de treino, realmente eu não estou aumentando as cargas, vou começar a aumentar gradativamente a partir de amanhã.

Link para o comentário

• Supermoderador
9 minutos atrás, Gabriel Bravo Feitosa disse:

Geralmente faço de 8 a 12 repetições no máximo, descanso 30 segundos e faço 4 séries de cada exercício. Geralmente quando termino a primeira série, diminuo a carga e faço mais repetições (12 máximo) e dai descanso os 30 a 50 segundos. Na segunda série faço a mesma coisa, sinto fadigar mais o músculo assim. 

No próximo treino, não faça isso. Descanse um minuto entre cada série, mantenha a carga nas quatro séries e anote quantas repetições você fez em cada série. Não tem problema se fizer menos de oito nas últimas, apenas anote o número de repetições.

Eu geralmente passo 5h sem comer na escola, isso pode me fazer catabolizar mesmo batendo as calorias diárias? 

Não. Você dorme mais do que 5 horas por dia (espero), e isso não te faz catabolizar.

Sobre a progressão de treino, realmente eu não estou aumentando as cargas, vou começar a aumentar gradativamente a partir de amanhã.

Primeiro faça isso que eu comentei - mantenha a carga em todas as séries, aumente o descanso para um minuto, e anote quantas repetições você faz em cada exercício.

Faça isso por uma semana, em todos os exercícios.

Na semana seguinte, ajuste as cargas para ficar sempre entre 8 e 12 repetições e perto da falha. 

Sempre que você conseguir fazer 12 repetições ou mais em uma série, aumente a carga dela.

Por exemplo, digamos que você faca remada com 40 kg. Na primeira série digamos que você consiga fazer 13 repetições, na segunda 12, na terceira 10 e na quarta 6.

No treino seguinte, aumente a carga na primeira e segunda séries, mantenha 40 kg na terceira e reduza na quarta.

Faça as modificações sempre aumentando o mínimo possível a carga. A progressão vai ser mais lenta, porém irá durar mais tempo, e neste tempo você irá colher os benefícios (aumento de massa magra).

Tente ganhar uns 2 kg por mês. Vá acompanhando o seu peso; se estiver ganhando em média menos do que isso, aumente as calorias; se estiver ganhando mais, diminua.

Entenda que haverá momentos sem ganho de peso; isso é totalmente normal. Se você está consistentemente ganhando 0.5 kg por semana e de uma hora para a outra parou de ganhar, mantenha as calorias; logo o peso vai voltar a subir.

Link para o comentário

37 minutos atrás, mpcosta82 disse:

No próximo treino, não faça isso. Descanse um minuto entre cada série, mantenha a carga nas quatro séries e anote quantas repetições você fez em cada série. Não tem problema se fizer menos de oito nas últimas, apenas anote o número de repetições.

Não. Você dorme mais do que 5 horas por dia (espero), e isso não te faz catabolizar.

Primeiro faça isso que eu comentei - mantenha a carga em todas as séries, aumente o descanso para um minuto, e anote quantas repetições você faz em cada exercício.

Faça isso por uma semana, em todos os exercícios.

Na semana seguinte, ajuste as cargas para ficar sempre entre 8 e 12 repetições e perto da falha. 

Sempre que você conseguir fazer 12 repetições ou mais em uma série, aumente a carga dela.

Por exemplo, digamos que você faca remada com 40 kg. Na primeira série digamos que você consiga fazer 13 repetições, na segunda 12, na terceira 10 e na quarta 6.

No treino seguinte, aumente a carga na primeira e segunda séries, mantenha 40 kg na terceira e reduza na quarta.

Faça as modificações sempre aumentando o mínimo possível a carga. A progressão vai ser mais lenta, porém irá durar mais tempo, e neste tempo você irá colher os benefícios (aumento de massa magra).

Tente ganhar uns 2 kg por mês. Vá acompanhando o seu peso; se estiver ganhando em média menos do que isso, aumente as calorias; se estiver ganhando mais, diminua.

Entenda que haverá momentos sem ganho de peso; isso é totalmente normal. Se você está consistentemente ganhando 0.5 kg por semana e de uma hora para a outra parou de ganhar, mantenha as calorias; logo o peso vai voltar a subir.

Ok, vou fazer isso a partir de amanhã. Obrigado pela ajuda! abraços

Link para o comentário

12 horas atrás, Gabriel Bravo Feitosa disse:

Sou ectomorfo, com gordura e pouca massa (falso magro)

Primeiramente, sei como é, eu era assim antes de começar a treinar, 6 anos atrás! haha pesava +/- 65 kg e tinha 1,80 de altura.

vejo muitos vídeos dizendo que esse biotipo precisa fazer exercícios compostos e ter mais dias de descanso na semana, no entanto eu só uso máquinas para treinar peito, costas, pernas... Isso prejudica meus ganhos?

Exercícios compostas são extremamente importante para hipertrofia, recrutam muita massa muscular na execução, geram muitos estímulos, principalmente ao sistema nervoso porém devem ser feitos com cautela e consciência. O fato de tu só usar máquinas não prejudica seus ganhos, elas estão ai para nos auxiliar, porém a combinação exercícios livres + máquinas gera muito mais ganhos.

Não me sinto bem fazendo supino pq eu peso 49k e praticamente não aguento levantar a barra com pesos, isso é agoniante, e por isso opto por usar máquinas.

Foco no objetivo parceiro, faz parte, ninguém nasce musculoso ou fazendo supino com 50kg cada lado, se tu só consegue fazer com 5 kg cada lado ou somente com a barra não importa, o importante é fazer e gerar as microlesões nas fibras, o progresso de carga vem com o tempo! 

Estou pensando em mudar meu treino pra Abc x2 pq parei de evoluir ao meu ver. Estou ingerindo as calorias necessárias, então acho que não tem muito risco de catabolizar. Queria a opinião de vcs sobre treinar apenas em máquinas e a frequência de treinos semanal, isso pode estar dificultando meus ganhos?

Aconselho vc mudar para o ABC 2x, é umas das divisões de treino mais simplórias e eficazes para quem esta iniciando e é natural. SEMPRE LEMBRANDO, A DIETA É O FOCO, de nada adianta treinar bem se não tiver os nutrientes necessários para gerar crescimento muscular. No geral é isso. Abç

Link para o comentário

Em 17/09/2018 em 02:52, Luiz Clehn disse:

Primeiramente, sei como é, eu era assim antes de começar a treinar, 6 anos atrás! haha pesava +/- 65 kg e tinha 1,80 de altura.

Exercícios compostas são extremamente importante para hipertrofia, recrutam muita massa muscular na execução, geram muitos estímulos, principalmente ao sistema nervoso porém devem ser feitos com cautela e consciência. O fato de tu só usar máquinas não prejudica seus ganhos, elas estão ai para nos auxiliar, porém a combinação exercícios livres + máquinas gera muito mais ganhos.

Foco no objetivo parceiro, faz parte, ninguém nasce musculoso ou fazendo supino com 50kg cada lado, se tu só consegue fazer com 5 kg cada lado ou somente com a barra não importa, o importante é fazer e gerar as microlesões nas fibras, o progresso de carga vem com o tempo! 

Aconselho vc mudar para o ABC 2x, é umas das divisões de treino mais simplórias e eficazes para quem esta iniciando e é natural. SEMPRE LEMBRANDO, A DIETA É O FOCO, de nada adianta treinar bem se não tiver os nutrientes necessários para gerar crescimento muscular. No geral é isso. Abç

Obg, ontem eu me pesei e fui de 49k e 300g para 51k travado (peso de uma semana para outra), vc acha que estou ganhando peso rápido demais?

Link para o comentário

45 minutos atrás, Gabriel Bravo Feitosa disse:

Obg, ontem eu me pesei e fui de 49k e 300g para 51k travado (peso de uma semana para outra), vc acha que estou ganhando peso rápido demais?

Definitivamente NÃO parceiro! Com o tempo o aumento de peso começa a ser mais dificultoso, porém no seu caso e pelo seu biotipo se estiver comendo bem e treinando forte o aumento é mais significativo mesmo, continua assim, e não se foque somente na balança, o importante mesmo é o espelho! 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...