Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Galera sempre tive essa duvida, bem simples:

Na academia sempre vejo a galera fazendo terra, fazem a fase concêntrica(puxam para cima) só que parece que não existe fase excêntrica eles deixam o peso cair no chão depois...

Isso é certo ou errado?

Publicidade

Postado (editado)
24 minutos atrás, Ollie disse:

Galera sempre tive essa duvida, bem simples:

Na academia sempre vejo a galera fazendo terra, fazem a fase concêntrica(puxam para cima) só que parece que não existe fase excêntrica eles deixam o peso cair no chão depois...

Isso é certo ou errado?

Depende do seu objetivo. Desse jeito aí se eles estiverem fazendo isso em todas as reps, eles só estão treinando força e/ou potência. Pra treinar hipertrofia a excêntrica é indispensável. Só é ok você fazer isso se você sentir que sua lombar não vai mais segurar e você vai perder a curvatura da lombar pra colocar o peso no chão, colocando sua coluna em risco. Aí pra não ter esse risco, você solta o peso (e considera colocar menos carga na próxima).

Editado por Pimpolhoman
Postado
6 horas atrás, mctimbu disse:

Acho que com a excêntrica lenta as chances de curvar a lombar são maiores, mesmo que você não perceba. Por isso a galera faz rápido.

Mas ali no caso nem tinha excêntrica. Os caras só soltam o peso no chão do alto hahaha. Foi o que eu entendi pelo menos.

Postado

Depende. Eu mesmo sou um puta fã do Terra e faço ele sempre que posso. Tem como fazer ele tanto para força quanto para hipertrofia. Se for para força, esse jeito que a galera solta tá ok. O foda é você controlar a fase excêntrica segurando 150kg, tlgd ? kkkk. Eu busco o meio termo, nem controlar nem largar a barra de qualquer jeito. 

Postado

Na boa, não tem como controlar a excentrica no terra com muito peso. Eu vejo nego fazendo terra sem encostar as anilhas no chão depois da excentrica, fazem o movimento sob tensão contínua, fico imaginando a coluna dessas pessoas daqui algum tempo.

Pra mim terra: Puxar rapido, segurar 1-2seg pra dar uma torturada no trapézio e antebraço e soltar (não desabar), mas também não segurar 2 segundos.

Postado

Segundo Rippetoe: se você não fizer a fase excêntrica, está deixando de fazer a segunda metade do movimento. É como fazer rosca direta e deixar a barra cair da altura dos ombros. Além disso, dependendo do equipamento e de onde você treina, é uma falta de respeito com a estrutura e com as pessoas.

Postado
23 minutos atrás, LuizLeandro disse:

Segundo Rippetoe: se você não fizer a fase excêntrica, está deixando de fazer a segunda metade do movimento.

Aí entra a dúvida, quando ele diz não fazer é soltar a barra de cima ou descer com a barra mas de forma rápida?

Esse aqui é um dos pupils dele, e acho que o movimento ta correto, até porque [como já disseram] não tem como descer de forma controlada com bastante peso.

O vídeo:

Postado
14 minutos atrás, Dawkinator disse:

Aí entra a dúvida, quando ele diz não fazer é soltar a barra de cima ou descer com a barra mas de forma rápida?

Não soltar de cima. Descer com ela rápido é normal, e é o que se deve fazer em um campeonato de powerlifting. Só que a descida, mesmo rápida, é controlada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...