Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá guerreiros e amazonas,

Parei meus treinos durante 5 anos. Recentemente, resolvi voltar e combater o sedentarismo. Embora tenha meus equipamentos em casa, acabei deixando os treinos de lado devido à falta de tempo e preguiça. Para retomar os treinos, reorganizei minha rotina e resolvi ler muitos artigos no site Hipertrofia.org. Também, aproveitei para examinar o livro “Guia dos Movimentos de Musculação” do Delavier. Passei praticamente um mês pesquisando bastante sobre que tipo de treino adotar, os cuidados com a dieta etc. Como estava prestes a retomar os treinos, resolvi montar um esquema de exercícios focando em movimentos compostos, aliada a uma dieta prática. Tenho muita dificuldade de ganhar peso por conta do meu biotipo.

Como suporte nutricional, resolvi consumir creatina seguindo uma dieta simples e nutritiva. Meu principal objetivo foi focar no preparo de alimentos rápidos, pois não queria que a correria diária atrapalhasse minha dieta. Como sou um ectomorfo genuíno resolvi caprichar em três alimentos essenciais: batata-doce, inhame e ovos cozidos. Comprei uma panela que cozinha alimentos a vapor. Como essa panela contém dois compartimentos, os ovos cozinham na água retida na parte debaixo, enquanto que a batata-doce ou inhame cozinham na parte superior por meio do vapor. Em média, os alimentos ficam prontos em torno de 12 a 14 minutos.

Iniciei meus treinos, a dieta e o consumo de creatina no dia 26 de junho de 2017. Meu treino foi preparado para ser curto, intenso e infrequente. O objetivo foi treinar os grupos musculares a cada 7 dias. Assim, o treino foi montado da seguinte forma:

Segunda-feira (Costas e os tríceps)

1) Tração na barra fixa - 4 séries com 4 repetições. Movimentos lentos e concentrados sem roubar;

2) Levantamento terra – 4 séries com 8 repetições;

3) Extensão dos antebraços  com barra deitado no banco (famoso tríceps testa com barra) – 4 séries com 8 repetições;

4) Tríceps francesa em pé – 4 séries com 8 repetições;

Quarta-feira (Peitorais e os bíceps)

1) Flexões no solo com anilha nas costas – 4x8;

2) Supino reto – 4x8;

3) Flexão dos antebraços com halter no banco inclinado (rosca alternada) – 4x8;

4) Flexão dos antebraços com barra (rosca direta) – 4x8;

5) Flexão dos antebraços mãos em pronação (rosca antebraço) – 4x8;

6) Extensão das panturrilhas – 3 séries de 30 repetições lentas;

Sexta-feira (Ombros e as pernas)

1) Puxada vertical com barra mãos separadas – 4x8

2) Desenvolvimento frontal com barra em pé – 4x8

3) Agachamento livre – 4x8

4) Levantamento sumô com as pernas afastadas – 4x8 (faço esse exercício evitando cargas exageradas para não lesionar o quadril)

5) Extensão das panturrilhas – 3 séries de 30 repetições lentas;

Por fim, minha dieta se resumiu ao seguinte:

Café da manhã: muita batata-doce ou inhame, com 4 ovos cozidos inteiros (consumindo a clara e a gema) com um copo de leite.

Lanche da manhã: uma fruta como banana, maça ou pêra, batata-doce ou inhame, um ovo cozido inteiro;

Almoço/janta: um prato de saladas com alface, couve, rúcula, tomate, uma cebola roxa inteira cortada em rodelas, uma colher de azeite. Em seguida: arroz, feijão e carne (variando entre bovina e frango);

Lanche da tarde e noite: os mesmos itens do lanche da manhã, com a diferença de ingerir 3 ovos inteiros antes de dormir. Na minha dieta, consumo 8 ovos inteiros por dia.

Sábado é o dia do “lixo”. Aproveito para apreciar um churrasco e beber cerveja com moderação e comer porcarias. No domingo, a dieta volta ao normal.

Não fiz saturação com a creatina. Simplesmente comecei a tomar a dose de 5g por dia, tanto nos dias de treino como de descanso. Por meio dessa dieta e programa de exercícios, consegui os seguintes resultados: minha altura é de 1,80m. Antes de começar o treinamento estava pesando 68kg em 26 de junho de 2017. Após 76 dias (10/09/2017) atingi 77kg, um aumento de 9kg. Mesmo quando eu malhava regularmente há alguns anos, eu nunca havia conseguido chegar a esse peso, pois atingia no máximo os 73kg. Também, nunca havia adquirido um aumento de peso em tão pouco tempo. Já havia tomado creatina antes, mas aumentava no máximo de 3 a 4kg durante meses de treinamento, não haviam tantos efeitos como agora.

Após adotar um treino breve, intenso e com pouco volume, os resultados foram animadores. Outro detalhe é que os exercícios compostos foram ótimos para minha rotina. Também, eu descartava a gema do ovo por temer o “colesterol”. Mas, depois que descobri que não há nenhum problema em consumir a gema (inclusive há artigo no Hipertrofia tratando do assunto) passei a comer sem medo. Parece que, no meu caso a gema do ovo proporcionou um ótimo efeito anabólico. Por fim, treinar os grupos musculares a cada 7 dias, com treinos três vezes na semana parece ser uma opção interessante para quem tem dificuldade de aumentar o peso corporal, especialmente se for um ectomorfo. Nesses 76 dias de treino, tirei 8 dias para ter um descanso completo, sem treinamento, mas seguindo com a dieta normalmente.

Saudações a todos. Nossa luta continua!

01.jpg

02.jpg

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...