Ollie Postado Março 29, 2018 às 01:38 Postado Março 29, 2018 às 01:38 Galera sempre tive essa duvida, bem simples: Na academia sempre vejo a galera fazendo terra, fazem a fase concêntrica(puxam para cima) só que parece que não existe fase excêntrica eles deixam o peso cair no chão depois... Isso é certo ou errado?
Pimpolhoman Postado Março 29, 2018 às 02:02 Postado Março 29, 2018 às 02:02 (editado) 24 minutos atrás, Ollie disse: Galera sempre tive essa duvida, bem simples: Na academia sempre vejo a galera fazendo terra, fazem a fase concêntrica(puxam para cima) só que parece que não existe fase excêntrica eles deixam o peso cair no chão depois... Isso é certo ou errado? Depende do seu objetivo. Desse jeito aí se eles estiverem fazendo isso em todas as reps, eles só estão treinando força e/ou potência. Pra treinar hipertrofia a excêntrica é indispensável. Só é ok você fazer isso se você sentir que sua lombar não vai mais segurar e você vai perder a curvatura da lombar pra colocar o peso no chão, colocando sua coluna em risco. Aí pra não ter esse risco, você solta o peso (e considera colocar menos carga na próxima). Editado Março 29, 2018 às 02:04 por Pimpolhoman
mctimbu Postado Março 29, 2018 às 03:58 Postado Março 29, 2018 às 03:58 Acho que com a excêntrica lenta as chances de curvar a lombar são maiores, mesmo que você não perceba. Por isso a galera faz rápido. Ollie reagiu a isso 1
Pimpolhoman Postado Março 29, 2018 às 10:20 Postado Março 29, 2018 às 10:20 6 horas atrás, mctimbu disse: Acho que com a excêntrica lenta as chances de curvar a lombar são maiores, mesmo que você não perceba. Por isso a galera faz rápido. Mas ali no caso nem tinha excêntrica. Os caras só soltam o peso no chão do alto hahaha. Foi o que eu entendi pelo menos.
VBOL Postado Março 29, 2018 às 11:36 Postado Março 29, 2018 às 11:36 Depende. Eu mesmo sou um puta fã do Terra e faço ele sempre que posso. Tem como fazer ele tanto para força quanto para hipertrofia. Se for para força, esse jeito que a galera solta tá ok. O foda é você controlar a fase excêntrica segurando 150kg, tlgd ? kkkk. Eu busco o meio termo, nem controlar nem largar a barra de qualquer jeito. Junioreduardo93 e mctimbu reagiu a isso 2
Glasgow 15 Postado Março 29, 2018 às 13:29 Postado Março 29, 2018 às 13:29 Na boa, não tem como controlar a excentrica no terra com muito peso. Eu vejo nego fazendo terra sem encostar as anilhas no chão depois da excentrica, fazem o movimento sob tensão contínua, fico imaginando a coluna dessas pessoas daqui algum tempo. Pra mim terra: Puxar rapido, segurar 1-2seg pra dar uma torturada no trapézio e antebraço e soltar (não desabar), mas também não segurar 2 segundos. mctimbu reagiu a isso 1
LuizLeandro Postado Março 31, 2018 às 16:12 Postado Março 31, 2018 às 16:12 Segundo Rippetoe: se você não fizer a fase excêntrica, está deixando de fazer a segunda metade do movimento. É como fazer rosca direta e deixar a barra cair da altura dos ombros. Além disso, dependendo do equipamento e de onde você treina, é uma falta de respeito com a estrutura e com as pessoas.
Dawkinator Postado Março 31, 2018 às 16:39 Postado Março 31, 2018 às 16:39 23 minutos atrás, LuizLeandro disse: Segundo Rippetoe: se você não fizer a fase excêntrica, está deixando de fazer a segunda metade do movimento. Aí entra a dúvida, quando ele diz não fazer é soltar a barra de cima ou descer com a barra mas de forma rápida? Esse aqui é um dos pupils dele, e acho que o movimento ta correto, até porque [como já disseram] não tem como descer de forma controlada com bastante peso. O vídeo:
Hipernetico Postado Março 31, 2018 às 16:44 Postado Março 31, 2018 às 16:44 Se você for acostumando a fazer sempre a fase excêntrica e concêntrica, nível por nível, quando chegar numa carga mais alta tu faz numa boa.
LuizLeandro Postado Março 31, 2018 às 16:55 Postado Março 31, 2018 às 16:55 14 minutos atrás, Dawkinator disse: Aí entra a dúvida, quando ele diz não fazer é soltar a barra de cima ou descer com a barra mas de forma rápida? Não soltar de cima. Descer com ela rápido é normal, e é o que se deve fazer em um campeonato de powerlifting. Só que a descida, mesmo rápida, é controlada.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora