Fraldexxx 244 Postado Fevereiro 11, 2018 às 14:08 Postado Fevereiro 11, 2018 às 14:08 Tenho dificuldade em bater os 35-40g diários recomendados de fibras. Uma das coisas que mais me ajuda é comer cereal a base de trigo (All Bran) onde cada 40g tem 11 g de fibra. Todas as outras fontes parecem ter tão poucas fibras. Aveia pura eu não gosto e nem tem tanto assim. Granola/muesli eu como todos os dias mas dá pouco. O resto vem mais das cascas de frutas e legumes, e folhas. Mas parece que nunca é o suficiente. Muita gente no entanto fala mal de derivados de trigo mesmo sendo integral (nunca são puros e fazem pico de insulina do mesmo jeito, mesmo puro irritam o intestino e atrapalham absorção devido o glúten, etc). Dai fica a dúvida: vale a pena comer esse tipo de cereal?
Ricardo Queiroz 5760 Postado Fevereiro 11, 2018 às 14:21 Postado Fevereiro 11, 2018 às 14:21 O lance das fibras é tentar equilibrar as solúveis e não-solúveis, geralmente esses pães e grãos tem mais da insolúvel. Não adianta muito ter um bom aporte de 1 e do outro não ter quase nada, um vai estar ligado a saúde da flora intestinal (solúvel), o outro - pode-se dizer - que é mais p/ formação de bolo fecal. O Lyle recomenda tentar ingerir de 10-13g de fibra para cada 1000kcal na alimentação (https://bodyrecomposition.com/nutrition/fiber-its-natures-broom.html/), daí você consegue até "customizar" o seu consumo de fibra conforme suas kcals totais, ou ainda tentar seguir a regra (que ele tbm recomendou p/ simplificar a coisa) de consumir ~5g por refeição pequena/lanche e ~10g por refeição grande (eu tento seguir essa segunda opção) Tem um lance meio besta, mas que é mão na roda p/ ver se tem mais da solúvel ou insolúvel, se o alimento que tem bom aporte de fibra decompõe com rapidez tem mais da solúvel, se demora mais (bem mais), tem mais da insolúvel. P/ pesquisar boas fontes pode usar a pesquisa daqui: http://tabnut.dis.epm.br/Nutriente Seleciona o componente "Fibra alimentar (g)" Deixa o grupo de alimentos em "Todos os grupos" No "Apresentar por" deixa em "100 gramas" PS.: acho muita bobeira se preocupar com glúten se não tem nenhum tive de problema de saúde relacionado Fraldexxx reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora