Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Tenho 22 anos e passei por uma situação de estresse no ultimo mês (comendo mal e dormindo mal, além de muitas preocupações). Acabei desenvolvendo ginecomastia, o que já tive na adolescencia e sumiu com o tempo. Como não é normal na minha idade, procurei um endrocrino. O médico falou que a única alternativa é cirurgica e pediu ultrassom (onde foi constatado a gineco pelo médico que fez o ultrassom) e exames de sangue para ver as taxas hormonais.
Segue o resultado do exame:

17 beta estradiol - Resultado: 48 pg/mL - Referência: menor ou igual a 47 pg/mL
Hormonio foliculo estimulante - FSH - Resultado: 1,69 MUI/ML - Referência: 1,27 a 19,26 MUI/ML

Prolactina - Resultado: 13,44 ng/mL - Referência: 13,44 ng/mL
Testosterona - Resultado: 478 ng/dL - Referência: 175 a 781 ng/dL
Testo livre - Resultado: 10,95 ng/dL - Referência: 3,17 a 19,04 ng/dL

T4 livre - Resultado: 1,24 ng/dL - Referência: 0,54 a 1,24 ng/dL
TSH ultra sensivel  - Resultado: 3,08 microUI/mL - Referência: 0,38 a 5,33 microUI/mL

Retorno ao médico está marcado para semana que vem mas provavelmente ele vai dizer novamente que é caso cirurgico. Todavia, vi no fórum diversos métodos para reversão, principalmente usando letrozol, aromasin, tamox e dostinex. Alguém saberia me dizer, com bases nesses exames, se minha gineco é por prolactia ou por estradiol? Pois os dois estão muito altos. Queria ter algo em mãos para conversar sobre o médico sobre utilizar alguma droga e tratar com medicamento ao invés de cirurgia. Abraços.

Publicidade

Postado

Prolactina não está tão alta, se tu passou por momentos de preocupação e stress ela sobe um pouco, o que é normal.

Caroço só se dá por conta de estradiol.

O seu estradiol não está tão alto, mas poderia estar menor.

Caberia usar 40mg de Tamoxifeno por uns 10 dias (ou até regredir o caroço), depois reduzir pra 20mg por mais umas 2 semanas, e depois 10mg por mais 2 ou 3 semanas.

Junto disso, seria legal usar uma dose baixa de Anastrozol nos primeiros 20 dias. 0,5mg a cada 3 ou 4 dias, e depois interromper e manter só o tamox.

Isso vai evitar que teu estradiol suba além de reduzi-lo um pouco, além de subir um pouco sua testo (melhorando a razão entre a testo total e o estradiol), e o tamox irá reverter o caroço.

Postado
Em 20/07/2018 em 23:01, MarcosV12 disse:

O médico falou que a única alternativa é cirurgica

Cara, sinta-se um sortudo, porque tem vários caras que estão brigando com os seus médicos para poder fazer essa cirurgia rs (salvo se você pagaria no particular, pois aí o médico estaria querendo lhe enfiar a faca, literalmente rs).

O estradiol não está alto, porém a relação com a testo não está boa. O certo seria aumentar essa testo e abaixar um pouquinho esse E2. Para isso, a dica do MBD já é válida.

Agora uma dica: se você não tem pretensões de ciclar, ok. Mas se você tem, eu, particularmente, faria essa cirurgia rs. Homens que tem facilidade em desenvolver ginecomastia, assim como eu, sabem como é uma chatice sentir o mamilo toda vez que aumentam um pouco mais a testo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...