Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

[b]Para emagrecer é preciso comer, dizem nutricionistas[/b]

Fabiano Caso
De São Paulo

Quem leu ou viu "O Senhor dos Anéis" pode se recordar da mania dos hobbits de comer seis refeições por dia. E não é que eles estavam certos? Os nutricionistas garantem: passar fome não emagrece ninguém, pelo menos não a longo prazo. Isso porque, quando o organismo fica muito tempo sem comida, começa a reter gordura, como um mecanismo de defesa. Para ficar com o corpo em forma, sem prejudicar a saúde, o certo é comer de três em três horas, dividindo as calorias que se pode consumir em frações. Entre as refeições principais - café da manhã, almoço e jantar -, o ideal é vigiar o relógio para ingerir nem que seja uma fruta ou um pedaço de queijo nos intervalos.

"O órgão que comanda tudo é o cérebro, e este não consegue usar a energia de algo que foi ingerido há mais de três horas", explica a nutricionista Denise Madi Carreiro, autora de "Alimentação, Problema e Solução para Doenças Crônicas". Quando as refeições ficam muito espaçadas, o cérebro começa a alterar funções e libera cortisol, o chamado hormônio do estresse. Aumenta, assim, a resistência à insulina e uma das conseqüências é a retenção de gordura como um mecanismo de sobrevivência.

Outro resultado do jejum prolongado é que o organismo começa a consumir proteínas, essenciais para equilibrar os sistemas mental e emocional. Segundo a nutricionista, esta e outras alterações do metabolismo podem causar problemas como ansiedade, insônia, gases, intestino preso, episódios repetidos de candidíase (doença ginecológica provocada por fungo) e queda do sistema imunológico. As alterações hormonais podem incluir até a interrupção da menstruação.

Nas "dietas de fome", a pessoa emagrece no começo porque perde líquido ou as proteínas, mas não gordura. "Se ficar sem comer resolvesse, a obesidade não seria o principal problema de saúde pública do mundo", afirma Denise. "Para perder gordura, é preciso comer." O contrário também é verdadeiro: aqueles que procuram seu consultório porque querem engordar conseguem atingir a meta quando se reeducam, comendo porções fracionadas de três em três horas. A diferença é que, para os que querem ficar magros, o cardápio tem obviamente menos calorias, e para quem quer engordar, é supercalórico. Mas sempre fracionado, em cinco ou seis refeições diárias.

link original

[url="http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/estado/2008/06/04/ult4513u1118.jhtm"]http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/est...t4513u1118.jhtm[/url]

Publicidade

Postado

Pra emagrecer você precisa SIM passar fome, você vai estar comendo em menor quantidade do que a que você precisa e normalmente está acostumado e vai ficar com fome mesmo... a diferença é passar fome certo do que ficar sem comer

Postado

[quote name='Nildo' post='18198' date='07 06 08']Pra emagrecer você precisa SIM passar fome, você vai estar comendo em menor quantidade do que a que você precisa e normalmente está acostumado e vai ficar com fome mesmo... a diferença é passar fome certo do que ficar sem comer[/quote]

Não mesmo.

Comendo de 3 em 3 horas às vezes se tem a impressão de que se come até mais. Não se passa fome mesmo com uma dieta hipocalorica bem feita.

Se você passa fome está fazendo algo de errado. ;)

Postado

[quote name='JJ-JUNIOR' post='18628' date='11 06 08']Não mesmo.

Comendo de 3 em 3 horas às vezes se tem a impressão de que se come até mais. Não se passa fome mesmo com uma dieta hipocalorica bem feita.

Se você passa fome está fazendo algo de errado. ;)[/quote]

Nunca fiz uma dieta hipocalórica, mas com certeza quando se come de 3 em 3 horas se tem a impressão de saciedade, concordo com vc.

• 3 meses depois...
Postado

Concordo o jj-junior!
Passar fome num sentido 'correto'..
Por exemplo, eu, com uma deita hipercalórica quando passa 3 horas da ultima refeição, eu ja to com muita vontade de comer outra refeição, com um pouco de fome!
comendo menos, mesmmo que seja em 3 em 3 horas, com certeza eu vou ter uma maior sensação de fome!!

Postado

Eu quando começei a academia, tava 8 quilos acima do meu peso ideal, e ainda queria emagrecer 10 para poder voltar a treinar taekwondo na categoria que eu sempre treinei(até 68Kg).
Ai tive a brilhante idéia de comer muito pouco, na primeira semana emagreci 2 kilos, mas em compensação tinha muita dor de cabeça e minha produção no trabalho caiu consideravelmente.
Ai eu começei a ler um pouco e vi que estava totalmente errado.
Hoje me alimento de 3 em 3 horas, mesmo que seja uma fruta e to me sentindo bem melhor, sem contar que não estou ficando magro palito(só pele e osso), tô até sentindo até aumento de massa muscular.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...