Supermoderador Este é um post popular. krebz 3755 Postado Junho 15, 2018 às 21:24 Supermoderador Este é um post popular. Postado Junho 15, 2018 às 21:24 (editado) Citar Todo mundo se encaixa perfeitamente em um dos três tipos de corpos genéticos, chamado de somatotipo, e apenas um tolo adotaria um regime de treinamento que não é especificamente indicado para ser um endomorfo, ectomorfo ou mesomorfo. Sim, isso é besteira. #sarcasm #notserious Porque embora possa ser uma informação interessante conhecer o seu somatotipo, e no nível mais básico ele pode ajudar a identificar potenciais áreas fracas e fortes, ele também pode ser inútil; potencialmente até mesmo um obstáculo para alcançar seu verdadeiro potencial genético. Primeiro, um pouquinho de história. O termo somatotipo foi desenvolvido na década de 1940, não por um geneticista, mas por um psicólogo chamado William Sheldon. Sua criação dos três tipos de corpo não teve nada a ver com perda de peso ou atletismo, mas sim com o que ele chamou de “psicologia constitucional”. Essa teoria é agora negligenciada (a A.K.A. Bullshit) que diz que o tipo de corpo de uma pessoa determinaria seu temperamento. Por isso, bem, vamos chamá-lo de charlatão, Sheldon afirmou: Os ectomorfos magros e de membros longos eram cerebrais, ansiosos, solitários e secretos. Os mesomorfos de ombros largos e musculosos corriam risco, corajosos e assertivos. Os endomorfos arredondados e de membros curtos eram alegres, afetuosos e complacentes. Como eu disse: besteira. Pelo menos quanto a atribuir personalidade vai. No entanto, ele ganhou força nos círculos de treinamento porque, de modo geral, esses três tipos de corpos pareciam ter alguma aplicabilidade em termos de avaliação de pontos fortes e fracos. Mas os profissionais ainda estão aplicando isso? Falei com alguns dos melhores treinadores que conheço para dar uma olhada nos somatotipos. "Eu não conseguia lembrar qual é qual", disse Nick Tumminello, que ganhou o prêmio de Treinador Pessoal do Ano da Associação Nacional de Força e Condicionamento para 2016. "Não é um mistério que a genética desempenhe um papel no treinamento", disse Tumminello. "Treinabilidade genética vem em duas formas: ponto de partida e como você responde." Ele explicou que alguém pode ter a aparência de ser um cara magro, como um exemplo, mas se ele nunca treinou, então não sabemos o seu destino genético. Ele pode ser um "socorrista". Se esse cara magro atingir o ferro, seus músculos podem explodir. Como outro exemplo, o que Tumminello chamou de verdadeiras aberrações genéticas do mundo do fisiculturismo são aquelas que já pareciam musculosas sem treinamento, e também eram altas respostas quando começaram a treinar. Seu conselho? “Você tenta coisas diferentes e vê onde isso te pega.” "Tipos de corpo e predisposições são muito mais complexos do que três categorias", Alex Viada um treinador e atleta híbrido. “A complexidade inerente faz com que seja inútil se preocupar. É difícil saber os limites de seus tipos de fibra, pontos de fixação muscular e assim por diante até que você se aproxime do seu limite genético. Nesse caso, duvido que você aprenda algo novo colocando-se em uma categoria. ” Se eu tivesse me colocado em uma categoria, eu não teria conseguido o que tenho. Minha parte superior do corpo parece muito mesomorfa, mas eu tenho os quadris mais largos e pernas curtas de um endomorfo. Da cintura para baixo, com certeza, não pareço um maratonista, e nas marchas forçadas de aulas de ginástica do ensino médio que eles chamavam de corridas de 2 milhas eu estava sempre na parte de trás do pacote. Eu nunca pensei que tivesse em mim para ser um corredor. Mas eu tive treinabilidade decente nesta área. Isso não aconteceu rápido - foi uma luta real para ficar bom - mas a persistência valeu a pena. Meu treinador, que testou VO2max comigo quando eu estava treinando para me classificar para a Maratona de Boston, disse que eu tinha "um grande motor". Eu posso não ter o físico ultra-magro ou pernas longas para ser um maratonista campeão, mas aquele motor foi capaz de me empurrar para um tempo de qualificação de Boston apenas a minha segunda vez tentando a distância de 26,2 milhas. Um tempo de qualificação em Boston é algo que apenas 10% das pessoas que correm em maratonas conseguem, e você nunca teria imaginado que eu tinha isso em mim ao olhar para o meu tipo de corpo. Eu tive que empurrar para descobrir o que eu poderia fazer. O que acabei de descrever coincide com o argumento de Alex Viada contra levar muito a sério a somatotipia. “Eu acho que o maior argumento contra os somatotipos que eu quero transmitir é que você pode não descobrir o potencial do seu corpo em qualquer atividade, ou mesmo seu potencial nível de musculosidade e magreza, até que você o tenha pressionado ao longo dos anos”, disse Viada. . Brad Schoenfeld, fisiculturista e professor assistente de ciência do exercício no Lehman College, em Nova York, refere-se a somótipos como "uma visão geral muito grosseira do potencial genético de alguém". Ele explicou ainda que "um ectomorfo puro terá dificuldade em colocar músculo apreciável e um O endomorfo puro terá problemas para se tornar magro. Mas a maioria das pessoas é do tipo combo, então isso não tem muita relevância ”. Schoenfeld também afirma que “as implicações práticas para a programação são limitadas”. Algo que Nick Tumminello concorda sinceramente. "Os princípios da biomecânica e fisiologia não mudam com base na genética", disse Tumminello. “Uma rosca bíceps é uma rosca bíceps. Alta carga é alta carga. As altas repetições são altas repetições. Ir ao fracasso vai falhar. Nenhuma dessas coisas muda em relação ao seu somatótipo. O que muda é a variação na sua resposta a esses estímulos ”. Tumminello explicou que certos tipos de corpo se auto-selecionam para certos tipos de atividade. A pessoa magra e de pernas compridas, que naturalmente acha fácil a corrida de longa distância, estará mais inclinada a treinar para se destacar nessa área. Vice-versa, a pessoa que é naturalmente forte pode querer descobrir o quão forte ela pode ser. Em vez de se preocupar com somatótipos, Tumminello diz: "Vamos dar uma olhada e ver como você responde". Ele disse que variáveis como seleção de exercícios, intervalos de repetições, séries etc. são "específicas de objetivos, não específicas do corpo". Ele acrescentou que "eu estou indo para ajustar os movimentos do exercício para o que você demonstrar competência. Não tem a ver com somatótipo, mas o quão bem você move seu corpo." No geral, Tumminello vê a preocupação com os somatotipos como "confusão adicional", dizendo "Se o que você está me contando não influencia minha programação, você perdeu meu tempo. Você me deu informações sobre o Jeopardy. Então, a menos que você vá a um programa de TV e espere que haja uma categoria em somatotipos, talvez você não deva se preocupar muito com isso. http://www.bodyforwife.com/endomorph-ectomorph-mesomorph-why-body-types-are-bullshit/ Citar Com certeza você, como praticante de esportes, se deparou com perguntas desse tipo: "Qual o seu biotipo? Você é endo? meso? Ecto?". Essa tese sobre biotipos é uma bobagem sem qualquer base científica, mas ainda há blogs e alguns "profissionais" que tentam disseminar isto. Com menos evidência científica ainda tentam até fazer recomendações para cada biotipo, sobre qual exercício fazer e dietas... Vamos ver essa bobagem começou: William Herbert Sheldon Em 1940, William Herbert Sheldon, um psicólogo (não é fisiologista, médico, nada do tipo) quis criar categorias corporais com base em 3 elementos fundamentais (criados por ele mesmo) chamados de "somatotipos": Endoderme (trato digestivo), ectoderme (pele e sistema nervoso) e mesoderme (musculatura, coração e sistema sanguíneo). Como ele fez para criar os biotipos a partir disso? Ele fez classificações visuais, de fotos, tentando classificar entre estes 3 biotipos. Esta metodologia é altamente criticada por ser subjetiva (1,2,3). Não apenas isto, Sheldon usou centenas de meninas nuas da liga Ivy, sem o consentimento delas, de um antigo programa para avaliação de postura corporal. Isso foi considerado na época como escandaloso e pervertido(1,4) Sua tese também foi considerada fraudulenta por: Não considerar a mudança corporal durante o envelhecimento(1). Considerar a forma do corpo também eram consideradas indícios de temperamento e carater moral(2). Diversos indícios de esteriotipos e pontos de vista discriminatorios(1,5) Com isso esta tese é considerada apenas uma suposição, não chegando a ser uma teoria. Cientístas modernos consideram as afirmações de Sheldon como fraudulentas, pseudo-ciência (2,3,4,6,7,8) Como podem ver, nada sobre biotipos é realmente uma verdade, apesar da insistência de muitos websites em ainda postarem sobre esta bobagem. A partir disso também existem classificações de mistura dos somatotipos, coisas como "endomorfo ectomorfo" e variações do mesmo tipo. Sem nenhuma pesquisa, é claro. Ainda assim existem alguns pesquisadores querendo relacionais tais "somatotipos" com doenças, esportes, etc. É possível encontrar tais pesquisas e os resultados são dos mais variados, já que o conceito em si está errado. Não perca seu tempo tentando saber seu biotipo. http://suppguide.com/br/biotipos-uma-bobagem-que-ainda-persiste/ Não preciso comentar que indicações de treino e dietas em específico para biotipos também não possuem qualquer validade, certo? Opiniões dos principais nomes (endocrinos e pesquisadores) na atualidade: Dr. Spencer Nadolsky: https://www.instagram.com/p/CSJpumhrqeo/ Alan Aragon: https://www.instagram.com/p/Bx-3wR5h2EX/ Abby Langer: https://abbylangernutrition.com/do-somatotypes-really-matter/ Menno Henselmans: https://mennohenselmans.com/endomorph-ectomorph-mesomorph-diet-workout/ Mais material sobre o assunto: http://www.healthylivingheavylifting.com/why-body-types-are-bullshit/ https://darebee.com/fitness/body-types-myth.html https://www.elitefts.com/education/training/bodybuilding/the-science-of-somatotypes/ http://orgoneresearch.com/category/pseudoscience/page/3/ https://www.theatlantic.com/health/archive/2018/11/body-stereotypes-personality-debunked-eugenics/575041/ https://www.greatestphysiques.com/fitness/body-types-somatotype/ https://www.simplypsychology.org/sheldon-constitutional-theory-somatotyping.html Editado Maio 4, 2022 às 13:13 por krebz Mais material (04/2022) NewbieTrack, Aless, Stein e 8 outros reagiu a isso 11
Pimpolhoman 2092 Postado Junho 15, 2018 às 21:50 Postado Junho 15, 2018 às 21:50 A mão de marcar chega a tremer
Este é um post popular. OliJunior 255 Postado Junho 15, 2018 às 21:57 Este é um post popular. Postado Junho 15, 2018 às 21:57 Mais um mito quebrado. Mais um ótimo artigo. Parabéns! Ps: aquela figura que representa o "ectomorfo" tá parecendo um cruzamento de alienígena com faráo egípcio. calil_bfr, Kharrid, burntflowersfalllen e 2 outros reagiu a isso 1 4
Supermoderador krebz 3755 Postado Junho 15, 2018 às 22:18 Autor Supermoderador Postado Junho 15, 2018 às 22:18 14 minutos atrás, OliJunior disse: Mais um mito quebrado. Mais um ótimo artigo. Parabéns! Ps: aquela figura que representa o "ectomorfo" tá parecendo um cruzamento de alienígena com faráo egípcio. Pior que parece mesmo! hahaha A tempos atrás tinha até algum pessoal fazendo as mesclas de biotipos, algo como, "meso-ecto" e coisas do tipo, mas não achei nada sobre ainda. Tipo...legal... criou mais umas centenas de categorias que não servem pra praticamente nada ? Acho que ninguém nega que há características em comum entre o corpo das pessoas e a composição dela (levando em consideração a parte óssea, gordura, etc). Mas querendo ou não cada corpo, por mais características em comum que tenha com outros, ainda é único e zuado das formas mais diferentes possíveis em diferentes épocas da vida em cada pessoa. Pra isso não existe categorização. OliJunior reagiu a isso 1
SaluRamos 9 Postado Junho 15, 2018 às 23:41 Postado Junho 15, 2018 às 23:41 (editado) 2 horas atrás, krebz disse: Não preciso comentar que indicações de treino e dietas em específico para biotipos também não possuem qualquer validade, certo? Acho q não é bem por ai não... Realmente treino por biotipo é balela, porém... Um endo pode fazer uma dieta hipercalorica sem acumular mais gordura do que meso ou ecto? Se usarem a mesma dieta, os mesmos recursos, os mesmos exercicios diarios, no mesmo espaço de tempo, não. O biotipo diz muito sobre o metabolismo, se ele é mais magro, consequentemente tem um metabolismo acelerado. (descartando a possibilidade de desnutrição) 2 horas atrás, krebz disse: Tipos de corpo e predisposições são muito mais complexos do que três categorias Os 3 biotipos não conseguem, obviamente, representar 100% da população mundial. Mas são muito validos pois trazem algo bem aproximado da realidade. Quando vc olha pra alguém é possivel classificar está pessoa em uma das três categorias, ou dizer q está no meio termo de duas. Estou mentindo? 2 horas atrás, krebz disse: Treinabilidade genética vem em duas formas: ponto de partida e como você responde É claro q cada um tem uma resposta diferente quando causa um estimulo. Mas enquanto sedentário é muito válido. Seu corpo vai adaptar-se (lamarck kkkkkkkk) ao estimulo q vc dá para ele (altera o metabolismo), por exemplo, um ecto pode se adaptar e tornar-se um meso (acontece com aquelas q consideramos ter genética). Eu acho q você errou o ponto, os biotipos falam sobre metabolismo, e não genética. Editado Junho 15, 2018 às 23:46 por SaluRamos MagreloEmpolgado reagiu a isso 1
Supermoderador krebz 3755 Postado Junho 16, 2018 às 00:06 Autor Supermoderador Postado Junho 16, 2018 às 00:06 (editado) 1 hora atrás, SaluRamos disse: Acho q não é bem por ai não... Realmente treino por biotipo é balela, porém... Um endo pode fazer uma dieta hipercalorica sem acumular mais gordura do que meso ou ecto? Se usarem a mesma dieta, os mesmos recursos, os mesmos exercicios diarios, no mesmo espaço de tempo, não. Por que não? Qual é a necessidade de calorias do indivíduo? Que pré-condição de saúde ele tem? Existe alguma pesquisa sobre? Citar O biotipo diz muito sobre o metabolismo, se ele é mais magro, consequentemente tem um metabolismo acelerado. (descartando a possibilidade de desnutrição) Foi basicamente o mesmo erro que o William fez: Olhou um monte de fotos de corpos e definiu 3 categorias. Não olhou metabolismo, não olhou dieta, não olhou influência cultural, nada, apenas fotos. Nenhuma metodologia cientifica aqui, estereotipar olhando fotos eu também consigo. Citar Os 3 biotipos não conseguem, obviamente, representar 100% da população mundial. Mas são muito validos pois trazem algo bem aproximado da realidade. Quando vc olha pra alguém é possivel classificar está pessoa em uma das três categorias, ou dizer q está no meio termo de duas. Estou mentindo? Beleza, mas por que 3 categorias? O tal o William imaginou as 3, e somente 3, categorias porque assim qui. Então, por que não criar 10 categorias? 20? Por que não criar categorias "endo com nariz grande", "endo com nariz pequeno", etc? Qual está certa? Citar É claro q cada um tem uma resposta diferente quando causa um estimulo. Mas enquanto sedentário é muito válido. Seu corpo vai adaptar-se (lamarck kkkkkkkk) ao estimulo q vc dá para ele (altera o metabolismo), por exemplo, um ecto pode se adaptar e tornar-se um meso (acontece com aquelas q consideramos ter genética). Sim, com certeza. Considerando que essas classificações como algum parâmetro de comparação, daria para ver "transformação" do corpo entre elas. Citar Eu acho q você errou o ponto, os biotipos falam sobre metabolismo, e não genética. Eu ou os autores? Em nenhum momento biotipo foi elaborado/imaginado levando em consideração metabolismo (olhando apenas na fase de criação dessa idéia). Tem certeza que metabolismo apenas, e não genética, influencia estatura, peso, densidade óssea, etc (supostos "critérios" que William usou para imaginar as 3 categorias)? Percebe que não existe nenhuma pesquisa atrelando níveis de hormônios, gasto calórico ou o que for, com os tais biotipos, certo? Editado Junho 16, 2018 às 01:41 por krebz erro de portugues pra todo lado
JCesar13 26 Postado Junho 16, 2018 às 00:27 Postado Junho 16, 2018 às 00:27 Eu fui magro (~ ectomorfo ~) até os 18 anos. Com essa idade, tive um problema de saúde e iniciei um tratamento médico que me fez engordar mais de 30 quilos em um ano e meio. Mesmo cessados o problema e o tratamento, e mesmo após uma emagrecida considerável, meu corpo manteve as características ~ endomorfas ~ até hoje, em que tenho 28 anos (e não estou me queixando: pra quem foi um palito durante boa parte da vida, tornar-se um cara mais robusto e ogro foi uma novidade até agradável). Enfim, menciono isso para dizer que acho bem improvável que essa teoria dos biotipos possa abranger todas as variáveis. Felipe.Jesus reagiu a isso 1
Visitante Postado Junho 16, 2018 às 00:51 Postado Junho 16, 2018 às 00:51 59 minutos atrás, SaluRamos disse: Eu acho q você errou o ponto, os biotipos falam sobre metabolismo, e não genética. Eu não me lembro do número correto, mas: a força da genética na composição corporal gira é de 70~75%. Verei se acho o artigo que fala sobre isso. Em antropometria, eu até vi o somatótipos sendo usado só que não era para dizer: "Você é endomorfo". Era um gráfico em triangulo e de acordo com o fato de você ganhar peso ou perder, você tendia a ir para um dos lados do triangulo - em determinados momentos você poderia tender a ser ectomorfo e em outros endomorfo.
Supermoderador krebz 3755 Postado Junho 16, 2018 às 01:52 Autor Supermoderador Postado Junho 16, 2018 às 01:52 (editado) 1 hora atrás, JCesar13 disse: Enfim, menciono isso para dizer que acho bem improvável que essa teoria dos biotipos possa abranger todas as variáveis. Não tem como mesmo. Eu até entendo, mais ou menos, a ideia de querer criar as categorias, mas a metodologia usada foi muito simples e furada (observação de fotos e tentar definir traços psicológicos pela aparência do corpo...). Até tem uma "evolução" na ideia com a o calculo Heath-Carter (cuidado PDF), dando pontuação através de algumas medidas pra definir o biotipo (ou a mistura de 2 ou 3 biotipos para a mesma pessoa), eu me pergunto: Beleza, que m3rda eu faço com essa informação? Continuo sem resposta Editado Junho 16, 2018 às 01:53 por krebz
JCesar13 26 Postado Junho 16, 2018 às 01:59 Postado Junho 16, 2018 às 01:59 Apesar de tudo, no geral, não chego a ver essas três divisões como totalmente inúteis. Talvez, para fins de simplificação e descrição, elas até tenham sua utilidade. Mesmo assim, não me parecem muito mais exatas do que "magro", "médio" e "gordo". Felipe.Jesus reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora