Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Prezados, segue abaixo algumas considerações e meus exames:

Peso: 83 kg

Altura: 1,68m

% BF: Aguardando resultado (no olho aprox 20%)

Rotina: Trabalho (escritório); Faculdade; Treino

Sono: Aprox 6h/noite

NÃO fumante

Bebo socialmente

NÃO uso drogas

OBS: Colesterol alto (genético)...Em processo de redução (academia e omega-3). Já foi mais alto.

Tempo de treino: Três meses (3 anos parado)

Com base nos exames abaixo (e anexo), é possível afirmar que o problema com minha baixa libido está associada aos níveis de prolactina?

EXAME RESULTADO REFERÊNCIA
Ultrassonografia, abdome total normal -
Ultrassonografia, com Doppler, tiroide normal -
LDL-COLESTEROL 165 mg/dL  menor que 100 mg/dL
COLESTEROL TOTAL 234 mg/dL menor que 190 mg/dL
HDL-COLESTEROL 36 mg/dL     maior que 40 mg/dL
TRIGLICERIDES 180 mg/dL   menor que 150 mg/dL
VLDL-COLESTEROL 33 mg/dL   menor que 30 mg/dL
TGO 23 U/L  até 40 U/L
TGP 41 U/L  até 41 U/L
CREATINOQUINASE TOTAL (CK) 138 U/L  38 - 174 U/L
GLICOSE 79 mg/Dl 75 a 99 mg/dL
INSULINA 7 mU/L IMC entre 25 e 30 kg/m2:  2 a 19 mU/L
HEMOGLOBINA GLICADA 5,30% < 5,7% - baixo risco de diabetes
FRUTOSAMINA 230 micromol/L   205 a 285 micromol/L
ACIDO URICO 6,4 mg/dL   Masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL
HEMOGRAMA OK OK
PLAQUETAS 278.000/mm3  150.000 a 450.000/mm3
25 HIDROXI-VITAMINA D 20 ng/mL acima de 20 ng/mL
FERRO 80 mcg/dL 65-175 mcg/dL
FERRITINA 436 microg/L de 26 a 446 microg/L
VITAMINA B-12 505 ng/L  maior que 300 ng/L
TSH 2,2 mUI/L  0,45 a 4,5 mUI/L
TIROXINA (T4) LIVRE 1,4 ng/Dl 0,9 a 1,7 ng/dL
TRIIODOTIRONINA (T3) LIVRE 0,32 ng/dL   0,24 a 0,37 ng/dL
ANTICORPOS ANTI-TIROGLOBULINA < 115 UI/mL  Inferior a 115 UI/mL
ANTI-PEROXIDASE TIROIDIANA < 34 U/mL  Inferior a 34 U/mL
Tiroglobulina Aguardando... Aguardando...
FSH 1,8 UI/L   até 10,0 UI/L
LH 3,2 UI/L até 9,0 UI/L
ESTRADIOL 2,7 ng/Dl 1,1 a 4,3 ng/dL
TESTOSTERONA 421 ng/dL  240 a 816 ng/dL
TESTOSTERONA LIVRE 370,8 pmol/L  131 a 640  pmol/L
PROLACTINA 20 microg/L  até 20 microg/L
Androstenediona Aguardando... Aguardando...
Dihidrotestosterona Aguardando... Aguardando...
SHBG 22 nmol/L   12 a  75 nmol/L
Estrona 6,0 ng/dL Até 6,8 ng/dL
PROGESTERONA 15 ng/dL  até 15 ng/dL
UREIA 32 mg/dL  10 a 50 mg/dL
CREATININA 0,95 mg/dL  0,70 a 1,30 mg/dL
CORTISOL 13,9 microg/dL Entre  7 e  9 h: 6,0 a 18,4 microg/dL
Antibiograma Aguardando... Aguardando...

Alguém??

Editado por Guetta

Publicidade

Postado

Pelo que andei pesquisando o ideal é manter a prolactina abaixo de 10 ng/ml e a sua está relativamente elevada, pode ser sim. Mas tem outras coisas no seu exame como a vitamina D está bem baixa, colesterol, etc.

Postado

Sim, está alta. Voce toma alguma medicaçao de uso continuo?

Sua relaçao TRIGLICERIDEOS/HDL esta ruim, reduza um pouco os carboidratos da dieta, aumente as gorduras boas, EPA e DHA ao menos 1,5gr de cada devem ajudar. Nao se preocupe com LDL, se triglicerideos estiver inferior a 100, e HDL superior a 60 tanto faz o valor do LDL.

De qualquer forma, é valido o uso de cabergolina 1 comprimido em dose unica e monitorar com exames de prolactina 15 dias apos a tomada, 2 meses, 4 e 6 meses. Se voltar a subir, e voce nao faz uso de qualquer medicacao que possar ter relacao com a prolactina, considera a hipotese de seu corpo estar produzindo em excesso, geralmente causado por um adenoma de hipofise (benigno na grande maioria dos casos).

Postado
20 horas atrás, Osama disse:

Pelo que andei pesquisando o ideal é manter a prolactina abaixo de 10 ng/ml e a sua está relativamente elevada, pode ser sim. Mas tem outras coisas no seu exame como a vitamina D está bem baixa, colesterol, etc.

É então...se for analisar o exame, minha prolactina está no limite superior, mas ainda estaria dentro dos limites aceitáveis.

Porém, lendo tópicos a respeito aqui mesmo no fórum, vi que 20 ng/ml já que elevado, principalmente pra gente que treina.

A vitamina D acho que não tem muito o que fazer. Preciso tomar mais sol e o colesterol sempre é o vilão nos meus exames de sangue. Faço exames há 5 anos e sempre está ruim. Hoje eu peso 83kg, mas quando eu tinha 25 anos e pesava 70, ele era ainda pior.

Vou tentar baixar a prolactina pois notei que minha libido deu uma caída. Minha rotina não anda das mais fáceis, mas mesmo assim, imaginei que tinha algo "fora do lugar".

valeu o retorno.

Postado (editado)
12 horas atrás, Glasgow 15 disse:

Sim, está alta. Voce toma alguma medicaçao de uso continuo?

NÃO

Sua relaçao TRIGLICERIDEOS/HDL esta ruim, reduza um pouco os carboidratos da dieta, aumente as gorduras boas, EPA e DHA ao menos 1,5gr de cada devem ajudar. Nao se preocupe com LDL, se triglicerideos estiver inferior a 100, e HDL superior a 60 tanto faz o valor do LDL.

Tenho um fator genético que é muito determinante para esse quadro ruim. Estou conseguindo melhorar essa relação HDL X LDL/TRIGLI.

Estou tomando o Omega-3 da Growth há cerca de 1 mês, entre 3 e 5 caps/dia. No penúltimo exame, realizado dia 13/04 meu HDL estava 34, LDL 157 e o Trigli 270. Tive uma melhora significativa no trigli, mas subiu um pouco o LDL. Acredito que a junção dos treinos mais o cuidado com os alimentos e a suplementação deverá me ajudar bastante. Tenho evitado aquela cervejinha no final da semana também.

Para ter idea, quando fiz meu primeiro exame de sangue com 25 anos e pesava 70kg, meu HDL era 38 / LDL 139 e o trigli 336.

Um médico sugeriu remédios uma vez, mas prefiro tentar reduzir sem o uso de medicamentos.

De qualquer forma, é valido o uso de cabergolina 1 comprimido em dose unica e monitorar com exames de prolactina 15 dias apos a tomada, 2 meses, 4 e 6 meses. Se voltar a subir, e voce nao faz uso de qualquer medicacao que possar ter relacao com a prolactina, considera a hipotese de seu corpo estar produzindo em excesso, geralmente causado por um adenoma de hipofise (benigno na grande maioria dos casos).

Busquei a cabergolina nas farmácias online e encontrei na Ultrafarma dois comprimidos de 0,5mg cada. Quando você fala em dose única, seria 1mg, ou seja, os dois comprimidos de uma vez?

Na próxima sexta-feira (dia 08/06), terei retorno com o Endócrino. Veremos o que ele dirá. De qualquer maneira, já vou pedir outra guia para realizar o exame da prolactina pós uso da Cabergolina.

Em busca aqui mesmo no fórum, li sobre a Ashwagandha e que ela ajuda a reduzir a prolactina. Já ouviu falar sobre?

Obrigado pela ajuda!

Editado por Guetta
Postado (editado)

Como o Glasgow falou, triglicéridos tem maior relação com carboidratos na dieta, e não tanto na gordura. O consumo de carboidratos tende a virar em triglicéridos, por vários mecanismos. Se quer controlar, tem que reduzir nos carbos mesmo. Não tem como. Ou isso, ou medicação. Fibratos, niacina, estatinas, ou doses altas de ómega-3 ajudam muito também. Pessoalmente, prefiro niacina (caso o paciente tolere) ou ómega-3. Ómega-3 é o melhor de todos, poucos colaterais, e além de melhorar perfil lipidico, tende a prevenir a formação de trombos e coágulos, o que no seu caso seria muito util, já que tem risco cardiovascular relativamente alto.

Apesar da prolactina estar dentro da referência, essa referencia não é muito certa. Homens saudáveis raramente têm prolactina acima de 15. Às vezes esse aumento é idiopático e benigno (sem causa funcional/biológica aparente), outras vezes é induzido por fármacos, drogas etc. Se não usa medicação indutora de aumentar prolactina, então tente a cabergolina e, se voltar a subir, tem que descartar prolactinoma.

Editado por us_pt_nursepractitioner
Postado
23 horas atrás, us_pt_nursepractitioner disse:

Como o Glasgow falou, triglicéridos tem maior relação com carboidratos na dieta, e não tanto na gordura. O consumo de carboidratos tende a virar em triglicéridos, por vários mecanismos. Se quer controlar, tem que reduzir nos carbos mesmo. Não tem como. Ou isso, ou medicação. Fibratos, niacina, estatinas, ou doses altas de ómega-3 ajudam muito também. Pessoalmente, prefiro niacina (caso o paciente tolere) ou ómega-3. Ómega-3 é o melhor de todos, poucos colaterais, e além de melhorar perfil lipidico, tende a prevenir a formação de trombos e coágulos, o que no seu caso seria muito util, já que tem risco cardiovascular relativamente alto.

Apesar da prolactina estar dentro da referência, essa referencia não é muito certa. Homens saudáveis raramente têm prolactina acima de 15. Às vezes esse aumento é idiopático e benigno (sem causa funcional/biológica aparente), outras vezes é induzido por fármacos, drogas etc. Se não usa medicação indutora de aumentar prolactina, então tente a cabergolina e, se voltar a subir, tem que descartar prolactinoma.

Vou tentar baixar só com alimentação e exercícios. Estou fazendo uso do omega-3 (cerca de 3 a 5 caps por dia) da Growth. Achei incrível a redução do triglicérides, mas o colesterol não teve muita influência ainda.

Postado

Retornei ao Endocrinologista (não é esportivo) hoje com os exames postados no post inicial desse tópico.

Resumo da consulta conforme o médico:

1. Minha prolactina está normal. Ele trata pacientes com prolactina até 200. A minha com 20 está normal. Como minha testosterona está dentro dos limites, minha libido baixa pode estar ligada a outros fatores (provavelmente psicológicos). Não me receitou a cabergolina;
  2. Me receitou um suplemento a base de Vitamina D pois ela está baixa. DEPURA 7.000 UI, sendo 1 cap por dia nos primeiros 30 dias e depois uma por semana nos próximos dois meses;
  3. Me receitou um remédio para o colesterol (Vast) - 1 x por dia antes de dormir;
  4. Eu comentei que tenho intenções futuramente de fazer um ciclo de OXA, desde que meus exames estejam todos ok, fazendo da maneira correta com acompanhamento e fazendo TPC. Parecia que eu tinha xingado a mãe dele kkkk
  5. Me passou outra receita para medir colesterol, trigli e vitamina D daqui 3 meses.

E ai @Glasgow 15 o que você acha?

Valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...