Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pelo seu discurso, dependendo do quanto 'experimentou' de lentilha/milho, caso não tenha feito a relação correta dos macro nutrientes e comeu a mesma quantidade (trocou 300g de arros por 300g de lentilha), teve redução de 1/3 dos carboidratos... como eles carregam água, isso pode ter boa influência.
Dependendo do horário que correu mais esses 10km, (se o caso acima for verdadeiro é ainda mais significativo), pode não ter 'reposto' todo o líquido perdido na dieta, além do gasto energético maior que foi principalmente de glicogênio, e na perda do glicogênio, vai á água junto, então menos peso ainda... rsss
A questão do 'espelho' na academia, provavelmente é puramente psicológica.
Quer repor, é simples, em 1 dia, aumente 200g de carboidrato na dieta, provavelmente já será suficiente pra repor o glicogênio e a água.. e com isso, seu peso :D
E só pra constar, quanto ao uso de gordura/músculo, é complexo, mas vou tentar resumir bem os cenários mais comuns... partindo do princípio que seu corpo está 100% do tempo catabolizando gordura e músculo... e quando alimentado está anabolizando gordura e músculo, o importante é o saldo, se anabolizou mais que catabolizou, cresce... se catabolizou mais que anabolizou, diminui... simples assim.
Pra músculo, precisa de proteína pra anabolizar, então, uma dieta muito pobre em proteínas pode fazer um catabolismo muscular, porém não é exatamente por falta de energia... por isso é importante uma dieta rica em proteínas para o ganho de massa magra....
Quando se tem um déficit calórico (quanto gasta - quanto consome) razoável, parte da proteína consumida é usada pra gerar energia e com isso, não anaboliza músculos, por isso as recomendações de quem treina ter uma dieta com proteínas acima de um sedentário... e em cutting isso se torna ainda mais necessário.. é onde em Bulking, muitos defendem um consumo moderado de proteínas, o suficiente pra repor o seu corpo e um pouco mais pro anabolismo muscular (proteína está presente em quase todos os tecidos do corpo, pele, órgãos e etc... por isso a proteína é MUITO importante... pois a todo momento morrem células e o corpo precisa de proteína pra refazer isso).
Nos cenários comuns, o corpo vai dar preferência à: Glicose no sangue, Glicogênio muscular, Gordura, Músculo. (to resumindo bem, não é sempre nessa ordem e tem algumas variantes no meio).
A ordem onde o corpo obtêm energia mais fácil/rápido é parecida... seira Glicose,Glicogênio,Músculo,Gordura... mas, se ele entender que precisa de toda massa muscular (treinando intenso), ele vai evitar usar esse recurso.
Isso passa a ilusão que só perde músculo quando: Está em jejum (sem glicose no sangue), fez bastante atividade (consumiu glicogênio) e não tem gordura no corpo... só que não... Seu corpo não vai permitir você queimar todo o  glicogênio e gordura do corpo... isso seria fatal, então, sim, mesmo que haja estoques desses, você ainda pode perder músculo :x
Agora que entendemos os conceitos base, existem uns cenários possíveis... (partindo do princípio que a proteína tá boa... 1,4g/kg homens e 1g mulheres no mínimo)
1 - Você está em déficit calórico alto e resolve correr uma maratona, seu corpo vai consumir a pouca glicose que tem e o pouco glicogênio, partindo pra gordura, mas, se o gasto for mais rápido que ele consegue transformar da gordura... ele vai pros músculos (por isso AEJ deve ser leve/moderado)... se for mais rápido do que ele consegue pegar dos músculos também, você desmaia... então, você gera perda de músculo.
2 - você está um déficit moderado e não faz atividades intensas sem seu 'pré-treino', logo, ele consegue suprir a demanda de energia a partir da gordura.. cenário ideal pra quem quer perder gordura.
3 - você se mantém em déficit calórico muito alto por um tempo (mais de 1 semana, sem refeeds obviamente) o corpo percebe que está 'passando' fome, na dúvida de quando vai voltar a comer direito... como massa magra consome energia do corpo pra se manter, o corpor começa a dispensar parte da massa magra que ai, naturalmente começa a consumir menos energia por dia... então você acaba tendo uma perda expressiva de massa magra.
4 - Você tá secão... 10%- natural... bem, o corpo não pode dar o risco de ficar sem estoque, pois se não tiver como conseguir energia, você literalmente morre.. então, depois de certo %bf, ele começa a dar preferência a massa magra, mesmo que o déficit seja razoável... por isso não é legal se manter 'muito seco' o tempo todo... mesmo culturistas só se mantem muito seco pra apresentação.
E claro, AEs podem mudar significativamente esses limites, permitindo dietas muito restritivas, por períodos maiores, corpo mais 'seco' sem perda de massa.. e etc.
Gente, eu sei sobre balanço nitrogenado, ciclo de krebs , blábláblá, mas, a ideia era resumir pra uma pessoa comum  e já acho que não fui feliz nisso... acho que aprofundar mais seria pra mais avançados

Publicidade

Postado

Nossa, já estou acostumado a perder e ganhar 2 kilos em dsdn. Eu perco uns 4 ou 5 kilos de segunda a sexta e ganho de 3 a 6 num fds.

A retenção e a cagação é absurda, pode ficar tranquilo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...