Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá. Sou amante do esporte e já venho treinando e "estudando" sobre musculação à quase 10 anos. Treino em casa e passei a identificar que podemos conquistar um ótimo físico mesmo não treinando dentro de uma academia específica. Nos últimos anos, quando recebo visitas em casa, se deparam com meus equipamentos e se interessam por treinar junto comigo. No começo ficava receoso de ter que me responsabilizar por "instruir" outras pessoas sem ser profissional formado na área - no caso, educação física. Com o passar do tempo, percebi que tenho certa facilidade de ensinar outras pessoas e já ajudei algumas a atingir objetivos como perda de peso e ganho de massa - sempre baseado em teorias que aprendi aqui no fórum e blog. 

Meu objetivo neste tópico é trocar umas ideias à respeito da possibilidade que há de eu futuramente, formado ou não, abrir um ambiente voltado para treinos com exercícios livres, usando mais barras, halteres, anilhas e alguns suportes (todos específicos, claro) e poder mesmo que por valores muito mais inferiores, abrir vagas para alunos, familiares e amigos principalmente para que possam treinar junto de minhas instruções, mas também disponibilizando o espaço para quem deseja treinar de forma mais acessível em horários e valores.

Será que eu poderia abrir um local como um galpão, armazém ou até mesmo uma área do terreno de minha casa para, além de meu uso fruto, permitir o uso por demais usuários? Mesmo não pagando mensalidades? E pagando apenas pelo uso de parte dos recursos disponíveis? (água, luz)

Meu receio é estar com algum amigo e alguém denunciar alegando que estou exercendo profissão irregular.

Desde já, sei que um profissional não deve ser desmerecido. Que alguém formado tem um conhecimento prático e teórico que não chega nem perto de um amador. Mas é como um técnico de futebol - para ser um, deve ser formado em ed. física ou ter sido profissional no esporte. 

Olha o custo dessa faculdade na minha cidade.. R$1049 por mês para ter o curso de qualidade. (caro) 

http://vestibular.una.br/cursos/educacao-fisica/

Também tem a UFG. Mas de 4 anos, termina em 6 com essas greves de indisponibilidade de ajustar matérias.

Publicidade

• Moderador
Postado

Você pode abrir o espaço que quiser e montar o que quiser, bem como oferecer para seus amigos utilizarem.

Agora se você quiser ganhar dinheiro com isso e for regularizar a situação, precisará de um profissional de educação física para ser responsável técnico pois estará sob supervisão e fiscalização do conselho de educação física.

Se for pra ti e para os amigos, não tem problema.

Cuidado com "passar treino", pois pode ser considerado exercício ilegal da profissão.

Postado

tem alguns dependes man. horários, chave do local e confiança. se vc for cobrar sugiro fazer um contrato de locação, já especificando q o espaço é coletivo. Tinha q dar uma olhada nos contrato e CNPJ das smart fit.

Se for passar treino, imprime. Nunca faça com tua letra, ou por e-mail. Nunca coloque teu nome, nem o do outro cara.

Monte uma parada bem underground mesmo, só no boca a boca. Até pq o CREF é um dos conselhos mais chatos que tem em defender seus profissionais.  (Leia defender como tomar ação para exercício ilegal, processo prisão etc)

A faculdade é cara pq exige alguns recursos, area para os esportes de bola, de luta, os cadáver. Pelo q sei não existe a distância.

Postado

A questão é que mesmo fazendo da maneira mais impessoal possível, caso alguém se machuque e queira te responsabilizar, ela pode.

Não importa se ela assinou um termo te eximindo de tudo. Se ficar comprovado que você era o mentor ou algo do gênero, a culpa é sua nos termos da legislação cível.

O melhor jeito é você montar o espaço de forma coletiva e deixar a galera usar por conta; dar uma dica ou outra não tem problema..você só não pode virar o "cara da academia que treina toda a galera"... uma ideia é você fazer tipo um estatuto para uso, deixando claro que todos irão ajudar na despesa, que é cada um por si e afins..e pensar que "ah, ninguém vai fazer isso" acho meio arriscado porque no aperto por grana, as pessoas fazem qualquer coisa infelizmente (pensa se a pessoa machuca um braço e não pode trabalhar; se for de má índole te processa pedindo lucros cessantes pelo dinheiro que deixou de ganhar e provavelmente ganha).

Abs.

Postado (editado)

possibilidade

1- criar uma agremiação ou associação, com estatuto social em conformidade com o código civil brasileiro

2 - estabelecer que os membros dessa associação arcam com a manutenção do patrimônio da mesma, no caso o espaço de treinamento

3- no mesmo estatuto deixar claro que a utilização do espaço de treinamento é um direito dos associados,  sendo explícito que cada membro está ciente dos riscos envolvidos e que assume cada um deles ao utilizar o espaço, além de se responsabilizar pelo próprio treinamento

isso é a ideia por trás do conceito de barbell club. você não está vendendo serviço de academia, está administrando um "clube social" cujo patrimônio à disposição dos sócios por acaso é um espaço de treinamento equipado.

cai no mesmo caso de um clube no qual o CREF não pode impedir seus associados de nadarem ou de baterem aquela pelada, ou de academia de condomínio.

deixo aberto à discussão

EDIT1:

se quiser ter a formação de educador físico, faça um curso EAD sem vergonha mesmo [cheguei a olhar na UNITER ed física bacharelado EAD fica menos de 400 mangos/mês]... nem em faculdade séria irão te ensinar o que você já deve saber/quer aprender... então pague pouco numa Universquina sem vergonha mesmo, pra não ter encheção de saco ao longo do curso

Editado por Power_tr00
Postado
7 minutos atrás, Power_tr00 disse:

possibilidade

1- criar uma agremiação ou associação, com estatuto social em conformidade com o código civil brasileiro

2 - estabelecer que os membros dessa associação arcam com a manutenção do patrimônio da mesma, no caso o espaço de treinamento

3- no mesmo estatuto deixar claro que a utilização do espaço de treinamento é um direito dos associados,  sendo explícito que cada membro está ciente dos riscos envolvidos e que assume cada um deles ao utilizar o espaço, além de se responsabilizar pelo próprio treinamento

isso é a ideia por trás do conceito de barbell club. você não está vendendo serviço de academia, está administrando um "clube social" cujo patrimônio à disposição dos sócios por acaso é um espaço de treinamento equipado.

cai no mesmo caso de um clube no qual o CREF não pode impedir seus associados de nadarem ou de baterem aquela pelada, ou de academia de condomínio.

deixo aberto à discussão

A questão é fica tudo muito complicado: criar um estatuto, abrir uma associação, registrar tudo na junta, fazer as obrigações legais todo ano da PJ etc, etc..

Acho que não vale o transtorno...

Postado
1 minuto atrás, Vitinho Sapo disse:

A questão é fica tudo muito complicado: criar um estatuto, abrir uma associação, registrar tudo na junta, fazer as obrigações legais todo ano da PJ etc, etc..

Acho que não vale o transtorno..

concordo que vai ser um saco fazer isso

mas se a turma estiver animada, disposta e resolvida a treinar num espaço próprio isso pode ser uma opção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...