Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Oficial] Devo Fazer Cutting ou Bulking? Poste sua foto!

Hipertrofia.org

Posts Recomendados

Publicidade

E ai, galera!

Sou novo no fórum e to perdidinho, queria pedir ajuda.

Sou endomorfo e há cinco meses comecei a fazer um cutting, estava com 16% de BF e consegui reduzir pra 13%. Ainda não estou satisfeito, queria botar em 10%. Mas aí surgiu a dúvida: começar um bulking?

Isso começou porque ouvi falar que é muito difícil reduzir muito além e ficar com a barriga chapada sem antes fazer um bulking, aumentando a massa muscular e portanto aumentando o metabolismo e o gasto calórico, facilitando a perda posterior de BF. Depois de muito pesquisar, fiquei mais na dúvida ainda.

Seguem fotos minhas. O que acham? Devo começar o bulking? Ou continuo um cutting até mais em diante, visto que sou endomorfo e um bulking pode aumentar muito o BF?

Tenho 1,61 de altura e estou com 62kg

https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/p417x417/10505421_10152582571280850_3370689203571691091_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/t1.0-9/p417x417/10513480_10152582571420850_1579446413683336091_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma resumida porque tem bastante gente aqui e fica dificil responder

1- Você consegue chegar aos 10% de gordura facilmente, sem muita dificuldade, caso você não esteja feliz com sua gordura corporal, deixe em 10% para daí começar o bulking.

2- Se você for um iniciante na musculação, não perca tempo tentando diminuir seu bf de 10% pra 8 ou 7%, porque falta massa muscular, e será muito dificil queimar só gordura nesses casos.

3- Não começe um bulking com mais de 13% de gordura, logo no começo do bulking você vai acumular mais retenção e isso fará você pensar que está ganhando só gordura, e desistira do bulking rapidamente, sem ao menos ter tido resultados sólidos

4- Não fique perdendo tempo, mudando de cutting para bulking, de bulking para cutting a cada 1 ou 2 meses, isso bagunça toda sua queima ou ganho de massa, e vai resultar apenas em um ganho de gordura a longo prazo.. Se mantenha bastante tempo no bulking até realmente perceber que você botou muita massa na carcaça e realmente precisa dar uma secada porque a situação está ''grave''..

Tem mais dicas que eu gostaria de dar, mas daí iria se transformar em um artigo, e estamos na pagina 80 rs

Bons treinos

Peace!

Link para o comentário

Não entendo por que fazer cut sem ter MM, as vezes os caras ficam parecendo um etíope , ganha massa primeiro , aproveita o primeiro ano onde os ganhos são maiores, apenas muda sua alimentação para coisas saudáveis e depois pensa em cut, tem que ver que natural não fica trincado com pouco tempo, musculação é algo a longo prazo .

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link para o comentário

Não entendo por que fazer cut sem ter MM, as vezes os caras ficam parecendo um etíope , ganha massa primeiro , aproveita o primeiro ano onde os ganhos são maiores, apenas muda sua alimentação para coisas saudáveis e depois pensa em cut, tem que ver que natural não fica trincado com pouco tempo, musculação é algo a longo prazo .

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

sem contar q cara com massa com bf 10 pra baixo de camiseta parece um raquitico, meu amigo tem 9,5% bf com 40 de braço de camiseta ele fica fino demais, hora q tira a camiseta parece 3x maior

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...