Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Tenho dificuldade em bater os 35-40g diários recomendados de fibras. Uma das coisas que mais me ajuda é comer cereal a base de trigo (All Bran) onde cada 40g tem 11 g de fibra. Todas as outras fontes parecem ter tão poucas fibras.

Aveia pura eu não gosto e nem tem tanto assim.

Granola/muesli eu como todos os dias mas dá pouco.

O resto vem mais das cascas de frutas e legumes, e folhas. Mas parece que nunca é o suficiente.

Muita gente no entanto fala mal de derivados de trigo mesmo sendo integral (nunca são puros e fazem pico de insulina do mesmo jeito, mesmo puro irritam o intestino e atrapalham absorção devido o glúten, etc). Dai fica a dúvida: vale a pena comer esse tipo de cereal?

Publicidade

Postado

O lance das fibras é tentar equilibrar as solúveis e não-solúveis, geralmente esses pães e grãos tem mais da insolúvel. Não adianta muito ter um bom aporte de 1 e do outro não ter quase nada, um vai estar ligado a saúde da flora intestinal (solúvel), o outro - pode-se dizer - que é mais p/ formação de bolo fecal. 

O Lyle recomenda tentar ingerir de 10-13g de fibra para cada 1000kcal na alimentação (https://bodyrecomposition.com/nutrition/fiber-its-natures-broom.html/), daí você consegue até "customizar" o seu consumo de fibra conforme suas kcals totais, ou ainda tentar seguir a regra (que ele tbm recomendou p/ simplificar a coisa) de consumir ~5g por refeição pequena/lanche e ~10g por refeição grande (eu tento seguir essa segunda opção)

Tem um lance meio besta, mas que é mão na roda p/ ver se tem mais da solúvel ou insolúvel, se o alimento que tem bom aporte de fibra decompõe com rapidez tem mais da solúvel, se demora mais (bem mais), tem mais da insolúvel.

P/ pesquisar boas fontes pode usar a pesquisa daqui: http://tabnut.dis.epm.br/Nutriente

Seleciona o componente "Fibra alimentar (g)"

Deixa o grupo de alimentos em "Todos os grupos"

No "Apresentar por" deixa em "100 gramas"

PS.: acho muita bobeira se preocupar com glúten se não tem nenhum tive de problema de saúde relacionado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...